FMCG Homepage Newsletter

Arroz Oriente Basmati conquista selo “Melhor do Teste” da Deco Proteste

Por a 6 de Fevereiro de 2023 as 12:04
Arroz

O Arroz Oriente Basmati, produzido pela empresa familiar Novarroz, conquistou o selo “Melhor do Teste” da Deco Proteste.

De entre 14 avaliados, o Arroz Oriente Basmati obteve um total de 84 pontos, em 100 possíveis.

A Deco Proteste realiza anualmente testes comparativos independentes sobre os produtos que estão disponíveis no mercado, com a intenção de informar os consumidores e proteger os seus direitos. Os selos “Melhor do Teste” e “Escolha Acertada” são atribuídos com base nos resultados desses testes.

Este selo “reflete a missão que esteve na base da fundação da empresa, e que se tem mantido desde então, que é colocar na mesa do consumidor o arroz de melhor qualidade do mercado.” sublinha João Machado, diretor de marketing da Novarroz.

Estes testes envolvem uma avaliação rigorosa não só à qualidade do arroz como também a outros aspetos como a conservação e higiene, humidade, defeitos, contaminantes, degustação, tamanho do grão, rótulo, preço por quilo de arroz e a prova organolética. A prova organolética é realizada através de duas análises: uma, em que fazem uma despistagem a defeitos ocorridos após a cozedura do arroz, e outra mais global. Para estas provas recorrem a um painel de provadores treinados, que avaliam o arroz, já cozido e sem sal, quanto a aspeto, odor, textura e sabor. Na avaliação sensorial, um painel de especialistas, composto por chefs de cozinha, cozinheiros e críticos gastronómicos, avaliam a cor, textura, firmeza, maciez, cremosidade, brilho e se os grãos se soltam ou se, pelo contrário, são pegajosos e quebradiços.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *