Destaque Distribuição Exportação Newsletter

Lidl ajudou a exportar 27 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 2022

Por a 20 de Março de 2023 as 15:25
No Dia Mundial da Agricultura, o Lidl revela que os resultados da sua campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh representam um crescimento de 23% face ao ano anterior, reafirmando-se assim o apoio do retalhista aos produtores nacionais. Em 2022, saíram do nosso país mais de 1500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais

O Lidl Portugal ajudou os produtores portugueses a exportarem  27 mil toneladas de frutas e legumes, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano anterior,  no âmbito da campanha com a Portugal Fresh. Em 2022, saíram do nosso país mais de 1500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus.

No total, foram apoiados 505 produtores nacionais, que viram os seus produtos chegar a mercados como Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Polónia, Lituânia, Suécia, Reino Unido e Irlanda.

Do cabaz de produtos exportados, no ano de 2022, surge como novidade o arranque da exportação da Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha, com 90 toneladas a serem enviadas para este mercado, apenas entre novembro e dezembro. Destacam-se também os citrinos do Algarve IGP, com 2 mil toneladas exportadas; 4 mil toneladas de couve-coração; 1,4 mil toneladas de frutos vermelhos e 2 mil toneladas de fruta de caroço, com destaque especial para as nectarinas.
A Pera Rocha do Oeste DOP continua a ser um produto estrela nos mercados europeus, com um total de 16 mil toneladas deste fruto a serem exportadas.
Integram ainda este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais: Abóbora, Ameixa, Castanha, Couve Branca/Repolho e Melão.

A insígnia enaltece em comunicado a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa  e sublinha que não recebe “quaisquer incentivos fiscais para esta postura, fazendo-o pelo apoio aos parceiros, sendo os contratos assinados com os mercados de destino com a vantagem dos parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede – o Lidl tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença”.

“É com muito orgulho que apresentamos estes resultados no Dia Mundial da Agricultura, demonstrando o nosso compromisso com o país e o apoio aos produtores nacionais. A evolução dos números é a prova que a nossa missão tem sido bem-sucedida e que os produtos nacionais são de grande qualidade. A parceria que mantemos com a Portugal Fresh desde 2014 tem-nos permitido fazer a diferença nos negócios dos nossos parceiros, com quem caminhamos lado a lado.” refere Para Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal,.

Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, sublinha que “em 2022, Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores. Um patamar que só foi possível de alcançar devido ao esforço competitivo e inovador das empresas portuguesas. Os produtos portugueses são amplamente reconhecidos pela sua qualidade e sabor únicos e, prova disso, são os números alcançados também com esta parceria entre a Portugal Fresh e o Lidl. Este é também um exemplo de trabalho conjunto que demonstra que, quando a cadeia agroalimentar trabalha de forma eficiente, justa e equitativa, os resultados são francamente positivos para todos.”

Refira-se que todos os produtores nacionais de frutas e legumes do Lidl Portugal possuem a certificação Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *