FMCG Homepage Newsletter

Auchan lança detergente ecológico feito a partir de óleo alimentar usado made in Portugal

Por a 6 de Fevereiro de 2023 as 11:56

Uma garrafa de óleo alimentar usado pode ser transformado num detergente de limpeza doméstica? A resposta é afirmativa. A ECOX criou uma gama de detergentes produzidos a partir de óleo vegetal usado, já disponível em três versões (para a loiça, roupa e multiusos) nos pontos de venda da Auchan.

A utilização de óleos alimentares na preparação das refeições é um hábito enraizado entre os portugueses, o que gera uma enorme quantidade de resíduos, que acabam por ser desperdiçados. Para mitigar este problema, promovendo a circularidade dos óleos alimentares usados e diminuindo o desperdício, a ECOX desenvolveu os novos detergentes,  a “alternativa ideal para valorizar este recurso, tornando-o mais rentável e garantindo uma limpeza eficiente”, salienta a retalhista de origem francesa, em comunicado.

A fórmula líquida, desenvolvida pela Universidade de Coimbra, reúne ingredientes como o glicerol e ácidos gordos, transformando os resíduos num “produto útil e amigo do ambiente”.

Também as  embalagens dos detergentes, que se caracterizam pela sua versatilidade (a mesma embalagem pode servir para diferentes produtos e aplicações), apresentam design ecológico. Foram pensadas e criadas para terem um menor impacto em todas as fases da cadeia de abastecimento, desde a produção, passando pelo enchimento até ao transporte, sublinha a empresa.

“Este packaging, 50% feito a partir de material reciclado, está capacitado para suportar uma volumetria de 850ml, algo que o torna diferenciador de outras embalagens no mercado”, termina.

Notícia corrigida a 07/02.  Informados incorretamente por um comunicado de imprensa da Auchan, indicámos na primeira versão da notícia que foi a Auchan que desenvolveu este detergente ecológico quando, na verdade, foi a ECOX. Pelo sucedido, pedimos desculpa aos leitores e à  ECOX.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *