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Vendas da Bosch sobem para 88,4 mil milhões de euros em 2022

Por a 3 de Fevereiro de 2023 as 13:21
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A Bosch, fornecedora de tecnologia e serviços, aumentou as vendas e o resultado no ano comercial de 2022. Segundo dados preliminares, o Grupo Bosch gerou vendas totais de 88,4 mil milhões de euros, aumentando assim cerca de 12% em relação ao ano anterior, ou cerca de 10% após o ajuste para efeitos da taxa de câmbio.

O EBIT (lucro antes de juros e impostos) das operações atingiu 3,7 mil milhões de euros. Espera-se que a margem EBIT das operações seja de cerca de 4 por cento.

“O difícil ano comercial de 2022 demonstrou mais uma vez que a Bosch é à prova de crises, ao mesmo tempo que detém uma tremenda força inovadora”, sublinha Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, na apresentação dos números preliminares de negócios da empresa.

“Num ambiente que continua desafiante, estamos a garantir as nossas oportunidades de crescimento em todo o mundo com investimentos direcionados e a expandir a nossa presença internacional. Queremos oferecer às pessoas em todo o mundo tecnologia ‘Invented for life’ e, assim, contribuir significativamente para a sociedade, seja com soluções que permitem um aquecimento ecológico, economia de energia, como uma mobilidade sustentável.” acrescenta.

Recentemente, a Bosch anunciou que irá investir cerca de 950 milhões de euros ao longo de dez anos num centro de engenharia e manufatura em Suzhou, na China. O centro criará soluções e produtos de mobilidade nas áreas de eletrificação e automação, especificamente projetados para responder à procura do mercado local.

A Bosch está a ajudar a impulsionar o status da Europa como local de alta tecnologia: “Um excelente exemplo é a expansão das nossas fábricas de chips em Dresden e Reutlingen”, reforça Hartung. “Até 2026, planeamos investir mais 3 mil milhões de euros no nosso negócio de semicondutores – também como contribuição para combater a escassez de chips no setor de mobilidade”.

A Bosch planeia também concentrar-se mais na expansão dos seus negócios globalmente, em lugares como Egito, Índia, México, Estados Unidos e Vietnam.

Apesar de todos os desafios que apresenta, a crise energética e climática está a aumentar a procura global por tecnologia neutra para o clima e isso traz também uma variedade de novas perspetivas para a Bosch: a empresa já gera vendas de mais de 20 mil milhões de euros com produtos para o lar.

“O nosso portfólio de produtos pode influenciar positivamente cerca de 90% do consumo de energia em casa”, afirma Christian Fischer, vice-presidente do conselho de administração da Bosch, que também é responsável pelos negócios de tecnologia residencial e de edifícios da empresa. “Desse valor, 85% refere-se a aquecimento e água quente e 15% a eletrodomésticos.”

Na Alemanha, a Bosch já aumentou as suas vendas unitárias de bombas de calor em 50% em 2022. Espera-se que o mercado europeu de bombas de calor cresça 25% a 35% ao ano entre agora e 2025, e quase 40% na Bosch, permitindo que a empresa ganhe participação de mercado. É por isso que a Bosch está a expandir a sua capacidade de produção de bombas de calor na Europa: desde o início do ano, foi inaugurada uma nova unidade de produção em Eibelshausen, na Alemanha.

A Bosch vê mais potencial de crescimento na transformação de sistemas de energia. “No entanto, essa transformação deve ser acessível”, explica Fischer. “Em edifícios, o custo de renovação e adaptação não deve ser subestimado.” Isso explica o motivo pelo qual a Bosch está a focar-se em sistemas de aquecimento híbridos que consistem em bomba de calor e caldeira a gás. Para o futuro, o vice-presidente da Bosch vê um potencial adicional na otimização combinada dos fluxos de energia em veículos e edifícios: “Estamos a eletrificar tudo, de bicicletas a sistemas hidráulicos – e sabemos lidar tanto com edifícios como com carros”.

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