Ministério da Agricultura cria grupo trabalho “Cooperativas 20|30″
A Confagri desafiou o Governo a criar medidas para estruturar e redimensionar as cooperativas agrícolas, que permitam melhorar a concentração da oferta, comercialização e escoamento da produção nacional
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A Confagri (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal) propôs ao Governo a criação de medidas para estruturar e redimensionar as cooperativas agrícolas, que permitam melhorar a concentração da oferta, comercialização e escoamento da produção nacional, tirando partido da entrada em vigor do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) 2023-2027.
“Esse desafio foi lançado ao Governo, através do Ministério da Agricultura e Alimentação, que o aceitou, determinando a criação do grupo de trabalho “Cooperativas 20|30”, que deverá produzir um relatório com medidas específicas de apoio à restruturação, redimensionamento, capacitação institucional e competitividade, devendo apresentar o documento até 30 de junho de 2023”, anunciou Nuno Serra, secretário-geral adjunto da Confragi, em nota enviada às redações.
O setor cooperativo pode ainda funcionar “como uma via útil à fixação de jovens no interior, através da sua capacitação para a gestão dos setores agrícolas cooperativos”, acrescentou.
Nuno Serra salientou um estudo publicado pela Universidade Católica Portuguesa que dá conta que as quotas de mercado das cooperativas são muito significativas nalguns setores como o azeite, vinho, frutas e o leite, “o que demonstra a importância do setor cooperativo para o complexo agroalimentar em Portugal”, e dados do COGECA, segundo os quais as cooperativas agrícolas europeias “representam uma quota de 60%”. “O setor cooperativo tem vindo a crescer e a restruturar toda a sua organização, através de um conjunto de políticas publicas que têm permitido a adaptação das entidades às novas exigências do mercado, socioeconómicas e ambientais”, destacou.
“O setor cooperativo do ramo agrícola tem um papel fundamental na concentração da oferta, planeamento da produção, orientação para o mercado e valorização da produção”, terminou.