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“É cada vez mais importante apoiar e dar a conhecer ao consumidor projetos inovadores”

Por a 3 de Fevereiro de 2023 as 16:34

A primeira edição do Prémio Inovação Alimentar, lançado pela Auchan Retail Portugal, pretende dar palco a projetos que se destacam pelas suas características diferenciadoras no mercado. O Hipersuper falou com Filipa Rebelo Pinto que sublinha a importância desta iniciativa.
O Prémio Inovação Alimentar, uma iniciativa da Auchan Retail Portugal, pretende premiar e promover as empresas que, de uma forma inovadora, trabalham produtos, serviços e embalagens, no setor agroalimentar. As candidaturas decorrem até 17 de março.

Filipa Rebelo Pinto, Auchan Retail PortugalFilipa Rebelo Pinto, Diretora de Produto, sublinha a importância de iniciativas como estas que o Auchan Retail Portugal está a dinamizar. “É cada vez mais importante apoiar e dar a conhecer ao consumidor projetos inovadores, que impulsionem a transformação sustentável dos sistemas agroalimentares e que façam a diferença no bem-estar das comunidades e do planeta. Esta iniciativa parte da consciência desta necessidade, sendo os seus objetivos dar palco às empresas com potencial para revolucionar o futuro do setor agroalimentar e democratizar o acesso à inovação alimentar” refere em declarações ao Hipersuper.

O produto ou serviço vencedor será lançado nas lojas físicas Auchan e online, onde permanecerá por um período de, pelo menos, 6 meses. Estará também presente no Palco do Future Taste durante um mês, sendo ainda divulgado nas restantes plataformas de comunicação Auchan, tais como newsletters, redes sociais e órgãos de comunicação externa, com acesso ao Programa de Acompanhamento Netmentora, criado com o propósito de impulsionar novas ideias e projetos” acrescenta a responsável. Recorde-se que a Auchan lançou, em 2021, o Future Taste, um espaço que dá a conhecer, mensalmente, novas tendências alimentares e produtos inovadores. Por este palco já passaram produtos como salmão e bacon vegetal, carne à base de fruta, snacks de grilos, barras de tempeh, manteiga vegetal, entre outros.

Cada vez mais a inovação faz a diferença no sucesso de uma empresa. Filipa Rebelo Pinto confirma ao Hipersuper que “indubitavelmente, a inovação é um fator decisivo para as empresas se adaptarem e superarem os desafios da mudança. Em tempo de crescente incerteza, é verdadeiramente importante que as empresas se tornem resilientes e consigam encontrar novos caminhos de inovação, descobrindo perspetivas e oportunidades que possibilitem a evolução dos seus modelos de negócio. Inovar é uma das cartas mais valiosas no jogo da competitividade: apostar em novas ideias, produtos, serviços ou processos conduz, frequentemente, à diferenciação face à sua concorrência”.

premioA Auchan tem consolidado o seu posicionamento enquanto especialista no setor alimentar, certificada em responsabilidade social. A Diretora de Produto sublinha que “ao longo das últimas décadas, temos estado amplamente focados em colocar o cliente no centro de toda a nossa cadeia de valor – desde a origem do produto até à experiência do consumidor –, mergulhando em projetos que se inserem em, praticamente, todos os setores da indústria alimentar”.

“Aquilo que procuramos fazer no futuro é dar continuidade a este propósito e ao nosso sentido de missão, sem perder de vista as tendências globais de inovação alimentar. Somos apaixonados pelo que fazemos e a iniciativa do Prémio Inovação Alimentar vem reforçar o que nos caracteriza enquanto marca militante do Bom, São e Local, que aposta na qualidade dos produtos, nas experiências que proporciona aos seus clientes e nos serviços personalizados que simplificam o dia a dia das pessoas, já que, no final do dia, aquilo que importa é mudar as suas vidas para melhor” finaliza.

Para participar, as empresas devem preencher o formulário numa das três categorias existentes – Prémio Inovação Produto, Prémio Inovação Serviço e Prémio Inovação Embalagem – submetendo-se a uma avaliação que terá como critérios de escolha a inovação e originalidade, a relevância e fundamentação, as propriedades nutricionais e organolépticas, e a sustentabilidade. Os projetos a concurso deverão ter sido desenvolvidos durante o ano de 2022 ou já estar em fase suficientemente avançada para permitir a avaliação do júri em março de 2023.

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