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Freeport Lisboa e Vila do Conde Porto Fashion Outlet com recorde de vendas em 2022

Por a 31 de Janeiro de 2023 as 10:31
Freeport Lisboa Fashion Outlet

Os centros Freeport Lisboa Fashion Outlet  e Vila do Conde Porto Fashion Outlet acabam de anunciar os dados de fecho de 2022, registando um crescimento acumulado dos dois centros em vendas das marcas de 47% face a 2021 e um total de 7,4 milhões de visitantes no ano.

A VIA Outlets, detentora do Freeport Lisboa Fashion Outlet e do Vila do Conde Porto Fashion Outlet, aponta para o melhor ano de sempre em termos de vendas das marcas presentes nos centros, que cresceram +49% no Outlet de Lisboa e +45% no de Vila do Conde face a 2021 e mais de 11% e 9% respetivamente face a 2019, que até então era a referência de recorde de vendas em cada centro. O gasto médio por visitante cresceu acima dos 20% em ambos os centros (+ 25% em Freeport e 21% no centro de Vila do Conde comparativamente a 2019).

“As novas aberturas de lojas e remodelações estão entre as novidades que impulsionaram o crescimento, assim como a reabertura pós-pandemia e consecutivo crescimento do turismo cuja recuperação se fez sentir a partir do segundo trimestre com a chegada dos turistas extracomunitários, tendo superado os valores de 2019 já no último trimestre” é referido em comunicado.

“Depois de termos passado por dois anos difíceis por conta da pandemia e das restrições impostas, o ano de 2022 foi de enorme sucesso para a VIA Outlets no geral e em particular para os centros em Portugal” explica Jorge Pinto Fernando, Portugal Business Director da VIA Outlets Portugal.

“Nunca deixámos de investir em ambos os centros e de ver um enorme potencial para uma oferta de retalho de qualidade, apostando na renovação dos espaços, na vasta oferta de marcas que trabalham connosco e na criação de um ambiente premium.” acrescenta.

Um dos fatores apontados para este crescimento foi também o regresso do turismo, com Portugal a ser dos países com maior recuperação do setor em 2022. No Freeport Lisboa Fashion Outlet  o turismo foi responsável por 17,4% das vendas das marcas e os números crescem para 18,5% das vendas no Vila do Conde Porto Fashion Outlet.  Em ambos os centros o top de nacionalidades foram França e Espanha (da União Europeia) e Brasil e Angola (Extra União Europeia).

“O turismo tem sempre um papel importante para o país, e nos nossos em Portugal em particular, com os visitantes internacionais a colocarem-nos como um ponto de passagem obrigatório pela  oferta exclusiva de grandes marcas que temos para oferecer.” continua o responsável.

Crescer de forma sustentável continua a ser uma prioridade para a VIA Outlets, e este trabalho foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo com classificação 5 estrelas no GRESB Benchmark 2022, certificação de gestão ambiental ISO 14.001 e recertificação BREEAM em todos os seus centros na Europa. Com as novas recertificações BREEAM in três centros do portfólio VIA Outlets, todos os centros têm atualmente esta certificação com níveis Outstanding ou Very Good. Este ano notável reflete-se também na classificação da Fitch Ratings, com uma classificação de crédito BBB+ muito forte.

O centro Vila do Conde Porto Fashion Outlet foi um dos centros com a mais recente recertificação BREEAM, com nível máximo que o coloca no top 10 de edifícios comerciais melhor classificados a nível internacional. Este reconhecimento tem por base iniciativas como a preservação da biodiversidade (com a proteção e abrigo de morcegos da região), ou a poupança de água, com a recolha da chuva para utilização nos WC. A Gestão de resíduos e Energia Renovável também fazem parte e contam com ações concretas do centro.

Por outro lado, a iniciativa Re.Love também mereceu novo foco em 2022. O projeto que nasceu com a missão de alertar e sensibilizar para praticas mais sustentáveis, e que se estreou no Freeport Lisboa Fashion Outlet em 2021, como uma loja que destacava coleções sustentáveis de marcas icónicas internacionais e outras nacionais em ascensão, voltou em 2022 a ambos os centros com peças de alta costura em segunda-mão.

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