Destaque Destaque Homepage Exportação FMCG Homepage Newsletter

Região de Lisboa exporta 100 garrafas por minuto. Reino Unido é principal mercado

Por a 3 de Abril de 2023 as 10:15

Os vinhos da região de Lisboa exportam 100 garrafas por minuto para mais de 100 países. Segundo dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, as vendas de vinhos da região demarcada no exterior aumentaram 5% em volume e 7% em valor, alcançando uma quota de mercado de 20% das exportações de vinhos certificados nacionais (IGP e DOP).

Para este desempenho contribuíram o crescimento registado “em todo o mercado europeu e o desempenho em alguns mercados onde a procura de vinhos de Lisboa está em forte alta, como o Canadá, Austrália e Israel”, destaca Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, citado em nota de imprensa. “Em 2022, o Reino Unido passou a ser o principal mercado de destino, destronando os Estados Unidos”, acrescenta.

A Região Demarcada de Lisboa engloba os vinhos IGP Lisboa e as DOP de Alenquer, Arruda, Torres-Vedras, Óbidos, Encostas D’ Aire, Aguardente da Lourinhã e Carcavelos, Colares e Bucelas, com um total de 10 mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais de 66 milhões de garrafas.

“Com um expressivo aumento de 9%, os vinhos de Lisboa alcançaram o melhor ano de sempre em 2022, com mais 5,5 milhões de garrafas colocadas no mercado face a 2021”, sublinha Francisco Toscano Rico, acrescentando que este desempenho resulta do aumento das vendas de vinhos brancos, mais de 25%, do crescimento das exportações e das vendas na restauração nacional que registaram o melhor ano de sempre, com crescimentos acima dos 100%, em volume e em valor”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *