Distribuição Homepage Newsletter

Faleceu Alexandre Patrício Gouveia

Por a 12 de Março de 2023 as 21:47
Morreu Alexandre Patrício Gouveia

Faleceu Alexandre Patrício Gouveia, administrador da ECIGA – El Corte Inglés Grandes Armazéns S.A., empresa portuguesa do Grupo El Corte Inglés, este domingo, dia 12 de Março de 2023, vítima de doença prolongada.

Alexandre Patrício Gouveia era administrador desde a constituição da empresa portuguesa do Grupo, tendo inaugurado um total de dois Grandes Armazéns em Portugal, seis Supercor por todo o país, dois centros de distribuição e um centro de oportunidades.

Foi, juntamente com seu pai, Dr. Afonso Patrício Gouveia, advogado, representante da empresa e amigo do fundador do Grupo D. Ramón Areces e de D. Isidoro Álvarez, seu Presidente, um grande entusiasta do investimento do Grupo em Portugal, desde a década de 60.

“Alexandre Patrício Gouveia será sempre recordado pela Administração e todos os colaboradores do El Corte Inglés pelo seu entusiasmo e pela determinação com que sempre defendeu os valores de Portugal. À família, o El Corte Inglés expressa as mais profundas condolências” pode ler-se no comunicado enviado.

O antigo dirigente social-democrata era presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota e foi Adjunto para os Assuntos Económicos no Gabinete do Primeiro Ministro Francisco Pinto Balsemão, entre 1981 e 1983, e Adjunto do Gabinete do Ministro do Comércio e Turismo Álvaro Barreto, entre 1983 e 1984.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o seu desaparecimento e destacou o seu trabalho como presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota.

“Alexandre Patrício Gouveia transformou em causa da sua vida a identidade histórica e cultural de Portugal”, referindo que foi “inspirador e presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota, que, para além do centro interpretativo da batalha, tem desenvolvido relevantes atividades culturais e educativas” refere  numa nota publicada no site oficial da Presidência da República na Internet.

O velório decorre esta segunda-feira na Basílica da Estrela entre as 18 e as 22 horas, com missa prevista para as 20 horas. No dia seguinte, a pelas 13h, também na Basílica da Estrela, realiza-se uma nova missa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *