Programas de Loyalty aumentam em 15% o ticket médio das vendas
Automação de marketing e personalização estão entre as principais ferramentas para impulsionar as estratégias de fidelização de clientes Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, dizia que conquistar um […]

BrandSHARE
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Automação de marketing e personalização estão entre as principais ferramentas para impulsionar as estratégias de fidelização de clientes
Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, dizia que conquistar um novo cliente custa até 7 vezes mais do que manter um antigo. Afinal, um cliente já convertido pela marca não precisa ser novamente educado ou conduzido pelo funil de vendas, o que representa uma possibilidade de aumentar a faturação sem necessidade de grandes investimentos.
Neste cenário, a automação de marketing é uma ferramenta cada vez mais utilizada por empresas para melhorar a eficiência das suas campanhas de fidelização de clientes, conhecidas como “loyalty”. Na E-goi Digital Solutions – empresa especializada em automação de marketing omnicanal e soluções à medida – o programa de loyalty automatizado, utilizado principalmente em marcas de e-commerce e retalho, aumentou em até 15% o ticket médio das vendas. Dados da consultoria McKinsey também demonstram que as empresas que usam a automação de marketing têm um aumento de até 10% na receita anual e uma redução de até 30% nos custos de marketing.
“Quando personalizadas de acordo com os interesses e necessidades do cliente, as estratégias de fidelização são capazes de criar experiências de marca mais envolventes, o que leva a uma maior satisfação e lealdade do consumidor. Ele torna-se um verdadeiro embaixador da marca e, por estar satisfeito, recomenda os produtos ou serviços a outras pessoas. Desta forma, a relação será mais a longo prazo, a um custo menor e com um ticket médio maior”, explica o account manager da E-goi Digital Solutions, Nuno Martins.
Se antes os programas de fidelização envolviam cupões, cartões ou outro tipo de objeto físico para comprovar a adesão, hoje a digitalização trouxe mais agilidade, controlo e inteligência ao processo. As empresas podem monitorizar o desempenho de seus programas com base em dados em tempo real, com possibilidade de ajustes instantâneos para maximizar o retorno sobre o investimento. A automação de marketing também ajuda as marcas a entender melhor os seus clientes e identificar possíveis riscos de abandono, tomando medidas preventivas para manter a sua lealdade.
Segundo Martins, “a tecnologia, por meio da inteligência artificial e do smart-wifi, por exemplo, permite enviar uma oferta relacionada a um produto já adquirido pelo cliente online assim que ele se aproximar da loja física. Num cenário hiperconectado, com elevada concorrência, é preciso ir além do tradicional. Unificar os dados, segmentar a base, automatizar campanhas e criar um sistema de loyalty é um caminho de sucesso para as empresas explorarem”, destaca o account manager da E-goi Digital Solutions.