Data Center Homepage Newsletter

Foram criadas quase 10 mil novas empresas desde o início do ano

Por a 9 de Março de 2023 as 13:45

escritorioForam criadas quase 10 mil novas empresas nos primeiros dois meses do ano, o que representa um crescimento de 3,4% em relação a janeiro e fevereiro de 2022, apurou o  Barómetro Informa D&B.

O setor dos transportes continua a ser aquele que regista uma maior subida na constituição de empresas, com 1.121 novas empresas, o que representa mais do dobro (102%) em relação ao período homólogo. Este aumento é sustentado pela constituição de empresas no ‘transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’, especialmente nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro.

Com a revitalização da atividade turística, também o setor do alojamento e restauração regista um aumento de 25% nos dois primeiros meses do ano. Serviços gerais (+8,1), serviços empresariais (+2,5%), energias e ambiente (+73%) e tecnologias de informação e comunicação (+1,9%) são os outros setores que contribuem para o aumento da criação de novas empresas até final de fevereiro.

Pelo contrário, entre os setores que registam um recuo na constituição de empresas face ao período homólogo destacam-se as atividades imobiliárias (-19%), o retalho (-11%), as indústrias (-18%), e a agricultura e outros recursos naturais -24%).

Em termos geográficos, a região norte é a única onde a criação de novas empresas desce face a 2022, com um recuo de 2,1% em relação a igual período do ano passado.

Até final de fevereiro, encerraram em Portugal 1.696 empresas e registaram-se 310 novos processos de insolvência, um aumento de 17% (mais 44 processos de insolvência) face aos dois primeiros meses do ano passado.



Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *