FMCG Hipersuper Homepage Newsletter

José Maria da Fonseca lança dois vinhos brancos da Quinta de Camarate

Por a 28 de Março de 2023 as 17:21

CamarateA José Maria da Fonseca lançou dois vinhos brancos da Quinta de Camarate, localizada junto à Serra da Arrábida. Os néctares Quinta de Camarate Branco Doce e Branco Seco 2022 são provenientes de solos argilo-calcários e refletem as características do terroir desta região  junto ao mar.

O Quinta de Camarate Branco Doce 2022 , com aroma a frutos tropicais, é um vinho “doce e aveludado”, com um “excelente equilíbrio entre doçura e acidez”, e resulta do blend das castas Alvarinho (52%) e Loureiro (48%), descreve a  José Maria da Fonseca, em comunicado.

Já o Quinta de Camarate Branco Seco, que nasceu em 1986, era originalmente produzido com recurso às castas de Moscatel de Setúbal, de Riesling e de Gewurztraminer. Mas, na década de 90, deu-se uma renovação de castas neste vinho, substituindo estas castas estrangeiras por duas castas portuguesas, a Loureiro e a Alvarinho. No ano de 2007 deu-se uma nova mudança nas variedades com que se prepara este vinho, visto que o Loureiro foi substituído pelo Verdelho, “com o propósito de o tornar mais complexo e encorpado”, explica a empresa, revelando  que o Moscatel acabou por sair da composição do lote, a partir da colheita de 2009.

Na colheita de 2022, o Quinta de Camarate Branco Seco apresenta-se com 85% de Alvarinho e 15% de Verdelho.  “Um vinho fresco, mineral e com aromas ligeiros a lantana fresco e mineral, chá verde e madre silva”, descreve a empresa.

Propriedade da família Soares Franco há várias gerações, a Quinta de Camarate está situada em Azeitão e tem uma área total de 120ha, dos quais 39ha são dedicados às vinhas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *