Distribuição Homepage Newsletter

Continente desafia produtores e lança vinagre de maçã de Alcobaça para combater desperdício alimentar

Por a 24 de Março de 2023 as 10:42
CONTINENTE LANÇA VINAGRE DE MAÇÃ DE ALCOBAÇA PARA COMBATER O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

O Continente lançou um desafio a 5 produtores de maçã de Alcobaça: desenvolver um produto que utilizasse a fruta pequena, ou ‘feia’, que não é valorizada comercialmente. O resultado foi o Vinagre de Sidra Maçã de Alcobaça Continente Seleção, produzido a partir de sumo fresco de maçã, com o selo de certificação IGP. O primeiro lote deste vinagre contribuiu para evitar o desperdício de 50 toneladas de fruta e produzir 30 mil litros de vinagre.

O Vinagre de Maçã de Alcobaça Continente Seleção é produzido através de uma mistura de variedades de maçã selecionada, incluindo Casa Nova, Golden Delicious, Red Delicious, Royal Gala, Fuji, Granny smith, Jonagold, Reineta e Pink, o que dá ao vinagre uma identidade e um sabor únicos.

“O projeto começou através de uma iniciativa do Clube de Produtores Continente, a “Feira do Desperdício”, direcionada aos produtores, promovendo a valorização de alguns produtos, como por exemplo aqueles que o cliente final não valoriza, nem quer comprar, como fruta muito pequena ou com defeitos. Juntámos os produtores de Maçã de Alcobaça – Narcfrutas, Cooperfrutas, Frutalvor, Campotec e Lusofruta – ao nosso parceiro industrial Mendes & Gonçalves e, assim, nasceu a proposta de um Vinagre de Maçã único e certificado” sublinha Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

“Temos já uma parceria muito antiga com a MC, de fornecimento de maçã de Alcobaça, e este projeto surge da comunhão do trabalho de vários produtores como forma de solucionar o problema das maçãs que resultariam em desperdício alimentar. O Vinagre Maçã de Alcobaça é uma forma de conseguirmos ajudar o planeta, transformando estas maçãs num produto de valor acrescentado” acrescenta Jorge Soares, Administrador Campotec.

O Continente tem vindo a desenvolver outras iniciativas que permitem que sejam evitadas toneladas de desperdício alimentar, enquanto oferece produtos que preservam excelentes condições de consumo, por um preço mais acessível para o consumidor. São exemplos a desvalorização do P.V.P. em produtos que se encontram próximos de atingir a validade, sendo identificados com etiquetas cor-de-rosa, e o estabelecimento de parcerias com a Too Good to Go, por exemplo, através das quais os clientes acedem a um cabaz de produtos, as “Magic Box”, a 1/3 do preço habitual de venda.

Outro exemplo são as caixas Zer0% Desperdício, através das quais o Continente disponibiliza cabazes de 5kg com fruta e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo, à venda por, apenas, 0,50€/kg.

O Continente transforma também o excedente de produção das maçãs e peras IGP em snacks de fruta desidratada, ou em sumos naturais, que levam apenas fruta espremida, sem qualquer adição de açúcar ou água.

O reaproveitamento e redistribuição de alimentos que preservam excelentes condições de consumo, através de doações de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais, faz parte do dia-a-dia das lojas. As doações diárias às instituições decorrem há mais de 27 anos, durante todo o ano, nas mais de 300 lojas Continente de norte a sul do território continental e arquipélagos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *