Duas inovações da Mercadona reconhecidas pelo Institut Cerdà
Sistema de abertura fácil no café solúvel e aplicação de análise de custos da Mercadona em destaque na lista das grandes inovações de consumo em 2022.
O Institut Cerdà divulgou esta quinta-feira, durante a sexta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo em Espanha, que decorreu no Ministério da Ciência e Inovação, as inovações do setor em 2022.
Entre as inovações que mereceram destaque está a aplicação interna da Mercadona na área dos processos, denominada DPP, capaz de determinar os custos e a rentabilidade de cada produto, a nível unitário, em todas as etapas da sua cadeia de montagem e facilitando a tomada de decisões de custos acertadas.
O objetivo desta aplicação, desenvolvida internamente pela empresa espanhola “e que representou um investimento de mais de 5 milhões de euros, é otimizar os seus processos para se adaptar de forma ágil e flexível, à incerteza do contexto atual caracterizado pelo aumento do preço da energia, dos transportes e das matérias-primas (entre outros); tornando compatível a poupança de custos com as melhorias de qualidade em cada produto. Graças ao uso desta ferramenta, até à data, a empresa conseguiu poupar mais de 150 milhões de euros”, divulga a Mercadona.
Foi também reconhecido o sistema de abertura fácil que a Mercadona, em colaboração com o Fornecedor Totaler Prosol, incorporou no opérculo do café solúvel Hacendado (Clássico, Descafeinado e Espresso Creme).
“Graças a esta nova embalagem, o consumidor pode facilmente abrir o produto pressionando a mesma tampa, evitando assim a utilização de utensílios adicionais, como colheres. Esta nova forma, que agiliza e simplifica o processo de abertura, permite manter o sabor e o aroma do café” refere em comunicado.
Recorde-se que a satisfação do cliente é fundamental para a Mercadona que dispõe de um Modelo de Coinovação pioneiro no qual trabalha, desde 2011, através da sua Estratégia Avental: partilhando com os clientes experiências e hábitos de consumo de alimentação e bebidas, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidado dos animais de estimação, para os transmitir depois aos fornecedores e impulsionar uma colaboração direta para melhorar a qualidade e desenvolver novos produtos.
Com uma rede de 22 centros de coinovação em Portugal e Espanha, é trabalhada a inovação, promovendo a melhoria contínua nos processos e produtos, estudando as necessidades e desejos dos clientes.