Rui Miguel Nabeiro assume presidência da International Coffee Partners
Rui Miguel Nabeiro assumiu a presidência da International Coffee Partners (ICP), organização que reúne as principais empresas familiares europeias ligadas à transformação do café

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Rui Miguel Nabeiro assumiu a presidência da International Coffee Partners (ICP), organização que reúne as principais empresas familiares europeias ligadas à transformação do café. O CEO do grupo Nabeiro, dono da Delta Cafés, sucede a Kathrine Löfberg, presidente do conselho de administração da empresa sueca Löfbergs.
A ICP assume-se como uma “parceria pré-competitiva” das principais empresas familiares europeias de café. É constituída pelas empresas Delta Cafés (Portugal), Franck (Croácia), Paulig (Finlândia), Joh. Johannson (Noruega), Löfbergs (Suécia), Lavazza (Itália), Neumann Kaffee Gruppe e Tchibo (ambas da Alemanha). A Delta Cafés faz parte do “steering committee” do ICP desde 2018.
Sob a nova liderança, a ICP pretende aprofundar o trabalho junto dos jovens agricultores, gerar conhecimento em torno das alterações climáticas e reforçar parcerias, apoiando pequenos produtores de café, tornando-os mais competitivos e dotando-os de práticas sustentáveis, disse esta quarta-feira (8 de março) Rui Miguel Nabeiro, na apresentação oficial que decorreu na Delta The Coffee House Experience, em Lisboa.
“As gerações mais jovens e as alterações climáticas são as prioridades da ICP. O nosso objetivo é dotar os mais jovens de ferramentas que lhes permitam explorar a agricultura e o café como pilares da sua subsistência”, afirmou o CEO do grupo Nabeiro. “Queremos liderar projetos sustentáveis e competitivos e é exatamente isso que significa uma aliança pré-competitiva”, afirmou.
Kathrine Löfberg fez um balanço do mandato de sete anos à frente dos destinos da ICP. “A nossa experiência de 20 anos ensinou-nos a não olhar para a produção de café de uma forma isolada, mas para a agricultura familiar como um todo”. A ICP adota por isso “uma abordagem holística que inclui as gerações mais jovens, questões de género, atividades fora da exploração agrícola, e a natureza”. Desde a sua fundação em 2001, a ICP ajudou cerca de 110 mil famílias de pequenos produtores em 13 países.