Filipa Rebelo Pinto, Auchan Retail Portugal
“É cada vez mais importante apoiar e dar a conhecer ao consumidor projetos inovadores”
A primeira edição do Prémio Inovação Alimentar, lançado pela Auchan Retail Portugal, pretende dar palco a projetos que se destacam pelas suas características diferenciadoras no mercado. O Hipersuper falou com […]
Ana Rita Almeida
Produção nacional de azeite poderá chegar às 180 mil toneladas
STEF com volume de negócios de 1.217 milhões de euros no 3º trimestre
Nova Red Bull Winter Edition acaba de chegar ao mercado português
Grupo Iskaypet expande presença em Portugal com a aquisição de sete lojas da cadeia PetOutlet
Grupo Bacalhôa apresenta edição exclusiva de Aguardente XO 50 Anos
FNAC abre nova loja em Castelo Branco
Sogrape lança o Série Ímpar Palhete
Inflação volta a acelerar
ID Logistics registou 827,3 milhões de euros de receitas no 3º trimestre
Já são conhecidos os 459 projetos vencedores do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce
A primeira edição do Prémio Inovação Alimentar, lançado pela Auchan Retail Portugal, pretende dar palco a projetos que se destacam pelas suas características diferenciadoras no mercado. O Hipersuper falou com Filipa Rebelo Pinto que sublinha a importância desta iniciativa.
O Prémio Inovação Alimentar, uma iniciativa da Auchan Retail Portugal, pretende premiar e promover as empresas que, de uma forma inovadora, trabalham produtos, serviços e embalagens, no setor agroalimentar. As candidaturas decorrem até 17 de março.
Filipa Rebelo Pinto, Diretora de Produto, sublinha a importância de iniciativas como estas que o Auchan Retail Portugal está a dinamizar. “É cada vez mais importante apoiar e dar a conhecer ao consumidor projetos inovadores, que impulsionem a transformação sustentável dos sistemas agroalimentares e que façam a diferença no bem-estar das comunidades e do planeta. Esta iniciativa parte da consciência desta necessidade, sendo os seus objetivos dar palco às empresas com potencial para revolucionar o futuro do setor agroalimentar e democratizar o acesso à inovação alimentar” refere em declarações ao Hipersuper.
O produto ou serviço vencedor será lançado nas lojas físicas Auchan e online, onde permanecerá por um período de, pelo menos, 6 meses. Estará também presente no Palco do Future Taste durante um mês, sendo ainda divulgado nas restantes plataformas de comunicação Auchan, tais como newsletters, redes sociais e órgãos de comunicação externa, com acesso ao Programa de Acompanhamento Netmentora, criado com o propósito de impulsionar novas ideias e projetos” acrescenta a responsável. Recorde-se que a Auchan lançou, em 2021, o Future Taste, um espaço que dá a conhecer, mensalmente, novas tendências alimentares e produtos inovadores. Por este palco já passaram produtos como salmão e bacon vegetal, carne à base de fruta, snacks de grilos, barras de tempeh, manteiga vegetal, entre outros.
Cada vez mais a inovação faz a diferença no sucesso de uma empresa. Filipa Rebelo Pinto confirma ao Hipersuper que “indubitavelmente, a inovação é um fator decisivo para as empresas se adaptarem e superarem os desafios da mudança. Em tempo de crescente incerteza, é verdadeiramente importante que as empresas se tornem resilientes e consigam encontrar novos caminhos de inovação, descobrindo perspetivas e oportunidades que possibilitem a evolução dos seus modelos de negócio. Inovar é uma das cartas mais valiosas no jogo da competitividade: apostar em novas ideias, produtos, serviços ou processos conduz, frequentemente, à diferenciação face à sua concorrência”.
A Auchan tem consolidado o seu posicionamento enquanto especialista no setor alimentar, certificada em responsabilidade social. A Diretora de Produto sublinha que “ao longo das últimas décadas, temos estado amplamente focados em colocar o cliente no centro de toda a nossa cadeia de valor – desde a origem do produto até à experiência do consumidor –, mergulhando em projetos que se inserem em, praticamente, todos os setores da indústria alimentar”.
“Aquilo que procuramos fazer no futuro é dar continuidade a este propósito e ao nosso sentido de missão, sem perder de vista as tendências globais de inovação alimentar. Somos apaixonados pelo que fazemos e a iniciativa do Prémio Inovação Alimentar vem reforçar o que nos caracteriza enquanto marca militante do Bom, São e Local, que aposta na qualidade dos produtos, nas experiências que proporciona aos seus clientes e nos serviços personalizados que simplificam o dia a dia das pessoas, já que, no final do dia, aquilo que importa é mudar as suas vidas para melhor” finaliza.
Para participar, as empresas devem preencher o formulário numa das três categorias existentes – Prémio Inovação Produto, Prémio Inovação Serviço e Prémio Inovação Embalagem – submetendo-se a uma avaliação que terá como critérios de escolha a inovação e originalidade, a relevância e fundamentação, as propriedades nutricionais e organolépticas, e a sustentabilidade. Os projetos a concurso deverão ter sido desenvolvidos durante o ano de 2022 ou já estar em fase suficientemente avançada para permitir a avaliação do júri em março de 2023.