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Futuro parque logístico de Grândola alcança estatuto de projeto de interesse nacional

Por a 8 de Fevereiro de 2023 as 9:40
Terminal de comboio do GLPEA

O futuro parque logístico de Grândola alcançou o estatuto de projeto PIN (Potencial Interesse Nacional) pela CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao Investidor).  O Grândola Logistics Park – Euro Atlantic (GLPEA) é um projeto da Qantara Capital, empresa suíça de investimento, que irá permitir, até ao final do projeto, criar “no mínimo”,  mil postos de trabalho. A construção do projeto irá arrancar no decurso deste ano e o início das operações está previsto para 2024.

“Trata-se de um investimento de centenas de milhões de euros numa área de 130 hectares divididos em megalotes, com um total de 670 mil metros quadrados de área de construção destinados a logística, indústria e serviços, 300 mil metros quadrados para infraestruturas adjacentes e 330 mil metros quadrados para áreas verdes”, detalha a Qantara Capital, em nota de imprensa.

“Vamos construir a maior plataforma logística privada de Portugal e uma das mais verdes da Europa. A par da expansão no e-commerce e nearshoring, os eventos desde 2020 destacaram a importância estratégica do corredor comercial euro-atlântico, onde Portugal está a tornar-se protagonista. A escala, a localização e a intermodalidade do GLPEA refletem esta nova realidade” salienta Hadrien Fraissinet, CEO da Qantara Capital, citado no documento.

Hadrien Fraissinet, CEO da Qantara Capital

Hadrien Fraissinet, CEO da Qantara Capital

“O GLPEA promove a oportunidade, aos seus ocupantes, de implementarem novos parâmetros de certificação para green building e na garantia da sustentabilidade das suas operações. Esta política verde será fortemente assegurada pela aposta em energia solar e consumo inteligente dos vários recursos”, acrescenta.

O  parque logístico ficará ligado à via rápida IC1, a 8km do centro do município de Grândola e da autoestrada A2, e a cerca de 100 km de Lisboa. O projeto tem também ligação ferroviária direta ao corredor internacional sul que, por sua vez, conecta o Porto Internacional de Sines a Espanha. “Com estação ferroviária privada, o GLPEA funcionará como uma plataforma intermodal, uma porta de entrada para a Europa e para o Atlântico”, sublinha o CEO.

A CBRE Portugal assessorará a Qantara Capital no processo de promoção e comercialização do GLPEA. Este parque logístico surge “para dar resposta a uma crescente procura de espaços de dimensão, flexíveis e alinhados com os mais altos padrões a nível de ESG [ Environmental, Social and Corporate Governance], comenta Nuno Torcato, diretor da área de Industrial e Logística da CBRE Portugal.

“Portugal é cada vez mais um destino de players internacionais e as características deste especificas deste projeto, assim como as suas extraordinárias ligações rodoviárias e ferroviárias ao Porto de Sines, a Lisboa, Porto e Espanha irão ajudar a consolidar Portugal como destino preferencial para empresas industriais e intervenientes do sector de supply chain a nível mundial”, destaca, por sua vez,  Miguel Alvim, diretor da área de Promoção Imobiliária da CBRE Portugal.

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