Distribuição Homepage Newsletter

Sonae vende metade do capital do Universo ao Bankinter. Join venture quer liderar crédito ao consumo em Portugal

Por a 31 de Março de 2023 as 10:34

consumo_millennialsA Sonae e o Bankinter Consumer Finance anunciaram uma  joint-venture para liderar o crédito ao consumo em Portugal que se materializa com a venda de metade do capital empresa de serviços financeiros Universo ao Bankinter. O Universo passará, assim, a ser detido em partes iguais pelas duas instituições.  A transação aguarda luz verde do regulador e da Comissão Europeia.

“A transação tem subjacente um valor de capitais próprios do Universo de cerca de 45 milhões de euros e envolve a venda de 50% do capital social do Universo por um valor estimado de 19 milhões de euros. Além deste montante, o acordo prevê ainda o pagamento de até cinco milhões de euros adicionais, contingente e diferido por cinco anos após a conclusão da transação”, lê-se em comunicado conjunto das empresas.

O Universo conta com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de cerca 400 milhões de euros, tendo em 2022 registado um volume de negócios de 30 milhões de euros.

“A criação desta joint-venture enquadra-se na estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae e permite alavancar o negócio de serviços financeiros do grupo, beneficiando de um parceiro com competências complementares que vão contribuir para acelerar o seu plano de desenvolvimento”, comenta a Sonae.

Já Alfonso Saez, diretor-geral do Bankinter Consumer Finance, afirma que “o acordo com a Sonae permite reforçar o posicionamento no mercado português de crédito ao consumo, no qual o Bankinter tem registado uma excelente evolução nos últimos anos, em parceria com um grande grupo empresarial do país, como é a Sonae”.

“Os termos da transação visam a desconsolidação da atual participação de 100% da Sonae no Universo, passando a nova participação de 50% a ser registada pelo método de equivalência patrimonial. Da conclusão da transação resultará ainda o registo de uma mais-valia estimada de 12 milhões de euros”, lê-se ainda no documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *