Destaque Destaque Homepage Exportação Homepage Newsletter Produção

Exportações de frutas, legumes e flores atingem recorde

Por a 9 de Fevereiro de 2023 as 17:44

As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores atingiram, em 2022, o maior valor de sempre: 2040 milhões de euros. Este resultado significa um aumento de 15,6% em comparação com 2021. Os dados divulgados, pelo INE, permitem concluir que, em volume, as vendas internacionais também cresceram 13,6% para 1835 milhões de quilos.

Fruit-Logistica-2023_2 Espanha continua a ser o maior cliente de Portugal na compra de frutas, legumes e flores (com um peso de 35%).  França, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Bélgica seguem-se como os principais destinos da produção nacional em 2022. A União Europeia absorve 80% do total das exportações.

Os principais produtos exportados foram o tomate processado (330 milhões de euros), os pequenos frutos (260 milhões de euros), os citrinos (172 milhões de euros), as peras (111 milhões de euros) e o tomate fresco (79 milhões de euros).

“Este é um marco histórico para todo o setor e o resultado de mais de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em inovação e tecnologia. As empresas portuguesas estão de parabéns! Nestes últimos anos em particular, e num contexto particularmente adverso, demonstraram uma enorme capacidade de resiliência, o que só prova que a aposta no setor é uma aposta ganha e que é, de facto, estratégica para o desenvolvimento económico do país”, refere Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, que fez esta quinta-feira o anúncio destes números ao lado do embaixador português na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, na Fruit Logistica.

A Portugal Fresh está em Berlim, onde 27 empresas, parceiros e organizações marcam presença na Fruit Logistica, a maior feira empresarial do setor.

“Reafirmamos, mais uma vez, a urgente necessidade de valorizar o setor agroalimentar. Precisamos de um Ministério da Agricultura e Alimentação que corresponda a esta ambição de crescimento, com uma estrutura robusta e competente que trabalhe em estreita colaboração com o sector”, acrescenta Gonçalo Santos Andrade.

A participação da Portugal Fresh é realizada no âmbito do Projeto Conjunto de Internacionalização 2022/2023 apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 948.900,85€ euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *