Hipersuper – março 2023
Leia a edição de março (411) do Hipersuper
Já está disponível a edição de março do Hipersuper. “Todos pensávamos que a vida é nossa, mas a vida é de toda a gente. É, por isso, que aqui estamos […]
Ana Rita Almeida
Rachel Muller é a nova diretora-geral da Nestlé Portugal
Festival do Azeite Novo reúne sete produtores e sete restaurantes em Évora
Eurofirms Foundation assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com nova campanha
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Já está disponível a edição de março do Hipersuper.
“Todos pensávamos que a vida é nossa, mas a vida é de toda a gente. É, por isso, que aqui estamos hoje reunidos a praticar um acto de responsabilidade e partilha”.
Estas foram as palavras escolhidas pelo comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés, para assinalar o momento em que a empresa de Campo Maior assumiu oficialmente a presidência da International Coffee Partners (ICP). O empresário, reconhecido por todos com um exemplo a seguir, partiu dias depois, deixando um legado admirável e difícil de superar, um grande desafio para os seus sucessores.
Lidl Portugal “motor” das exportações
Em 2022, saíram do nosso país mais de 1500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus. O “motor” foi o Lidl Portugal que ajudou os produtores portugueses a exportarem 27 mil toneladas de frutas e legumes, no âmbito da campanha com a Portugal Fresh. O Hipersuper falou com Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, enalteceu o privilégio que é para o Lidl sentir que contribui para uma importante causa nacional, apostando nas empresas nacionais e fortalecendo os mercados opera.
Consumidores valorizam preço e saúde
Nesta edição explicamos porque é que o segmento de proteínas será o principal pilar de crescimento para as marcas de iogurtes em 2023, numa altura em que os consumidores valorizam preço e saúde.
Destaque também para as bebidas vegetais alternativas ao leite que recrutam novos consumidores e cujo mercado está a crescer a duplo dígito.
O arroz cresceu 11,6% em valor e perdeu 6,9% em volume em 2022. O Hipersuper falou com Joana Marques da Caçarola e com Filipe Ventura da Orivárzea para perceber como estes números têm afetado o negócio.
Ouvimos também Graça Mariano, diretora executiva da APIC, que está muito preocupada e alerta para a lei aplicada em Portugal que leva à destruição de toneladas de carne “apesar de apta para consumo”.
As novidades para a Páscoa
E como está quase a chegar a Páscoa, apresentamos alguns novos lançamentos, e fomos falar com Manuela Tavares de Sousa, presidente do Conselho de Administração da Imperial, para saber quais novidades para esta época que chega a representar 35% do volume de negócios da fabricante nacional de chocolates.
Aveiro quer lançar uma marca de vinho. Fomos saber como é que o presidente da autarquia Ribau Esteves está a tentar mobilizar alguns produtores, que garantam escala, rotulem e certifiquem os vinhos para lançar uma marca de vinhos ou espumantes de Aveiro.
Também estivemos na 1ª edição do seminário Logística Frio, organizado pela APLOG, o primeiro dedicado à logística de frio que representa cerca de mil empresas com milhares de referências.
Na edição de março analisamos a categoria de queijo que fechou o ano passado com um crescimento de 15% em valor e uma quebra de 2,6% em volume. O aumento de preço fez crescer as marcas próprias.
“Super contente com Portugal”
Fomos ouvir Juan Roig, presidente da Mercadona, dizer que a insígnia está “super contente com Portugal” e que vai duplicar o investimento em Portugal em 2023.
O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.
Nesta edição pode também ler onde é que a Nestlé, que entrou este ano no restrito clube das empresas portuguesas centenárias, com vendas de 677 milhões de euros, vai investir 73 milhões de euros em Portugal.
A quase totalidade dos lares portugueses compraram massa no último ano. O Hipersuper conversou com a CEO da empresa Rosa Pérez e com Alexandre Soares, I&D Especialista em Soluções Alimentares da Sogenave, para tentar perceber quais os grandes desafios para 2023.
Acelerar a sustentabilidade
Fomos também conversar com José Maria Sacadura, CEO da Power Dot, empresa que nasceu em 2018 com a missão de acelerar a mobilidade sustentável e estar onde as pessoas circulam. Fomos perceber como funciona o modelo de negócio desta empresa que tem crescido não só em Portugal, como noutros países.
Com um total de 1000 entrevistas em Portugal, o Barómetro e-Shopper da DPD engloba uma análise da realidade do comércio eletrónico na Europa, que representa 23,974 entrevistas em 22 países europeus. O Hipersuper falou com Carla Pereira, Diretora de Marketing e Comunicação da DPD Portugal, que sublinha a importância da economia circular, lembra que o preço é muito importante na hora de comprar e que o saber o período de entrega de um produto faz toda a diferença. A responsável levanta ainda o véu em relação a algumas novidades para 2023.
A tecnológica portuguesa Sensei inaugurou em Lisboa o laboratório ‘Dojo’ que considera ser o “mais sofisticado espaço de retalho autónomo na Europa”. O Hipersuper não faltou.
E também estivemos na entrega dos Prémios Sabor do Ano que distinguem os melhores produtos e reuniu dezenas de marcas. Veja as fotografias nesta edição.
Como habitualmente conheça também alguns dos lançamentos e contratações nos setores do comércio e serviços que marcaram o último mês e leia os vários artigos de opinião que encontra ao folhear esta edição e nos fazem refletir sobre alguns temas que merecem muita atenção.