Feiras Homepage Newsletter Produção Vinhos

Essência do Vinho regressa de 23 a 26 de fevereiro

Por a 20 de Fevereiro de 2023 as 10:26
Essência do Vinho

A Essência do Vinho regressa ao Porto de 23 a 26 de fevereiro para a sua 19ª edição. Como habitual, no Palácio da Bolsa,  além da prova livre de mais de 4.000 vinhos de 400 produtores representados, a organização apresenta um programa de provas comentadas que inclui conceituados cabeças de cartaz.

Susana Balbo, a primeira enóloga da história da Argentina, figura consagrada da cena internacional contemporânea, vai protagonizar uma prova com alguns dos mais emblemáticos vinhos que elabora e que hoje estão presentes em mais de 40 mercados, incluindo o português. A “rainha do Torrontés”, com trabalho reconhecido em Salta e Mendoza, tem sido uma pioneira na América do Sul, criadora de uma identidade própria. No projeto familiar, iniciado em 1999, continua a inovar, nomeadamente no capítulo do enoturismo que vem complementar uma oferta diversificada de vinhos, incluindo os da estrela das castas argentinas, o Malbec.

Da vizinha Espanha até ao Porto, chega  José Peñín que, segundo a organização, continua ativamente interessado em descobrir novos territórios e métodos de vinificação. O mentor do famoso Guia Peñín, anuário publicado há 32 anos e traduzido em diferentes idiomas, promete surpreender com algumas das mais empolgantes novidades de “nuestros hermanos”.

Também nesta edição será realizada, pela primeira vez na história do produtor,  uma prova vertical de todos os vinhos Madeira Barbeito 50 Anos. “Ricardo Diogo Freitas, o “enfant terrible” do Vinho Madeira, irá nesta prova antológica recuperar todos os 50 Anos que até agora elaborou, bem como concretizar a estreia absoluta de um novo exemplar”, pode ler-se.

Também Luis Pato, que trocou o ensino da Química pelos vinhos da família e reinventou o negócio, está a assinalar 40 anos de carreira e volta a celebrar a data numa prova de vinhos de uma vida.

Essência do Vinho – Porto será ainda palco de uma prova histórica de colheitas antigas de vinhos da casta Alvarinho da subregião de Monção Melgaço, bem como de nova sessão de uma prova que já se tornou num clássico do evento: Fortificados de Sonho. Neste último caso, Bento Amaral, que atualmente integra o painel de provadores da Revista de Vinhos, irá percorrer os universos dos vinhos do Porto, Madeira, Moscatel e Açores.

Do programa do evento constam ainda as provas “Esporão: talhas, ânforas e potes”, “Castas e Terroirs de Ventozelo”, “Universo Terras & Terroir: uma viagem pelos vinhos icónicos do Douro, Dão, Bairrada e Alentejo”, “Dão: o field blend de clássicos e vanguardistas”, “Herdade do Peso pela Natureza”, “Vinhos de Castas Raras”, “Vinhos Verdes: a origem de grandes brancos de Portugal”, “Monção e Melgaço: Vinhos Verdes de argila, granito e xisto”.

Realizada desde 2006, a prova “TOP 10 Vinhos Portugueses” marca o arranque de cada edição do Essência do Vinho – Porto, antes ainda da abertura do evento ao público. Este ano estão pré-selecionadas pela Revista de Vinhos um total de 60 amostras – brancos, tintos, colheitas tardias e fortificados que obtiveram grandes pontuações no ano findo por entre os mais de 6.000 exemplares provados e avaliados pelo painel de provas da Revista de Vinhos. Um júri internacional – constituído por jornalistas, líderes de opinião, sommeliers e críticos de Portugal, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, Dinamarca, Itália, México, Reino Unido, Suíça e Ucrânia – avaliará as seis dezenas de vinhos em prova cega, no cenário único do Salão Árabe do Palácio da Bolsa, quinta-feira, dia 23, pela manhã. Os resultados serão anunciados no dia seguinte à noite.

Este ano apresenta uma novidade: a Wine & Travel Week, evento profissional que traz ao nosso país a indústria mundial do enoturismo, congregando-a numa feira profissional, um fórum de reflexão e análise de casos de sucesso e um conjunto de tours técnicos pelas sete regiões de turismo portuguesas, com o apoio do Turismo de Portugal e da Great Wine Capitals.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *