Destaque FMCG Homepage Newsletter

Metade dos portugueses compra alimentos em fim de validade para poupar

Por a 17 de Fevereiro de 2023 as 13:41

Numa altura em que os preços dos alimentos não param de subir, os portugueses estão a mudar alguns hábitos de consumo para fazer face à subida dos preços,  indica um estudo realizado pela aplicação anti desperdício Too Good To Go.

De acordo com o estudo,  para 75% dos inquiridos  é importante que “a comida seja barata” e quase metade (47%) afirma que combate os preços altos com a compra de alimentos com a data de validade prestes a expirar por um preço inferir. Este número aumenta para 71% quando se tratam apenas de utilizadores da aplicação.

Comprar embalagens mais pequenas nas lojas (40%), fazer um melhor planeamento das compras (41%) ou ter um melhor conhecimento de como guardar corretamente os alimentos (37%), estão entre as medidas que os consumidores portugueses creem que ajudariam a combater o desperdício alimentar e económico.

“Numa altura em que os preços dos alimentos crescem exponencialmente, é importante olhar para o desperdício alimentar – cerca de 1.89 milhões de toneladas de comida é desperdiçada em Portugal por ano – e perceber como podemos ajudar as famílias a superar os tempos difíceis em que vivemos”, afirma Nuno Plácido, diretor-geral da Too Good To Go em Portugal.

A Too Good To Go incentiva o combate ao desperdício através de um conjunto de iniciativas, e “ajuda a consciencializar os consumidores que existem alimentos em fim de vida que podem ser consumidos, com a vantagem de terem um preço reduzido”, explica Nuno Plácido. “O selo anti-desperdício ‘Observar, cheirar, provar’, que criámos em 2021 ajuda na compreensão das diferentes datas de validade dos alimentos e é aplicado em produtos com data de durabilidade mínima”.

Um total de 40 marcas já adotaram o selo que pode ser encontrado em 524 produtos. Globalmente, esta iniciativa já se encontra em 12 dos 17 países onde a Too Good To Go atua, com 465 marcas que se juntaram a este movimento no combate ao desperdício.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *