Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Lucro da Sonae cai 17% para 179 milhões de euros

Por a 16 de Março de 2023 as 9:03

sonaeO lucro da Sonae registou 179 milhões de euros em 2022, menos 17% em relação ao ano anterior, uma descida justificada pela empresa com o “esforço em estar ao lado das famílias, absorvendo parte da inflação”.

“O resultado líquido atribuível aos acionistas, excluindo itens não recorrentes, diminuiu 17% em 2022 para 179 milhões de euros”, lê-se em comunicado enviado à imprensa, que acrescenta  que, no quarto trimestre de 2022, o resultado líquido recorrente negativo foi de 10 milhões de euros.

A Sonae justifica esta descida com o “esforço em estar ao lado das famílias absorvendo parte da inflação” e ao “aumento dos custos e o impacto indireto de menos 43 milhões de euros, “na sequência das imparidades no negócio de retalho de moda, de desvalorização dos ativos da Sierra e do impacto no valor dos ativos da Bright Pixel”.

O volume de negócios consolidado atingiu 7.700 milhões de euros, mais 10,9% em termos homólogos. As vendas online agregadas. por sua vez, cresceram 17% e superaram 700 milhões de euros,

Quanto à dívida líquida “caiu para um valor historicamente baixo, dando-nos conforto que, apesar das elevadas taxas de juro e dos desafios que enfrentamos em cada setor, seremos capazes de continuar a investir para criar valor nas nossas comunidades durante os próximos anos”, afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada no documento.

Em 2022 a Sonae aumentou o investimento em 28% para 357 milhões de euros nas suas operações e criou 1.200 novos postos de trabalho, ultrapassando os 48 mil colaboradores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *