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Tiago Oom, diretor comercial da Unicre

Entrevista

“A digitalização é inevitável para os negócios se tornarem mais competitivos e sustentáveis”

A Unicre lançou uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite aos negócios gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet, sem necessidade de recorrer a um Terminal de Pagamento Automático. O pretexto para uma entrevista com Tiago Oom, diretor comercial da instituição financeira

Rita Gonçalves

Tiago Oom, diretor comercial da Unicre

Entrevista

“A digitalização é inevitável para os negócios se tornarem mais competitivos e sustentáveis”

A Unicre lançou uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite aos negócios gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet, sem necessidade de recorrer a um Terminal de Pagamento Automático. O pretexto para uma entrevista com Tiago Oom, diretor comercial da instituição financeira

Rita Gonçalves
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A Unicre lançou uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet, sem necessidade de recorrer a um Terminal de Pagamento Automático (TPA). O pretexto para uma entrevista com Tiago Oom, diretor comercial da instituição financeira

A nova solução Reduniq Soft permite a aceitação de pagamentos através de uma app instalada num smartphone ou num tablet com o sistema operativo Android, transformando um equipamento mobile num POS digital. Que tecnologias suportam o desenvolvimento desta solução?

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A Reduniq Soft é uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite aos negócios gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet com Android, sem precisar de recorrer a um TPA.

Esta nova solução é um POS digital na medida em que é suportada por um sistema operativo Android, que incorpora uma funcionalidade de pagamento com aceitação de cartões em contactless, MBWay, Google Pay ou Apple Pay.

Para suportar o desenvolvimento desta solução, inovadora no mercado português, recorremos ao expertise de um dos nossos parceiros, que desenvolveu uma tecnologia em linguagem própria, permitindo que esta fique alojada em zonas de memória inacessíveis. Em caso de violação, o software deixará de funcionar, reforçando, mais uma vez, o nosso compromisso em promover uma maior segurança nos pagamentos.

Após o desenvolvimento da solução, assegurámos que esta fosse validada pela Visa e Mastercard, que delegaram num laboratório europeu independente a respetiva certificação, bem como pela SIBS no que diz respeito à certificação do MBWay.

Como funciona o sistema de pagamento passo a passo, desde fazer o scan do produto que irá ser comprado até à emissão da fatura?

A partir do momento em que os negócios instalem a nossa aplicação no seu smartphone ou tablet, que diria ser o primeiro grande passo, podem, automaticamente, começar a aceitar pagamentos.

No que diz respeito à metodologia, basta inserir o montante em questão, selecionar o método pelo qual o cliente irá efetuar o pagamento, seja através da tecnologia contactless, MBWay, Google Pay ou Apple Pay, e, por fim, aguardar pela autentificação e respetivo recibo de pagamento, que poderá ser enviado para o email do cliente.

Se tivermos, como exemplo, o caso prático das entregas ao domicílio, esta metodologia seria composta por quatro fases: (1) o cliente faz uma encomenda e solicita uma entrega ao domicílio; (2) o comerciante recebe o pedido e prepara a encomenda; (3) quando o pedido está pronto, este desloca-se à morada indicada pelo cliente para fazer a entrega e receber o pagamento; (4) o comerciante disponibiliza o seu smartphone e o cliente efetua o pagamento por MBWay ou contactless.

Quais as principais vantagens da solução?

A digitalização é um caminho inevitável e irreversível para os negócios se tornarem mais competitivos e sustentáveis e diria que, sendo esta uma solução que funciona a partir de uma app, disponível para Android 9.0 ou superior, entre as principais vantagens está a possibilidade de passarem a aceitar pagamentos a partir de qualquer lugar, independentemente do local do negócio, e a integração do ecossistema de gestão do comerciante com a app de pagamento. Mas há mais. A sustentabilidade associada a esta app, uma vez que retira a necessidade de impressão de talões, a redução de custos, tendo em conta que deixa de existir a mensalidade do TPA, a segurança, sendo que permite criar perfis com autorizações específicas e gestão de utilizadores, além de uma maior agilidade dos processos através da consulta das transações em real-time na app de pagamento e backoffice, com possibilidade de devolução remota.

Tiago_UnicreQue tipo de negócios são o público-alvo da nova solução?

Todos os negócios, desde negócios com espaços físicos até a negócios de entregas, que aproveitam a transição digital. O desenvolvimento do Reduniq Soft surge no seguimento da nossa proximidade e know-how do mercado nacional, bem como das alterações que se têm verificado nos últimos anos ao nível dos hábitos de consumo dos portugueses – como se pode comprovar pelos 27 mil milhões de euros transacionados na rede de retalhistas com meios de pagamento cashless da Reduniq em 2022, o valor mais alto da história da marca, que já conta com 49 anos. Uma vez que este valor se deveu, em grande medida, ao crescimento da utilização de pagamentos digitais pelos consumidores ao longo dos últimos três anos, procurámos, através desta nova solução, desafiar pequenos, médios ou grandes negócios a transformar os smartphones ou tablets num verdadeiro terminal de pagamentos profissional.

Em janeiro de 2019, cerca de 4% da faturação efetuada na rede de pagamentos da Reduniq era proveniente de pagamentos com recurso à tecnologia contactless, cifra que aumentou para 60% em 2022. Como deverá evoluir este número neste e nos próximos anos?

Os pagamentos contactless, seja por cartão, wearables ou dispositivo móvel, já estão disponíveis em Portugal há vários anos, no entanto, foi na pandemia, devido às recomendações do Banco de Portugal e das entidades governativas para que estes métodos de pagamento sem contacto fossem utilizados (com o aumento do teto máximo de utilização do contactless para 50 euros por compra), que estes se generalizaram e provaram ser uma alternativa simples, rápida e igualmente segura. Algo que podemos confirmar através da evolução da utilização de contactless na Reduniq, na medida em que o número de transações por contactless, em janeiro 2019, representava 11% das compras e, em dezembro de 2022, já representava 76%. No que respeita à faturação, e como menciona, esta passou de 4% em janeiro 2019 para 60% em dezembro de 2022.

Tendo em conta este crescimento impressionante, ainda que o cenário inflacionista possa vir a impactar o comportamento de consumo dos portugueses e respetivas transações durante o presente ano, diria que esta solução, do contactless, em particular, veio para ficar, ainda que a curva de crescimento possa vir a estabilizar nos próximos anos.

Quais as principais tendências nacionais e internacionais em matéria de pagamento de compras?

Acreditamos que os próximos anos continuarão a ser de muita inovação no setor financeiro, em especial no que aos meios de pagamento diz respeito. Repare, como este setor tem evoluído e sempre no melhoramento da jornada do cliente. Os meios de pagamento mais digitais continuarão sempre a crescer. Paralelamente à banalização da utilização da tecnologia contactless, acreditamos que as wallets digitais, em que basta ter um cartão de crédito, débito ou ter dinheiro associado a uma conta para conseguir fazer pagamentos de bens ou serviços em ambiente digital. O e-commerce acompanha esta “revolução” e cada vez é mais ténue a fronteira entre o que é um pagamento físico e ou ecommerce.

De acordo com os dados do estudo ACEPI “Economia Digital em Portugal 2022”, o nosso país registou, no ano passado, um total de 56% de compradores online, um crescimento de 17% face a 2019, sendo que, e face ao elevado crescimento as compras online, atualmente, 62% das empresas em Portugal têm presença na internet e quase a totalidade das grandes empresas já está na internet (94%).

Gostaria de referir, também, que os consumidores, além de mais conscientes sobre o mundo dos pagamentos, apresentam comportamentos cada vez mais sustentáveis. A nova solução serve esse mesmo propósito uma vez que não só contribui para a digitalização dos negócios em Portugal, como ajuda a reduzir o impacto ambiental na emissão de talões.

Com a evolução do ponto de venda para lojas cada vez mais inteligentes, como é que, na sua opinião, será o futuro a curto e médio prazo do derradeiro momento da transação no comércio, o pagamento das compras?

Apesar de estarmos a caminhar, a olhos vistos, para um mundo cada vez mais cashless, diria que este é ainda um cenário a longo prazo. No entanto, a curto e médio prazo, diria que será, sem dúvida, marcado pela transição digital com a respetiva adoção das tecnologias como uma força propulsora para a mudança. Os pagamentos por cartão, smartphone ou wearables são cada vez mais simples, cómodos e seguros de utilizar, que, além de trazerem mais vantagens para os consumidores, trazem também vantagens para os comerciantes que, ao evitar a utilização de dinheiro, previnem erros em trocos ou mesmo roubos. Além disso, facilitam a integração dos pagamentos com os vários softwares de faturação em gestão existentes e, com este novo serviço da Unicre, conseguem reduzir nos custos.

Por fim, importa destacar ainda a perspetiva de mudança do mundo financeiro, com os desenvolvimentos na política monetária europeia e digitalização do dinheiro. Espera-se que a Comissão Europeia apresente uma proposta mais concreta sobre o Euro Digital já durante o primeiro semestre deste ano, um passo deveras importante para fazer face às moedas digitais não reguladas, assegurando desta forma a estabilidade quer do sistema financeiro global quer das próprias economias.

*Entrevista originalmente publicada na edição 410 do Hipersuper

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal

Francisca Fernandes sugere a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef e “porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta” a gama de Sumos Rioba.

“Embora nos aproximemos do final do verão, há sabores que continuam a trazer a frescura desta estação e, ao mesmo tempo, permanecem absolutamente intemporais”, começa por sublinhar Francisca Fernandes. “Um desses exemplos é a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef. Este queijo italiano, envolto numa delicada camada de mozzarella, revela no seu interior uma cremosidade irresistível, proporcionando uma textura suave e rica”, sugere para estes dias. “Um toque gourmet que eleva qualquer prato, seja uma salada fresca ou uma pizza reconfortante para dias mais frios. Um produto pensado especialmente para o nosso portefólio direcionado a clientes da restauração italiana, que procuram qualidade e autenticidade dos produtos dessa origem”, acrescenta.

“E porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta destaco a nossa gama de Sumos Rioba, também uma marca própria disponível na makro”. Com sabores como ananás, laranja, maçã, pêssego e tomate, estes sumos 100% naturais são incrivelmente versáteis, para Francisca Fernandes são “perfeitos tanto para serem servidos como bebida refrescante como para serem utilizados como ingredientes em criações culinárias ou de bar, adaptam-se à criatividade dos profissionais que confiam na nossa oferta para inovar”.

 

 

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Cartão Continente com novo modelo de descontos

O Cartão Continente tem disponível a partir desta segunda-feira o Continente Carrega, um programa pioneiro que vai promete permitir a todos os clientes descontos de 5% ou 10% nas lojas Continente.

O Continente Carrega combina a fidelização com um modelo de subscrição que oferece desconto em todas as compras. O retalhista informa que através deste programa, os clientes que carregarem o saldo do seu Cartão Continente entre 50€ e 90€ podem usufruir de 5% de desconto, em todas as suas compras, durante 30 dias. Se carregarem com um valor igual ou superior a 100€, têm um desconto de 10%, por igual período, em todas as compras.

O saldo carregado e acumulado no Cartão Continente também pode ser utilizado em mais de dois mil pontos de venda, nos parceiros do programa, como Galp, Wells, MO, Meu Super, Zippy, Bagga, note!, Go Natural, ZU, Pizza Hut, Pans&Company, KFC, Pasta Caffé, Miit, SOL, TacoBell, Home Story e TAP Miles & Go.

“O Continente Carrega vem confirmar o compromisso que temos com o empoderamento das pessoas oferecendo mais benefícios aos nossos clientes. É uma solução inovadora, sem paralelo no mercado. Até 31 de janeiro, dá aos clientes a liberdade de decidir que desconto querem em todas as suas compras. Esta oferta flexível, acima de tudo, democratiza o acesso à poupança, permitindo às famílias gerirem melhor o seu orçamento, ao mesmo tempo que maximizam os ganhos, diariamente”, afirma Filipa Appleton, head of brand & marketing do Continente.

 

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Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer

No próximo sábado assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e os centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE, vão assinalar esta data.

No próximo sábado, dia 21 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e os centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE, vão assinalar a data com uma ação de sensibilização em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.

Nos dias 21 e 22 de setembro, os visitantes dos Centros Comerciais 8ª Avenida, Alameda Shop&Spot, Alma Shopping, LeiriaShopping, LoureShopping, RioSul Shopping, Nosso Shopping, Forum Madeira e UBBO vão ser convidados a partilhar uma memória que será eternizada através de uma ilustração. Para tal, vão contar com um ilustrador no local que vai estar a dar forma às memórias de cada pessoa, através de uma representação visual em papel que poderá ser guardada ou oferecida a alguém especial para que um dia, através dessa pessoa e dessa ilustração, possa vir a ser recordada da mesma.

Ao mesmo tempo que os visitantes partilham a sua memória são convidados a conhecer mais sobre a Casa do Alecrim, lar específico da Alzheimer Portugal para Pessoas que vivem com Demência e a contribuir para a angariação de fundos da Associação, cujo objetivo é expandir e requalificar este lar.

“Na CBRE trabalhamos diariamente para ter um papel ativo junto das comunidades e esta parceria com a Associação Alzheimer Portugal é mais uma prova disso. Sabemos que a doença de Alzheimer está, infelizmente, cada vez mais presente na casa de milhares de portugueses. Isto faz com que muitas das pessoas que visitam diariamente os nossos Centros Comerciais sejam, direta ou indiretamente, impactados por esta doença. Com esta ação pretendemos, não só sensibilizar a comunidade para a realidade de quem vive com Doença de Alzheimer ou outra Demência, como informar de que forma associações como a Alzheimer Portugal podem ser uma rede de apoio fundamental para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores”, refere Mónica Pinto Coelho, diretora de marketing na CBRE.

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Ferbar expande gama tropical

Nos últimos anos, esta gama tem-se destacado no portefólio da Ferbar, sendo atualmente uma das linhas de produtos mais importantes da marca. As mais recentes adições são a Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão.

tagsFERBAR

A Gama Tropical da Ferbar,  que conta com uma ampla variedade de produtos, incluindo Coco Ralado, Tapiocas, Polvilho Doce, Polvilho Azedo, Farofas Prontas e Farinha de Mandioca, têm duas novidades: Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão.

“A inclusão destes novos produtos na Gama Tropical é uma excelente adição para os amantes da culinária brasileira. Agora, é mais fácil preparar em casa receitas autênticas e deliciosas. A praticidade da mistura preparada para pão de queijo e a versatilidade do Kimilho Flocão trazem ainda mais sabor e diversidade às cozinhas dos nossos consumidores em Portugal. Estes produtos refletem o nosso compromisso em trazer inovação e qualidade, permitindo que todos desfrutem dos sabores vibrantes do Brasil de maneira simples e conveniente.”, sublinha José Loureiro, brand marketing manager da Ferbar.

A Mistura Preparada para Pão de Queijo da Ferbar simplifica a preparação de uma das iguarias mais conhecidas do Brasil, os pães de queijo. Feitos com polvilhos e queijo, estes pães são crocantes por fora e macios por dentro, perfeitos para servir como entrada ou snack em qualquer ocasião. A mistura preparada da Ferbar rende, em média, 24 pães de queijo e é naturalmente isento de glúten.

O Kimilho Flocão da Ferbar é produzido a partir de farinha de milho hidratada, que é triturada e torrada. Durante o processo de produção, os grãos de milho são prensados e pré-cozidos, tornando a preparação em casa mais rápida e fácil. Este ingrediente, tradicional do Brasil, é utilizado para fazer cuscuz nordestino, polenta, bolos e salgados. Além disso, é naturalmente isento de glúten e lactose.

A Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão da Ferbar já estão disponíveis nos pontos de venda habituais.

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Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades

O projeto Luís Gradíssimo – Vinho e Gastronomia, site dedicado ao mundo do vinho e da gastronomia, está a celebrar o seu primeiro aniversário e, para assinalar a data, o autor preparou uma série de novidades exclusivas, reforçando o compromisso com a partilha de conhecimento e experiências no universo da Enogastronomia.

O projeto Luís Gradíssimo – Vinho e Gastronomia, site dedicado ao mundo do vinho e da gastronomia, está a celebrar o seu primeiro aniversário e, para assinalar a data, o autor preparou uma série de novidades exclusivas, reforçando o compromisso com a partilha de conhecimento e experiências no universo da Enogastronomia. A “Sala de Prova”, acessível a partir de luisgradissimo.com é a grande novidade deste espaço web e será exclusiva para subscritores.

Trata-se de um espaço de prova de vinho, online e em direto, com uma sessão a cada quinzena. Em cada momento, Luís Gradíssimo apresentará um vinho e abordará um tema específico, que poderá ser uma região, uma casta, um estilo de vinho, entre outros assuntos. Este espaço inovador e interativo proporciona uma forma divertida e educativa de provar vinhos, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências no vasto mundo do vinho, é explicado em comunicado.

“Em cada sala de prova haverá um vinho em destaque que servirá de base para esse momento. Para além da nota de prova, aproveitaremos para falar de cada temática que se relaciona. Será uma experiência onde se prova e se aprende”, refere Luís Gradíssimo, mentor do projeto.

O projeto, que arrancou há um ano, tem vindo a conquistar cada vez mais público interessado em aumentar o conhecimento nesta área. Desde notas de prova de vinhos a provas verticais, breves apontamentos sobre harmonização de comida e vinho até à descrição de menus de degustação e de restaurantes, a página oferece ainda artigos de opinião e o podcast “Pode Conter Sulfitos”.

Algumas publicações da página, como guias de vinho e outros conteúdos exclusivos, serão agora de acesso restrito e reservadas a subscritores pagos.

 

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MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance.

A MO e a Zippy preparam um evento pioneiro focado no eco design e na eco engenharia, com o objetivo de capacitar os participantes para práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Integrado no consórcio be@t – bioeconomia no setor têxtil, o evento vai ter lugar no Sonae Maia Business Center, na Maia, e contará com workshops e um concurso destinado a estudantes e profissionais interessados em moda sustentável.

Segundo a organização, durante a manhã de 7 de outubro, os workshops abordarão temas fundamentais como o eco design e eco engenharia de produto, sourcing, modelação, controlo de qualidade, sustentabilidade e gestão da cadeia de abastecimento. Especialistas da MO e da Zippy vão conduzir estas sessões, com o objetivo de proporcionar uma compreensão aprofundada das diferentes fases do desenvolvimento de produto, sempre com foco na aplicação de princípios sustentáveis, informa.

No mesmo dia, será lançado o concurso Eco-Contest, que desafia os participantes a apresentar propostas de inovações em produtos-chave das marcas, com base em três critérios principais: reciclabilidade e circularidade; propriedades físicas e funcionais relacionadas com a sustentabilidade; e viabilidade financeira. A fase inicial do concurso termina a 25 de outubro, com o anúncio dos dez projetos finalistas marcado para 1 de novembro e os vencedores serão revelados a 13 de dezembro.

Este evento conta com 50 vagas disponíveis, abertas ao público em geral, embora com um foco especial em estudantes universitários das áreas de Engenharia Têxtil, Design de Moda e disciplinas afins. O objetivo é inspirar e preparar a próxima geração de líderes da moda sustentável, oferecendo uma plataforma para que possam demonstrar o seu talento e compromisso com a inovação responsável.

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance. Esta colaboração permitirá aos vencedores adquirir experiência prática no desenvolvimento de produtos sustentáveis, contando com o apoio das equipas das marcas.

 

 

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Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão

A Tábua de Queijos Alavão vem reforçar a gama de tábuas da Queijos Santiago e já está disponível nos super e hipermercados em todo o país, juntamente com a Tábua Seleção, Tábua Sabores e Tábua Clássica.

A Queijos Santiago acaba de alargar a sua gama de Tábuas, apresentando a quarta tábua, desta vez de Queijos Alavão.

Contando com as típicas três cunhas de pasta semi-firme, a tábua é composta pelo Queijo de Vaca Curado com Trufa Negra, Queijo de Vaca Curado Clássico e Queijo de Vaca Curado com Manjericão e Tomilho. Três queijos que respeitam a diversidade entre os seus sabores, aromas e texturas, de forma a proporcionar a melhor experiência gastronómica para o consumidor.

Sendo umas das preferidas entre os amantes de queijo, a gama Queijos Alavão destaca-se pela sua produção com leite de vaca pasteurizado 100% português. Refletindo a sua tradicionalidade portuguesa e identidade da marca, o visual inspirado nos típicos azulejos de Portugal e na madeira remontam às características das tábuas de queijo tão conhecidas pelos portugueses que decoram e preenchem as suas mesas, enaltece a marca em comunicado.

A produção de todas as tábuas é 100% sustentável, com embalagens 100% recicláveis e com menos de 75% de plástico.

Já conhecido em território nacional e internacional, o Queijo Alavão é uma gama que conta já com três sabores, o Original, Pimentão e – a mais recente novidade no mercado português – de Trufa Negra.

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Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia

“Eu sou suspeita, pois sou apreciadora de vinhos espumantes, mas quer seja à refeição, ou num fim de tarde a apreciar o pôr-do-sol, qualquer altura é boa para um espumante Apolónia”.

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Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia não tem dúvidas: “sabe bem neste Verão, e em qualquer outra estação, os espumantes Apolónia. Seja na versão branco ou rosé, qualquer uma das opções fica bem com as comidas mais apreciadas na estação”.

E sugere: o aroma a flores brancas, ligeiramente cítrico e salino do Espumante branco vai sempre acompanhar bem com ostras, marisco cozido, peixes de confeção simples, ou aves. Para quem aprecia uma salada com salmão fumado, ou crustáceos de preparação rica, o aroma a frutos vermelhos do Espumante Rosé Apolónia é o pairing ideal.

“Eu sou suspeita, pois sou apreciadora de vinhos espumantes, mas quer seja à refeição, ou num fim de tarde a apreciar o pôr-do-sol, qualquer altura é boa para um espumante Apolónia”, sublinha.

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Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável

A renovação da loja Auchan de Setúbal, com 9500 metros quadrados, durou 5 meses e visou tornar a experiência de compra dos clientes mais confortável.

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tagsAuchan

A Auchan Retail Portugal continua a apostar na renovação das suas lojas, com o objetivo de criar espaços modernos e mais adaptados ao mercado atual, às necessidades dos habitantes de cada região e à visão estratégica da empresa até 2032.

A renovação da loja Auchan de Setúbal, com 9500 metros quadrados, durou 5 meses e visou tornar a experiência de compra dos clientes mais confortável. Segundo a retalhista, as principais novidades são a criação de um espaço ‘desperdício zero’ dedicado aos artigos com aproximação do fim da data de validade, com vista à redução do desperdício alimentar, assim como um espaço Re-useque permite a venda de roupa em 2ª mão e a promoção da economia circular.

De forma a responder às tendências de consumo e a melhorar a experiência do cliente, a Auchan apostou na área de produtos frescos, nos produtos biológicos e a granel, nos sabores do mundo e nos artigos não alimentares. O espaço integra uma zona de restauração e cafetaria, com 100 lugares sentados, e com a oferta de diferentes opções de refeições, desde sushi e pizzas ao leitão, confecionadas diariamente na loja, e apresenta ainda um novo balcão de parafarmácia (SBE) e ótica com uma localização mais central dentro da loja, informa.

Com 370 colaboradores, a loja funciona todos os dias entre as 08h30 e as 22h00 e das 8h30 às 23h00 nas vésperas de feriado. Além disto, oferece 4 pisos de estacionamento subterrâneos no Alegro de Setúbal, um pick up DPD, que possibilita a recolha de compras efetuadas em qualquer site de venda online que sejam entregues pela DPD, e conta à semelhança das restantes lojas Auchan, com a parceria com a plataforma Too Good To Go.

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Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor

O sobrecusto de 25 a 30% face aos preços de 2019, os custos da energia e a exigências ambientais europeias, como a lei da desflorestação, são questões que preocupam os industriais da alimentação animal.

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As XIII Jornadas e II Fórum de Alimentação Animal vão discutir, a 18 e 19 de setembro, em Santarém, o principal fator de produção da agropecuária do país. A alimentação animal representa até 70% do custo de produção da atividade pecuária que, por sua vez, representa 36% na economia agrícola nacional.

Um setor que “opera atualmente com um sobrecusto de 25 a 30% face aos preços praticados em 2019, antes da situação pandémica, da guerra na Ucrânia e da intensificação do conflito israelo-palestiniano”, sublinham os organizadores do evento.

A este desafio, acrescentam os custos de energia tendencialmente em alta, as exigências ambientais europeias, como o regulamento sobre a desflorestação (EUDR), e uma nova vaga de tensões no triângulo Europa, Estados Unidos e China, “com o consequente e previsível incremento de custos nas matérias-primas e ingredientes para a alimentação animal”.

Estas são as questões em destaque no primeiro dia das XIII Jornadas e II Fórum da Alimentação Animal, com organização da IACA (Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais) e do FeedInov CoLAB (Laboratório Colaborativo para a investigação e inovação em alimentação animal). O evento conta com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Continuidade da isenção de IVA

O contexto justifica o pedido ao Governo para que mantenha no Orçamento do Estado para 2025, a isenção do IVA nas transações deste setor, que termina em 31 de dezembro de 2024, “aliviando a tesouraria de industriais e explorações agropecuárias”.

Embora o setor note como positiva a desaceleração dos últimos meses nos preços das matérias-primas mais relevantes para a atividade, como os cereais, a instabilidade geopolítica internacional, tal como os regulamentos ambientais da União Europeia, designadamente, o Regulamento Europeu sobre Desflorestação – “que limitará a quantidade de soja disponível no mercado em total cumprimento com a legislação” -, fazem prever aumentos nos custos de produção de 25 a 30 milhões de euros por ano nos alimentos para aves, suínos e bovinos em Portugal, “situação que importa ter em conta, pois são estes os animais produtores das principais fontes de proteína da alimentação humana no nosso país”, alertam os organizadores.

A importação de cereais motiva um segundo pedido por parte da indústria nacional: a definição de uma política de stocks estratégicos, “sabendo que, para tal, é imprescindível solucionar o problema da armazenagem, pública e privada, nomeadamente, no que respeita à situação da SILOPOR, que está em liquidação há 24 anos”, afirma Jaime Piçarra, Secretário-geral da IACA. “Tudo isto põe em causa a segurança do abastecimento”, acrescenta.

O primeiro dia será ainda marcado pela discussão da evolução da nutrição da alimentação animal ao longo dos últimos 30 anos. O segundo dia do encontro é dedicado à apresentação das mais recentes conquistas em termos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na área, nomeadamente no que respeita à promoção da saúde e bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental do setor, sem comprometer a produção de alimentos. Este evento marca uma das principais apostas da IACA e do FeedInov para responder aos desafios do futuro, constituindo-se como o ponto de encontro entre o universo empresarial, a investigação e a academia.

A IACA integra 55 associados, empresas de alimentos compostos para animais, pré-misturas e aditivos, representando 80% da produção nacional de alimentos compostos para animais e a totalidade das pré-misturas de produção nacional.

O FeedInov é uma associação sem fins lucrativos, sediada na Estação Zootécnica Nacional, Santarém, e detentora do Laboratório Colaborativo com o mesmo nome. O FeedInov CoLAB tem como missão responder aos problemas do setor pecuário no geral, da alimentação animal em particular, e integra 18 instituições parceiras, das quais uma associação empresarial, seis entidades do sistema científico nacional e onze empresa.

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