Quinta da Côrte lança quatro novas colheitas de vinho e primeiro azeite biológico
A Quinta da Côrte lançou no mercado quatro novas colheitas – Côrte DOC Douro Branco 2022, Princesa Reserva DOC Douro Tinto 2021, Quinta da Côrte Grande Reserva, DOC Douro Tinto 2018 e um Vinho do Porto, o Quinta da Côrte LBV 2018 – e ainda o Quinta da Côrte BIO, o primeiro azeite biológico da quinta da região do Douro
Hipersuper
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Cartão Continente com novo modelo de descontos
Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer
Ferbar expande gama tropical
Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
A Quinta da Côrte lançou no mercado quatro novas colheitas – Côrte DOC Douro Branco 2022, Princesa Reserva DOC Douro Tinto 2021, Quinta da Côrte Grande Reserva, DOC Douro Tinto 2018 e um Vinho do Porto, o Quinta da Côrte LBV 2018 – e ainda o Quinta da Côrte BIO, o primeiro azeite biológico da quinta da região do Douro.
Com notas amanteigadas e fumadas, conferidas pela madeira, o Côrte DOC Douro Branco 2022 é “muito fresco e apresenta fruta branca e aromas florais”. Foi produzido somente com casta Viosinho e teve uma fermentação em barricas de 500 litros de carvalho austríaco e estágio nas mesmas barricas até ao seu engarrafamento.
O Princesa Reserva DOC Douro Tinto 2021, por sua vez, foi vinificado em cubas de inox com controlo de temperatura, com uma maceração prolongada, e estágio em barricas de 500 litros de carvalho francês e em foudres de 3.000 litros até ao seu engarrafamento. Este tinto, composto por diversas castas (25 % Tinta Barroca, 10 % Tinta Roriz, 20 % Touriga Nacional, 30 % Vinhas Velhas e 15 % Touriga Franca), apresenta “aromas muito frescos de frutos vermelhos, como amora e groselha preta, e algumas especiarias, em harmonia com notas florais”.
Já o Quinta da Côrte Grande Reserva DOC Douro Tinto 2018 é um vinho de “cor grená densa”, produzido com as castas Touriga Franca (60%) e Touriga Nacional (40%). Com vinificação em cubas de inox, com controlo de temperatura, maceração prolongada e estágio em barricas de 500 litros de carvalho francês até ao seu engarrafamento, é grande reserva. “No nariz é muito elegante, e apresenta aromas de frutos pretos – amora e groselha preta – e chocolate, notas balsâmicas, sendo harmonioso. Na boca é longo e muito elegante, e harmoniza idealmente com pratos quentes e de conforto, como cabrito assado no forno de lenha com batatinhas e legumes”, descreve a empresa.
O vinho do Porto Quinta da Côrte LBV 2018, por seu lado, é composto por uma mistura de castas das parcelas de vinhas velhas da quinta e, de cor retinta, é um “vinho fresco e frutado, com aromas de chocolate e notas subtis de alcaçuz e especiarias”.
Para terminar o leque de novidades, a empresa apresentou ainda o azeite Quinta da Côrte BIO, de 2022, com uma mistura de variedades tradicionais do Douro – madural, verdeal, cobrançosa – bem-adaptadas ao solo e clima durienses. “Esta é a primeira colheita de azeite biológico da Quinta da Côrte, produzida a partir de oliveiras centenárias, situadas junto às margens do Rio Torto. A colheita das azeitonas foi feita manualmente e o processo de extração a frio permitiu manter as características organoléticas de excelência do azeite”.
Para assinalar o décimo aniversário como produtora de vinho, a Quinta da Côrte está a desenvolver diversas iniciativas. “Ao longo deste ano, durante o qual iremos comemorar uma década de história, iremos apresentar várias novidades e produtos muito especiais, com grande qualidade”, afirma Marta Casanova, diretora geral da Quinta da Côrte desde o início do projeto.