Conforama transforma site de e-commerce em marketplace
A Conforama abriu a sua plataforma digital de e-commerce a terceiros com o lançamento de um marketplace. O objetivo da retalhista passa por converter-se a prazo no maior centro comercial de produtos para o lar, conta David Almeida, CEO da Conforama

Hipersuper
Vinhos de Trás-os-Montes mostram-se no Algarve
AEP pede prioridade para “principais projetos que asseguram o crescimento do país”
Beatriz Andrade Ferreira: “Ser líder implica inovar não só em produtos mas também na forma como nos ligamos ao consumidor”
Tavira Plaza recebe nova loja da iServices
Loja Natura abre no Alma Shopping com último conceito da marca
Beira Douro Cafés renova imagem do pack de 100 cápsulas compatíveis com Nespresso
Vinho da Ervideira considerado ‘Best of Show’ no Mundus Vini 2025
Vinhos Messias chegam ao mercado pela José Maria da Fonseca Distribuição
Corrida Mimosa Dia do Pai convida famílias a celebrar data especial com desporto e diversão
Nestlé Professional transforma borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17 000 cadeiras de esplanada
A Conforama abriu a sua plataforma digital de e-commerce a terceiros com o lançamento de um marketplace. O objetivo da retalhista passa por converter-se a prazo no maior centro comercial de produtos para o lar, conta David Almeida, CEO da Conforama.
“O lançamento do marketplace está totalmente alinhado com a nossa estratégia de crescimento, centrada em oferecer a maior e melhor oferta de produtos para o lar, além de continuar a crescer de forma sólida e em torno do digital, de onde já recebemos mais de 115 mil pedidos por ano em toda a Península Ibérica, cerca de 44 mil em Portugal”.
Com a abertura da plataforma digital da Conforama a outras marcas e empresas, a insígnia consegue não só alargar a oferta de produtos como entrar em novas categorias “Pela primeira vez, e de forma gradual,
produtos nas categorias têxtil, banho, bebé, desporto e animais de estimação vão passar a fazer parte do portefólio”, acrescenta o responsável.
A Conforama prevê atingir os 100 mil produtos de 300 marcas no primeiro ano do lançamento e alcançar um milhão em cinco anos, com uma montra superior a duas mil marcas.
O lançamento do marketplace faz parte da estratégia de digitalização que a empresa de retalho tem vindo a implementar e que acelerou no último ano. Para Marta Gil, diretora de marketing da Conforama, “mantendo o nosso modelo de comercialização híbrido, com 56 lojas em Espanha e Portugal e um canal de e-commerce próprio, queremos impulsionar a plataforma”.
Atualmente, em ambiente online, a Conforama já recebe 115 mil encomendas por ano, e para 2023, estima-se que 10% do total de vendas online provenham do marketplace. “Um número que em cinco anos se espera que se chegue aos 25 a 30%”. Com este investimento, a Conforama espera que o marketplace venha a representar entre 30 e 50% do volume de negócio da empresa.
Numa primeira fase, o marketplace arrancou no mercado espanhol com mais de 15 mil produtos disponível. Este mês, arranca em Portugal com 5.000 produtos disponíveis.
” A Conforama quer continuar com o seu compromisso de impulsionar o mercado local e pretende ter uma rede de fornecedores no marketplace composta por 50% de empresas nacionais”, acrescenta David Almeida.
A Conforama Ibéria conta com uma rede de 44 pontos de venda em Espanha e 12 em Portugal e emprega 3.000 pessoas.