Consumo Destaque Homepage Economia Homepage

Governo quer reduzir o IVA dos bens alimentares essenciais com acordo de produtores e distribuição

Por a 24 de Março de 2023 as 12:32
supermercado

Governo vai avançar com a redução do IVA, para zero, num conjunto de bens alimentares essenciais,  que ainda vai ser definido, e que  será aplicada caso exista acordo com os setores da produção e da distribuição

Esta medida, que vai vigorar entre abril e outubro, foi apresentada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Segundo Fernando Medina esta medida pretende dar uma resposta “que se traduza na redução do preço de um cabaz de bens a definir e que permita manter esses preços estáveis durante um período de tempo”.

O ministro das Finanças revelou ainda que a descida do IVA está dependente do acordo dos setores da distribuição e da produção.

“Estamos a negociar um quadro para que em conjunto, com compromissos claros, que os preços reduzem. O Estado assume o compromisso de reduzir o IVA de 6% para 0% com o compromisso, da parte dos produtores e da distribuição que essa redução tem efeitos nos preços”, explicou.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *