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Enrique Lasso (Restalia): “Vamos criar 1.600 postos de trabalho em Portugal até 2025”

Por a 20 de Março de 2023 as 10:34
Enrique Lasso, diretor internacional da Restalia

A Restalia duplicou a presença em Portugal para quase 50 pontos de venda nos últimos dois anos. A holding espanhola, que no nosso país opera as marcas 100 Montaditos, TGB, Pepe Taco e Panther Organic Coffee, tem planos para alcançar os 100 restaurantes e criar 1.600 postos de trabalho até 2025, disse Enrique Lasso, diretor internacional da Restalia, em entrevista ao Hipersuper

Que balanço faz dos dez anos de atividade da Restalia em Portugal?

Foram dois anos extraordinários para a nossa empresa, pois não parámos de crescer. Após a implementação e amadurecimento da nossa marca bandeira, a 100 Montaditos, especializada em gastronomia mediterrânica e familiar, em 2019 trouxemos a nossa segunda marca, a TGB (The Good Burger), assente em hambúrgueres premium a baixo custo.

Em 2021, chegou a Portugal a nossa marca de comida mexicana Pepe Taco e, no ano seguinte, a Panther Organic Coffe, marca que combina a venda de café orgânico com sanduíches, saladas e sumos naturais, além das nossas famosas panteritas.

Portugal é um mercado estratégico?

Portugal é sem dúvida um ponto estratégico para as nossas marcas. Não só é o segundo mercado mais importante depois de Espanha, como duplicamos a nossa presença aqui nos últimos dois anos. Hoje, já temos quase 50 lojas em território português e quatro das nossas cinco marcas. Muito em breve, teremos também a nossa quinta marca presente em Portugal  – La Sureña Jarras y Tapas.

Portugal está no top 10 das melhores franquias do grupo, tendo em conta que, com cerca de 700 estabelecimentos pelo mundo, Portugal tem três lojas no top 10 mundial de faturação: em Lisboa, com a 100 Montaditos do Cais do Sodré e a 100 Montaditos do Parque das Nações, e no Porto, com a TGB de São Bento.

Com a chegada da marca La Sureña Jarras y Tapas, Portugal torna-se o primeiro mercado internacional com representação das vossas cinco marcas.

É verdade. Somos uma empresa espanhola líder na restauração organizada, cujas marcas revolucionaram o setor, estando já presente em 12 países com cerca de 700 lojas abertas. No entanto, quando pensamos em alargar a nossa estratégia era-nos claro que Portugal tinha de ser o primeiro mercado internacional com a representação de todas as nossas cinco marcas, especialmente pela ligação com o país vizinho – a cultura e a gastronomia que une tanto o povo espanhol e o português.

Que principais atributos valorizam no mercado português?

É inegável que há muitos aspetos que nos ligam a Portugal: da cultura à gastronomia, passando pelo gosto de beber uma cerveja numa boa esplanada e, sobretudo, a possibilidade de usufruir de uma refeição a preços acessíveis. Acreditamos que estes fatores contribuem para o sucesso das nossas franquias em Portugal e é com base neles que decidimos continuar a apostar neste país.

A decisão de continuar a apostar em Portugal parte assim de uma evolução natural pela proximidade do país e pela boa receção que as nossas insígnias têm no mercado português. De facto, a forma como temos crescido é exemplo da confiança que os franchisados portugueses depositam em nós. Por exemplo, nos dois anos de pandemia, quando o setor estava a passar por sérias dificuldades, fomos dos poucos negócios a duplicar a presença em número de lojas nesse período.

Que balanço faz da performance das quatro marcas que operam em Portugal?

Os portugueses têm sido bastante recetivos às nossas marcas, o que é demonstrado pelo nosso ritmo de aberturas, sendo que pretendemos ultrapassar os 50 pontos de venda já este ano e chegar aos 100 nos anos seguintes.

Terminaram o ano com quantos espaços comerciais?

Em 2022, terminámos o ano com quase 50 lojas abertas.

Enrique Lasso RestaliaQuantas lojas planeiam abrir este ano? Qual o valor do investimento?

Abrimos em fevereiro um restaurante TBG em Lisboa. No início de 2023, pretendemos ultrapassar as 50 lojas, sendo que a perspetiva é crescermos a um ritmo de 30% a 40% e chegar às 100 lojas até 2025.

Quantos postos de trabalho preveem criar este ano?

A Restalia espera gerar em Portugal 1.600 postos de trabalho até 2025.

Em que regiões do país estão a trabalhar para crescer? Porquê?

São várias as regiões que estão na mira da Restalia, mas além de intensificarmos a nossa presença nas grandes cidades como Lisboa e Porto, queremos alargar fronteiras e abrir noutras localizações. Exemplo disso foram as nossas mais recentes aberturas 100 Montaditos, em Setúbal, Alverca e Castelo Branco.

Em novembro do ano passado, o grupo abriu em Lisboa a primeira loja bi-conceito em todo o mundo, juntando duas marcas numa só loja: a hamburgueria TGB e a marca de cafetarias Panther Organic Coffee. Como está a correr?

A loja tem sido muito bem recebida, especialmente pela sua localização central num dos pontos mais movimentados de Lisboa e pela sua esplanada que convida qualquer um a desfrutar de um café. Além disso, tem se comprovado a conveniência do bi-conceito aplicado nesta loja que responde às várias necessidades dos clientes num só dia e num único local.

Como se caracteriza este modelo de loja?

Este modelo permite oferecer dois conceitos dentro de uma só instalação, satisfazendo as necessidades de um consumidor a emergir da pandemia e que procura uma gama diversificada e atrativa de opções de lazer e gastronomia.

Juntar duas marcas num só espaço foi uma ideia estratégica tanto para os nossos franchisados, como para os nossos clientes, acreditamos.

Por um lado, não só se torna mais rentável para os franchisados, com uma redução de custo significativa, tendo em conta que este modelo cria sinergias e só necessita do investimento de uma marca e meia, como, por outro lado, se torna muito mais conveniente para os clientes que podem encontrar num só espaço respostas às várias necessidades do dia-a-dia, desde pequeno-almoço e almoço, até ao lanche e jantar.

Qual o valor do investimento?

O investimento médio para um estabelecimento Restalia começa nos 200 mil euros. No entanto, o modelo bi-conceito agora inaugurado caracteriza-se por ser um modelo de negócio inovador na área da restauração que, ao reunir duas marcas diferentes no mesmo espaço, proporciona uma oferta gastronomia diversificada e responde aos vários momentos diários de consumo. Ao concentrar as duas estruturas e serviços das duas marcas num só espaço, o modelo de bi-conceito cria sinergias de custos, rentabilizando muito mais o investimento. Desta forma, este novo conceito apresentado nesta loja proporciona o potencial de duas marcas, com investimentos e custos muito mais reduzidos.

Vão abrir novas lojas neste modelo?

Em termos de expansão, temos planeadas pelo menos mais duas novas lojas bi-conceito em Portugal, uma no Porto e outra em Cascais.

Qual o volume de negócios do grupo em 2022? Qual a variação esperada em 2023?

Neste momento, ainda não é possível avançar com dados definitivos relativamente a 2022, tendo em conta que não estão totalmente auditados à data de hoje, mas estimamos que teremos encerrado o ano passado com um crescimento de 15% em relação ao valor registado em 2021.

*Entrevista originalmente publicada na edição 410 do Hipersuper

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