Destaque Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Comprar sem fazer scan e sem aplicação: Sensei investe dois milhões em loja autónoma

Por a 4 de Abril de 2023 as 14:27

SenseiA loja laboratório da tecnológica portuguesa Sensei, criada em parceria com a HPE, é um palco privilegiado para testar tecnologia. Através de um sistema integrado de câmaras, sensores e algoritmos de inteligência artificial, é possível comprar de forma totalmente autónoma e automatizada, sem passar pelo tradicional processo de checkout

A tecnológica portuguesa Sensei inaugurou em Lisboa o laboratório para testar tecnologia “Dojo”, que considera ser o “mais sofisticado espaço de retalho autónomo na Europa”. Neste supermercado, com 280 metros quadrados, aberto apenas para profissionais, é possível comprar sem passar pelo tradicional processo de checkout – sem fazer o scan dos produtos ou ler o QR Code de uma aplicação mobile – , através de um sistema integrado de câmaras, sensores e algoritmos de inteligência artificial. Com este laboratório, a empresa portuguesa pretende demonstrar que a sua tecnologia para lojas autónomas é escalável e pode ser adotada desde um supermercado de rua com 150 metros quadrados até um hipermercado com mais de 1.500 metros quadrados.

A empresa investiu quase dois milhões de euros na loja laboratório, pouco mais de um milhão financiados pela União Europeia, que tem atualmente uma taxa de eficácia de 99,3%.

“Este espaço recria as características que são frequentemente encontradas em supermercados de grande dimensão em todo o mundo, para que, de forma rigorosa, se possa testar e demonstrar novas tecnologias de retalho autónomo, num ambiente o mais real possível”, conta Miguel Murta Cardoso, head of retail da Sensei, em entrevista ao Hipersuper, dando como exemplo, entre os novos recursos, a entrada e saída sem portas, o terminal de pagamento automático com cartão e o rastreamento automatizado de produtos, suportado por balcões assistidos e corredores de produtos frescos e congelados.

Sensei_Como funciona a tecnologia? Sem portas à entrada e à saída, a segurança da loja conta com três níveis de redundância: as prateleiras têm sensores de peso, as câmaras confirmam o produto na mão do cliente e a localização do produto na prateleira (planograma). À saída, encontram-se dois equipamentos, um para pagar em numerário ou cartão e outro para pagar com a app. O sistema tem capacidade para reconhecer um comprador por metro quadrado, embora a sua privacidade seja garantida. “Só sabemos quem são os clientes se utilizarem no final do processo a app para pagar as compras. Até esta fase, só temos acesso a imagens de avatares”, garante Miguel Murta Cardoso.

A tecnologia utiliza visão computacional e sensores para reconhecer automaticamente todos os produtos e interações com o consumidor, concedendo aos retalhistas a capacidade de rastrear o inventário em tempo real e aceder a insights que permitem otimizar as suas operações e produtos, e aumentar as vendas e a satisfação do cliente. “É um admirável mundo novo de dados”, sublinha o responsável.

A tecnologia é compatível com praticamente todos os formatos de retalho desde que as lojas tenham um “alto fluxo, vendas elevadas e filas de espera”.

A tecnologia computacional e as redes sem fios são da HP. O ‘Dojo’ está equipado com servidores Hewlett Packard Enterprise (HPE) ProLiant, que fornecem competências de computação para garantir que os modelos de inteligência artificial da tecnológica portuguesa processam grandes quantidades de dados de forma “acessível e rápida”.

“Juntas, a Sensei e a HPE estão a entregar inovação de classe mundial ao retalho, a melhorar a experiência do consumidor e a desbloquear novas fontes de dados”, considera Carlos Leite, CEO da Hewlett Packard Enterprise em Portugal.

“Este novo espaço demonstra como serão as compras em supermercados para milhões de pessoas a nível global dentro dos próximos cinco anos”, afirma, por sua vez, Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, que já exportou a tecnologia para a Europa e América do Sul.

Sensei1Carlos Moedas fez a compra inaugural da nova loja. “Lisboa já é muito reconhecida pela sua inovação tecnológica em várias indústrias e agora terá ainda mais relevância numa indústria altamente estratégica e competitiva”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acrescentando que, com este espaço, “a cidade vai passar a receber decisores das maiores empresas de retalho do mundo que podem colaborar e desenhar novos projetos para o retalho do futuro com tecnologia portuguesa”.

A Sensei disponibiliza três tipos de soluções checkout totalmente automatizado e autónomo, as lojas autónomas, as lojas contentor (pod) e as vending machines (cabinet) “que se abrem como o frigorífico de nossa casa”. Foi com tecnologia da Sensei que a Sonae abriu em 2020 o Continente Lab (que necessita da app para entrar na loja). Também a Galp abriu uma loja inteligente no Instituto Superior Técnico com a tecnologia (pod) da Sensei.

*Artigo originalmente publicado na edição 411 do Hipersuper

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *