Lucro da Sonae cai 17% para 179 milhões de euros
O lucro da Sonae registou 179 milhões de euros em 2022, menos 17% em relação ao ano anterior, uma descida justificada pela empresa com o “esforço em estar ao lado das famílias, absorvendo parte da inflação”.
“O resultado líquido atribuível aos acionistas, excluindo itens não recorrentes, diminuiu 17% em 2022 para 179 milhões de euros”, lê-se em comunicado enviado à imprensa, que acrescenta que, no quarto trimestre de 2022, o resultado líquido recorrente negativo foi de 10 milhões de euros.
A Sonae justifica esta descida com o “esforço em estar ao lado das famílias absorvendo parte da inflação” e ao “aumento dos custos e o impacto indireto de menos 43 milhões de euros, “na sequência das imparidades no negócio de retalho de moda, de desvalorização dos ativos da Sierra e do impacto no valor dos ativos da Bright Pixel”.
O volume de negócios consolidado atingiu 7.700 milhões de euros, mais 10,9% em termos homólogos. As vendas online agregadas. por sua vez, cresceram 17% e superaram 700 milhões de euros,
Quanto à dívida líquida “caiu para um valor historicamente baixo, dando-nos conforto que, apesar das elevadas taxas de juro e dos desafios que enfrentamos em cada setor, seremos capazes de continuar a investir para criar valor nas nossas comunidades durante os próximos anos”, afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada no documento.
Em 2022. a Sonae aumentou o investimento em 28% para 357 milhões de euros nas suas operações e criou 1.200 novos postos de trabalho, ultrapassando os 48 mil colaboradores.