FMCG Homepage Newsletter Produção

Rui Miguel Nabeiro assume presidência da International Coffee Partners

Por a 8 de Março de 2023 as 15:39
Michael (Opitz)_Kathrine (Lofberg) e Rui Miguel Nabeiro (Delta)

Michael (Opitz), Kathrine (Lofberg) e Rui Miguel Nabeiro (Delta Cafés)

Rui Miguel Nabeiro assumiu a presidência da International Coffee Partners (ICP), organização que reúne as principais empresas familiares europeias ligadas à transformação do café. O CEO do grupo Nabeiro, dono da Delta Cafés, sucede a Kathrine Löfberg, presidente do conselho de administração da empresa sueca Löfbergs.

A ICP assume-se como uma “parceria pré-competitiva” das principais empresas familiares europeias de café. É constituída pelas empresas Delta Cafés (Portugal), Franck (Croácia), Paulig (Finlândia), Joh. Johannson (Noruega), Löfbergs (Suécia), Lavazza (Itália), Neumann Kaffee Gruppe e Tchibo (ambas da Alemanha).  A Delta Cafés faz parte do “steering committee” do ICP desde 2018.

Sob a nova liderança, a ICP pretende aprofundar o trabalho junto dos jovens agricultores, gerar conhecimento em torno das alterações climáticas e reforçar parcerias, apoiando pequenos produtores de café, tornando-os mais competitivos e dotando-os de práticas sustentáveis, disse esta quarta-feira (8 de março) Rui Miguel Nabeiro, na apresentação oficial que decorreu na Delta The Coffee House Experience, em Lisboa.

“As gerações mais jovens e as alterações climáticas são as prioridades da ICP. O nosso objetivo é dotar os mais jovens de ferramentas que lhes permitam explorar a agricultura e o café como pilares da sua subsistência”,  afirmou o CEO do grupo Nabeiro. “Queremos liderar projetos sustentáveis e competitivos e é exatamente isso que significa uma aliança pré-competitiva”, afirmou.

Kathrine Löfberg fez um balanço do mandato de sete anos à frente dos destinos da ICP. “A nossa experiência de 20 anos ensinou-nos a não olhar para a produção de café de uma forma isolada, mas para a agricultura familiar como um todo”. A ICP adota por isso “uma abordagem holística que inclui as gerações mais jovens, questões de género, atividades fora da exploração agrícola, e a natureza”. Desde a sua fundação em 2001, a ICP ajudou cerca de 110 mil famílias de pequenos produtores em 13 países.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *