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Tiago Oom, diretor comercial da Unicre

Entrevista

“A digitalização é inevitável para os negócios se tornarem mais competitivos e sustentáveis”

A Unicre lançou uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite aos negócios gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet, sem necessidade de recorrer a um Terminal de Pagamento Automático. O pretexto para uma entrevista com Tiago Oom, diretor comercial da instituição financeira

Rita Gonçalves

Tiago Oom, diretor comercial da Unicre

Entrevista

“A digitalização é inevitável para os negócios se tornarem mais competitivos e sustentáveis”

A Unicre lançou uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite aos negócios gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet, sem necessidade de recorrer a um Terminal de Pagamento Automático. O pretexto para uma entrevista com Tiago Oom, diretor comercial da instituição financeira

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A Unicre lançou uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet, sem necessidade de recorrer a um Terminal de Pagamento Automático (TPA). O pretexto para uma entrevista com Tiago Oom, diretor comercial da instituição financeira

A nova solução Reduniq Soft permite a aceitação de pagamentos através de uma app instalada num smartphone ou num tablet com o sistema operativo Android, transformando um equipamento mobile num POS digital. Que tecnologias suportam o desenvolvimento desta solução?

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A Reduniq Soft é uma solução de aceitação de pagamentos através de uma app, que permite aos negócios gerir e receber pagamentos num smartphone ou tablet com Android, sem precisar de recorrer a um TPA.

Esta nova solução é um POS digital na medida em que é suportada por um sistema operativo Android, que incorpora uma funcionalidade de pagamento com aceitação de cartões em contactless, MBWay, Google Pay ou Apple Pay.

Para suportar o desenvolvimento desta solução, inovadora no mercado português, recorremos ao expertise de um dos nossos parceiros, que desenvolveu uma tecnologia em linguagem própria, permitindo que esta fique alojada em zonas de memória inacessíveis. Em caso de violação, o software deixará de funcionar, reforçando, mais uma vez, o nosso compromisso em promover uma maior segurança nos pagamentos.

Após o desenvolvimento da solução, assegurámos que esta fosse validada pela Visa e Mastercard, que delegaram num laboratório europeu independente a respetiva certificação, bem como pela SIBS no que diz respeito à certificação do MBWay.

Como funciona o sistema de pagamento passo a passo, desde fazer o scan do produto que irá ser comprado até à emissão da fatura?

A partir do momento em que os negócios instalem a nossa aplicação no seu smartphone ou tablet, que diria ser o primeiro grande passo, podem, automaticamente, começar a aceitar pagamentos.

No que diz respeito à metodologia, basta inserir o montante em questão, selecionar o método pelo qual o cliente irá efetuar o pagamento, seja através da tecnologia contactless, MBWay, Google Pay ou Apple Pay, e, por fim, aguardar pela autentificação e respetivo recibo de pagamento, que poderá ser enviado para o email do cliente.

Se tivermos, como exemplo, o caso prático das entregas ao domicílio, esta metodologia seria composta por quatro fases: (1) o cliente faz uma encomenda e solicita uma entrega ao domicílio; (2) o comerciante recebe o pedido e prepara a encomenda; (3) quando o pedido está pronto, este desloca-se à morada indicada pelo cliente para fazer a entrega e receber o pagamento; (4) o comerciante disponibiliza o seu smartphone e o cliente efetua o pagamento por MBWay ou contactless.

Quais as principais vantagens da solução?

A digitalização é um caminho inevitável e irreversível para os negócios se tornarem mais competitivos e sustentáveis e diria que, sendo esta uma solução que funciona a partir de uma app, disponível para Android 9.0 ou superior, entre as principais vantagens está a possibilidade de passarem a aceitar pagamentos a partir de qualquer lugar, independentemente do local do negócio, e a integração do ecossistema de gestão do comerciante com a app de pagamento. Mas há mais. A sustentabilidade associada a esta app, uma vez que retira a necessidade de impressão de talões, a redução de custos, tendo em conta que deixa de existir a mensalidade do TPA, a segurança, sendo que permite criar perfis com autorizações específicas e gestão de utilizadores, além de uma maior agilidade dos processos através da consulta das transações em real-time na app de pagamento e backoffice, com possibilidade de devolução remota.

Tiago_UnicreQue tipo de negócios são o público-alvo da nova solução?

Todos os negócios, desde negócios com espaços físicos até a negócios de entregas, que aproveitam a transição digital. O desenvolvimento do Reduniq Soft surge no seguimento da nossa proximidade e know-how do mercado nacional, bem como das alterações que se têm verificado nos últimos anos ao nível dos hábitos de consumo dos portugueses – como se pode comprovar pelos 27 mil milhões de euros transacionados na rede de retalhistas com meios de pagamento cashless da Reduniq em 2022, o valor mais alto da história da marca, que já conta com 49 anos. Uma vez que este valor se deveu, em grande medida, ao crescimento da utilização de pagamentos digitais pelos consumidores ao longo dos últimos três anos, procurámos, através desta nova solução, desafiar pequenos, médios ou grandes negócios a transformar os smartphones ou tablets num verdadeiro terminal de pagamentos profissional.

Em janeiro de 2019, cerca de 4% da faturação efetuada na rede de pagamentos da Reduniq era proveniente de pagamentos com recurso à tecnologia contactless, cifra que aumentou para 60% em 2022. Como deverá evoluir este número neste e nos próximos anos?

Os pagamentos contactless, seja por cartão, wearables ou dispositivo móvel, já estão disponíveis em Portugal há vários anos, no entanto, foi na pandemia, devido às recomendações do Banco de Portugal e das entidades governativas para que estes métodos de pagamento sem contacto fossem utilizados (com o aumento do teto máximo de utilização do contactless para 50 euros por compra), que estes se generalizaram e provaram ser uma alternativa simples, rápida e igualmente segura. Algo que podemos confirmar através da evolução da utilização de contactless na Reduniq, na medida em que o número de transações por contactless, em janeiro 2019, representava 11% das compras e, em dezembro de 2022, já representava 76%. No que respeita à faturação, e como menciona, esta passou de 4% em janeiro 2019 para 60% em dezembro de 2022.

Tendo em conta este crescimento impressionante, ainda que o cenário inflacionista possa vir a impactar o comportamento de consumo dos portugueses e respetivas transações durante o presente ano, diria que esta solução, do contactless, em particular, veio para ficar, ainda que a curva de crescimento possa vir a estabilizar nos próximos anos.

Quais as principais tendências nacionais e internacionais em matéria de pagamento de compras?

Acreditamos que os próximos anos continuarão a ser de muita inovação no setor financeiro, em especial no que aos meios de pagamento diz respeito. Repare, como este setor tem evoluído e sempre no melhoramento da jornada do cliente. Os meios de pagamento mais digitais continuarão sempre a crescer. Paralelamente à banalização da utilização da tecnologia contactless, acreditamos que as wallets digitais, em que basta ter um cartão de crédito, débito ou ter dinheiro associado a uma conta para conseguir fazer pagamentos de bens ou serviços em ambiente digital. O e-commerce acompanha esta “revolução” e cada vez é mais ténue a fronteira entre o que é um pagamento físico e ou ecommerce.

De acordo com os dados do estudo ACEPI “Economia Digital em Portugal 2022”, o nosso país registou, no ano passado, um total de 56% de compradores online, um crescimento de 17% face a 2019, sendo que, e face ao elevado crescimento as compras online, atualmente, 62% das empresas em Portugal têm presença na internet e quase a totalidade das grandes empresas já está na internet (94%).

Gostaria de referir, também, que os consumidores, além de mais conscientes sobre o mundo dos pagamentos, apresentam comportamentos cada vez mais sustentáveis. A nova solução serve esse mesmo propósito uma vez que não só contribui para a digitalização dos negócios em Portugal, como ajuda a reduzir o impacto ambiental na emissão de talões.

Com a evolução do ponto de venda para lojas cada vez mais inteligentes, como é que, na sua opinião, será o futuro a curto e médio prazo do derradeiro momento da transação no comércio, o pagamento das compras?

Apesar de estarmos a caminhar, a olhos vistos, para um mundo cada vez mais cashless, diria que este é ainda um cenário a longo prazo. No entanto, a curto e médio prazo, diria que será, sem dúvida, marcado pela transição digital com a respetiva adoção das tecnologias como uma força propulsora para a mudança. Os pagamentos por cartão, smartphone ou wearables são cada vez mais simples, cómodos e seguros de utilizar, que, além de trazerem mais vantagens para os consumidores, trazem também vantagens para os comerciantes que, ao evitar a utilização de dinheiro, previnem erros em trocos ou mesmo roubos. Além disso, facilitam a integração dos pagamentos com os vários softwares de faturação em gestão existentes e, com este novo serviço da Unicre, conseguem reduzir nos custos.

Por fim, importa destacar ainda a perspetiva de mudança do mundo financeiro, com os desenvolvimentos na política monetária europeia e digitalização do dinheiro. Espera-se que a Comissão Europeia apresente uma proposta mais concreta sobre o Euro Digital já durante o primeiro semestre deste ano, um passo deveras importante para fazer face às moedas digitais não reguladas, assegurando desta forma a estabilidade quer do sistema financeiro global quer das próprias economias.

*Entrevista originalmente publicada na edição 410 do Hipersuper

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Para comemorar o 125º aniversário, a S.Pellegrino lançou uma garrafa de luxo, a edição especial comemorativa desta data.

Juntamente com a garrafa de luxo, os formatos de vidro de 50 cl e 75 cl, distribuídos no canal Horeca, também se vestem para celebrar o aniversário com um rótulo especial para engrandecer cada experiência gastronómica.

Em Portugal, a S.Pellegrino é distribuída pela Vinalda, que, em conjunto com a S.Pellegrino, está a organizar a Final Ibérica da edição 2024/2025 da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition, em Lisboa no final do ano, na sequência da vitória do Jovem Chef português Nelson Freitas na edição de 2022/2023.

 

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Auchan Respect é a nova marca empregadora e pretende reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização do bem-estar físico e mental, a aposta no crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, notório no trato informal do dia-a-dia e na relação entre todos e no modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade.

Este novo posicionamento da Auchan surge com a necessidade de garantir uma maior perceção e uniformização do EVP (Employee Value Proposition), tanto interna como externamente, e, assim, aumentar a atratividade junto de potenciais candidatos, para que seja possível ir ao encontro de perfis que se revejam na cultura da empresa, assim como fidelizar os atuais colaboradores, aumentando o seu orgulho pelo sentimento de pertença, refere a empresa em comunicado.

‘Esta abordagem vem reforçar a nossa diferenciação e preocupação com todos os que já fazem parte da equipa e com aqueles que ainda estão para entrar. O ‘Respect’ é o pilar orientador de todas as nossas políticas de pessoas, mas é, acima de tudo, um compromisso que assumimos por todos.” explica Clara Costa, diretora de pessoas e sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal.

A escolha do nome surge na sequência de um trabalho de diagnóstico e mapeamento de toda a jornada do colaborador, um projeto com a duração de vários meses, onde num dos questionários implementados a mais de 500 colaboradores, o respeito surgiu como a dimensão mais reconhecida, revela ainda a Auchan Retail Portugal.

 

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João Ova Lopes assume cargo de global sponsorship manager na Heineken

João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa.

João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa. O profissional troca Lisboa por Amsterdão, após cerca de 6 anos na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, onde desempenhou várias funções de brand management.
Licenciado em Gestão na Católica Lisbon SBE, e com Mestrado e pós graduação em Gestão de Marketing e Marketing Digital, respetivamente, João Ova Lopes passou por empresas como a Tabaqueira (Philip Morris International) e a EDP Comercial antes de iniciar o seu percurso na área das bebidas.
Na nova função, em Amesterdão, o Marketeer irá estar responsável pela gestão de parcerias globais da marca Heineken, com principal destaque para a UEFA (Liga dos Campeões) e a Fórmula 1.

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Loja online da Izidoro lança promoções

A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

Até ao final de junho, todos os dias, das 21h às 23h59, a loja online desta marca 100% nacional e referência do Grupo Montalva dinamiza a campanha Happy Hour, que oferece “descontos extras” com garantia de entregas em 72 horas. “Com descontos máximos até 55% por cento, através desta campanha é possível abastecer-se com os melhores produtos da Izidoro e receber a encomenda confortavelmente em casa”, afirma a Isidoro.

Em celebração do Euro, a marca lançou uma campanha complementar na compra do ‘cabaz churrascada Izidoro’ ou do ‘cabaz veggie lovers family’ que se traduz na oferta de um pack de seis cervejas Musa Blondie Ale. “Todas as entregas são garantidas nos distritos de Lisboa e Setúbal”, informa a marca acrescentando que para encomendas superiores a 25 euros, os portes de envio são gratuitos.

“O e-commerce Izidoro foi lançado há quatro anos, e não podíamos estar mais satisfeitos com esta relação de proximidade que temos com os consumidores, que nos fazem sentir relevantes no planeamento das suas compras mensais e já não abdicam da conveniência de receber as encomendas à sua porta e na hora marcada”, sublinha Joana Cabanejo, new business & e-commerce manager do Grupo Montalva.

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Esporão lança a primeira edição do monovarietal Cobrançosa

O Esporão investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

O Esporão está a apresentar a primeira edição do azeite Esporão Virgem Extra Cobrançosa. Esta é a terceira referência monovarietal que a empresa lança para “preservar e promover as variedades de azeitona nacionais e autóctones”.

O novo Esporão Cobrançosa é produzido a partir da variedade de azeitona Cobrançosa, nativa de Trás-os-Montes, especialmente bem-adaptada ao território do Alentejo. Resulta num azeite “complexo e harmonioso, com notas herbáceas distintas, é o resultado de uma meticulosa seleção de terroirs que destacam as características distintas da variedade Cobrançosa, oferecendo notas herbáceas e uma experiência sensorial única”, apresenta o Esporão.

A marca investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, afirma que “cada garrafa deste azeite representa o nosso respeito pela tradição e património agrícolas, bem como a busca incessante pela excelência”.

O Esporão Cobrançosa foi galardoado no Concurso de Azeite da Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços com o Prémio POP – Património Oleícola Português.

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Campanha da makro Portugal celebra o Euro 2024 na restauração

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

A empresa explica que os protagonistas “são os ‘heróis da restauração’ que, mesmo longe dos campos, enchem as cozinhas de paixões e apresentam sabores que unem o país nestes momentos de celebração”. Para promover a iniciativa, cada restaurante terá mupies de proximidade, personalizado e com frases alusivas à linguagem futebolística.

“Mais uma vez queremos reforçar o nosso papel como os parceiros de negócio para todas as ocasiões, aportando o máximo de valor possível aos nossos clientes e dando visibilidade aos seus espaços”, explica Nuno Loução, head of sales & marketing da makro Portugal.

A lista de convocados, apresentada em estilo conferência de imprensa pelo ‘selecionador de mesas de Portugal’, Roberto Martins, é revelada no vídeo da campanha que pode ser acompanhada nas redes sociais da makro e nos meios digitais.

Durante os jogos de Portugal da Fase de Grupos (dias 18, 22 e 26 de junho), para as primeiras 15 reservas em cada um destes restaurantes, os clientes terão oferta uma primeira rodada de 10 cervejas, revela a makro Portugal, que rá oferecer a cada restaurante uma camisola da seleção nacional personalizada com o nome do espaço.

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ESG

Estudo aponta a Delta como a marca com melhor perceção de práticas ESG

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Delta é a marca com melhor perceção de práticas de sustentabilidade em Portugal, segundo um estudo da OnStrategy sobre as marcas e indústrias melhor percecionadas nas práticas de ESG.

Numa escala de 100 pontos, entre mais de duas mil marcas auditadas, foram dez as marcas que atingiram o nível de excelência, ou seja, mais de 80 pontos: Delta (86,4 pts), Luso (83,9 pts), Agua das Pedras (83,1 pts), Nestlé (83,0 pts), Danone (81,8 pts), Terra Nostra (80,5 pts), Vitalis (80,3 pts), Sumol Compal (80,1 pts), Microsoft (80,0 pts) e Oceanário de Lisboa (80,0 pts).

Depois de ter apresentado os resultados dos estudos anuais de reputação RepScore, de experiência BXS (Brand Experience Score) e de Valor Financeiro das Marcas em Portugal, a consultora consolida agora a informação referente à avaliação que decorreu entre os dias 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, junto de mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Os setores de atividade que recolheram uma avaliação mais vulnerável são a construção e engenharia (52,4 pts), aviação e linhas aéreas (52,6 pts) e produtos industriais e detergentes (53,0 pts).

Quanto à avaliação consolidada das diferentes dimensões do ESG, o fator Governação recebeu 72 pontos, o Social 65 pontos e o Ambiente 48 pontos. “De uma forma consolidada, juntando todos os setores de atividade, Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG – 61,8 pontos; mais 1,8 pontos que no ano anterior – e nenhum setor de atividade atinge sequer uma avaliação robusta (mais de 70 pontos)”, avalia Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy

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Lojas do Grupo os Mosqueteiros distinguidas com o selo PME Líder

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” sublinha Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder foi atribuído a mais de uma centena de lojas do Grupo os Mosqueteiros, um reconhecimento da IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) às Pequenas e Médias Empresas (PME).

As lojas agora distinguidas com o selo PME Líder destacaram-se pela sua robustez financeira, estratégias de crescimento sólidas e pela capacidade de responder eficazmente às exigências do mercado. É um prémio atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas de turismo), um conjunto de bancos parceiros e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” afirmou Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder é atribuído a empresas que se distinguem pelo seu desempenho económico, pela qualidade de gestão e pela capacidade de inovação.

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Sunquick de Frutos Tropicais num novo formato mini

Além da garrafa clássica de 700ml, o Sunquick de Frutos Tropicais surge agora num novo formato mais pequeno.

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Continente Co-Lab já testou cerca de 1.300 produtos com clientes

Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

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Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

Criado para a pesquisa e desenvolvimento dos produtos de marca própria, através da realização de provas, formações com especialistas e estudos de mercado, até ao momento, no Continente Co-Lab já foram testados cerca de 1.300 produtos com clientes, em mais de 2.000 provas.

O espaço também acolheu mais de 150 sessões de estudos de mercado e reflete o investimento do Continente nas marcas próprias, “que têm registado uma grande procura e evolução, contando com um crescimento superior a 75% nos últimos quatro anos”, informa a empresa num comunicado, acrescentando que a marca própria Continente “representou mais de 1.200 milhões de euros na área alimentar, com um crescimento superior a 20% no último ano, ou seja, mais 190 milhões de euros”.

“O primeiro ano do Continente Co-Lab foi um ano em pleno e repleto de desafios, onde, em conjunto com os nossos clientes descobrimos, aprendemos, e evoluímos a nossa proposta de valor para responder às suas necessidades e desejos. Tem sido um orgulho ver o entusiamo e a adesão dos clientes em participarem ativamente nesta jornada de evolução da marca Continente”, afirma Tânia Lucas, diretora comercial de Marca Própria do Continente.

Os interessados em integrar esta base de dados de provadores, podem inscrever-se em https://feed.continente.pt/co-lab, submetendo os dados solicitados pelo formulário.

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