Homepage Logística Newsletter

3 dicas para aprender a gerir os riscos na cadeia logística

Por a 3 de Março de 2023 as 11:37

Armazem“É impossível fugir dos riscos inerentes à atividade logística embora seja possível encontrar soluções para minimizar as suas consequências e trabalhar para que, caso algo não corra como planeado, o impacto para a cadeia de abastecimento seja o menor possível”, afirma Mariana Jota. A diretora de estratégia da Vonzu avança com três estratégias para aprender a gerir os riscos neste setor de atividade. Fique a par.

1. Definir um plano de contingência. De modo a assegurar a continuidade do negócio em possíveis situações de rutura, é fundamental identificar e avaliar tanto os atuais quanto os potenciais riscos associados à gestão de qualquer cadeia de abastecimento. Após esta análise, implementar medidas de controlo e planos de resposta específicos para eventuais acontecimentos que possam ter impactos negativos nas cadeias de abastecimento, será uma mais-valia para qualquer empresa no setor da logística e distribuição. Não é possível estar completamente preparado para todos os imprevistos, pelo que as estratégias de gestão de risco devem focar-se em situações com maior probabilidade de se tornarem reais e naquelas que terão um maior impacto no negócio.2. Investir na cultura organizacional. A gestão de potenciais riscos torna-se mais simples quando este se torna um processo colaborativo. Ao investir numa equipa mais consciente de toda a sua envolvente, é possível assegurar que tanto trabalhadores quanto parceiros de negócio estão envolvidos na cultura da empresa, a par de todos os procedimentos e preparados para agir perante cenários de crise e risco. Apostar em formação, encorajar uma comunicação mais aberta e garantir que todos estão alinhados, são algumas das medidas que contribuirão positivamente para a gestão de riscos logísticos.

3. Apostar em tecnologia de ponta. Existem atualmente soluções tecnológicas que possibilitam a deteção e avaliação de potenciais riscos, antes que estes traduzam em prejuízo real. Analisar e avaliar dados logísticos é geralmente uma tarefa exigente e altamente suscetível a erros, pelo facto de se tratar de um trabalho minucioso. Estas ferramentas são capazes de fornecer dados precisos e quase instantâneos, possibilitando a tomada de decisões mais conscientes e rápidas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *