Homepage Newsletter Produção

Conheça as três startups vencedoras do Programa de Inovação Aberta do grupo Nabeiro

Por a 24 de Fevereiro de 2023 as 14:32

Já são conhecidos os três vencedores do Programa de Inovação Aberta do grupo Nabeiro, denominado DISRUPTION22 , que desafiou startups de  todo o mundo a apresentarem novas ideias de negócio. Yogan Creamery, Skizo e Plasblock são os três startups que venceram esta edição e  vão desenvolver projetos piloto com o dono da Delta Cafés.

A Yogan Creamery cria, produz e comercializa alternativas de origem vegetal saudáveis aos lacticínios, usando técnicas artesanais, e ingredientes sustentáveis e nutritivos, como a amêndoa, azeite e caju.

A Skizo, por sua vez, tem como missão deixar o oceano mais limpo, transformando o plástico recolhido no mar em fio e têxtil. “A solução vai permitir um piloto que numa primeira fase consiste na incorporação de borras de café em fio contínuo, utilizado na indústria têxtil, o que irá atribuir características a esses fios de forma orgânica, tais como o controlo de odor, secagem rápida e proteção UV”,  afirma o grupo Nabeiro, em comunicado.

“Numa segunda fase do piloto serão também efetuados testes de comportamento para a criação de uma bio-massa utilizando as borras de café e outras matérias orgânicas e/ou inertes para a criação de uma bio-pele com utilidade na indústria da moda”, acrescenta.

Já a Plasblock centra a sua atividade na economia circular, convertendo os desperdícios de várias indústrias em soluções de valor acrescentado para o mercado das paletes de madeira.

O DISRUPTION22 decorreu ao longo de cinco meses e contou com a inscrição de 124 startups, 70 empresas internacionais e 54 portuguesas.  Os conceitos vencedores vão agora colaborar com a Delta Ventures, a aceleradora e incubadora de startups do grupo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *