Destaque Distribuição ESG FMCG Homepage Newsletter Ponto de Venda Produção

Já pode ler a edição de março do Hipersuper

Por a 28 de Março de 2023 as 17:53
Hipersuper - março 2023

“Todos pensávamos que a vida é nossa, mas a vida é de toda a gente. É, por isso, que aqui estamos hoje reunidos a praticar um acto de responsabilidade e partilha”.
Estas foram as palavras escolhidas pelo comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés, para assinalar o momento em que a empresa de Campo Maior assumiu oficialmente a presidência da International Coffee Partners (ICP). O empresário, reconhecido por todos com um exemplo a seguir, partiu dias depois, deixando um legado admirável e difícil de superar, um grande desafio para os seus sucessores.

Lidl Portugal “motor” das exportações
Em 2022, saíram do nosso país mais de 1500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus. O “motor” foi o Lidl Portugal que ajudou os produtores portugueses a exportarem 27 mil toneladas de frutas e legumes, no âmbito da campanha com a Portugal Fresh. O Hipersuper falou com Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, enalteceu o privilégio que é para o Lidl sentir que contribui para uma importante causa nacional, apostando nas empresas nacionais e fortalecendo os mercados opera.

Consumidores valorizam preço e saúde
Nesta edição explicamos porque é que o segmento de proteínas será o principal pilar de crescimento para as marcas de iogurtes em 2023, numa altura em que os consumidores valorizam preço e saúde.
Destaque também para as bebidas vegetais alternativas ao leite que recrutam novos consumidores e cujo mercado está a crescer a duplo dígito.

O arroz cresceu 11,6% em valor e perdeu 6,9% em volume em 2022. O Hipersuper falou com Joana Marques da Caçarola e com Filipe Ventura da Orivárzea para perceber como estes números têm afetado o negócio.

Ouvimos também Graça Mariano, diretora executiva da APIC, que está muito preocupada e alerta para a lei aplicada em Portugal que leva à destruição de toneladas de carne “apesar de apta para consumo”.

As novidades para a Páscoa
E como está quase a chegar a Páscoa, apresentamos alguns novos lançamentos, e fomos falar com Manuela Tavares de Sousa, presidente do Conselho de Administração da Imperial, para saber quais novidades para esta época que chega a representar 35% do volume de negócios da fabricante nacional de chocolates.

Aveiro quer lançar uma marca de vinho. Fomos saber como é que o presidente da autarquia Ribau Esteves está a tentar mobilizar alguns produtores, que garantam escala, rotulem e certifiquem os vinhos para lançar uma marca de vinhos ou espumantes de Aveiro.

Também estivemos na 1ª edição do seminário Logística Frio, organizado pela APLOG, o primeiro dedicado à logística de frio que representa cerca de mil empresas com milhares de referências.
Na edição de março analisamos a categoria de queijo que fechou o ano passado com um crescimento de 15% em valor e uma quebra de 2,6% em volume. O aumento de preço fez crescer as marcas próprias.

“Super contente com Portugal”
Fomos ouvir Juan Roig, presidente da Mercadona, dizer que a insígnia está “super contente com Portugal” e que vai duplicar o investimento em Portugal em 2023.

O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.

Nesta edição pode também ler onde é que a Nestlé, que entrou este ano no restrito clube das empresas portuguesas centenárias, com vendas de 677 milhões de euros, vai investir 73 milhões de euros em Portugal.

A quase totalidade dos lares portugueses compraram massa no último ano. O Hipersuper conversou com a CEO da empresa Rosa Pérez e com Alexandre Soares, I&D Especialista em Soluções Alimentares da Sogenave, para tentar perceber quais os grandes desafios para 2023.

Acelerar a sustentabilidade
Fomos também conversar com José Maria Sacadura, CEO da Power Dot, empresa que nasceu em 2018 com a missão de acelerar a mobilidade sustentável e estar onde as pessoas circulam. Fomos perceber como funciona o modelo de negócio desta empresa que tem crescido não só em Portugal, como noutros países.

Com um total de 1000 entrevistas em Portugal, o Barómetro e-Shopper da DPD engloba uma análise da realidade do comércio eletrónico na Europa, que representa 23,974 entrevistas em 22 países europeus. O Hipersuper falou com Carla Pereira, Diretora de Marketing e Comunicação da DPD Portugal, que sublinha a importância da economia circular, lembra que o preço é muito importante na hora de comprar e que o saber o período de entrega de um produto faz toda a diferença. A responsável levanta ainda o véu em relação a algumas novidades para 2023.

A tecnológica portuguesa Sensei inaugurou em Lisboa o laboratório ‘Dojo’ que considera ser o “mais sofisticado espaço de retalho autónomo na Europa”. O Hipersuper não faltou.

E também estivemos na entrega dos Prémios Sabor do Ano que distinguem os melhores produtos e reuniu dezenas de marcas. Veja as fotografias nesta edição.

Como habitualmente conheça também alguns dos lançamentos e contratações nos setores do comércio e serviços que marcaram o último mês e leia os vários artigos de opinião que encontra ao folhear esta edição e nos fazem refletir sobre alguns temas que merecem muita atenção.

Para ter acesso à edição de março clique aqui

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *