Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Portugal Fresh quer mudanças estruturais no Ministério da Agricultura e Alimentação

Por a 30 de Janeiro de 2023 as 9:28

A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, alerta para a necessidade de ser dada ao sector agroalimentar a importância que este merece e defende mudanças estruturais no Ministério da Agricultura e Alimentação que” implicam, não só a manutenção da Secretaria de Estado da Agricultura, como também a criação de uma Secretaria de Estado da Alimentação”.

Com um volume de negócios de 3841 milhões de euros, o setor das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores representa mais de 40% de todo o setor agrícola. Em 2021 as exportações destes produtos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 1700 milhões de euros (1731 milhões de euros), atingindo o valor mais alto de sempre.

“Sem uma Secretaria de Estado da Agricultura – e também sem uma muito necessária Secretaria de Estado da Alimentação – é impossível conquistar competitividade face aos países do sul da Europa, com quem Portugal concorre diretamente” sublinha a Portugal Fresh em comunicado.

A Portugal Fresh salienta que “a nova estrutura do Ministério da Agricultura, mesmo que temporária, manifestamente não serve um setor que tem ambições de crescimento e investe há décadas na entrada em novos mercados, na inovação e na produção de alimentos essenciais”.

“Precisamos de um Ministério da Agricultura e Alimentação robusto e competente capaz de enfrentar os inúmeros desafios e que trabalhe em estreita colaboração com o sector. Só podemos ter a ambição de manter o crescimento do volume de negócios do sector e das suas exportações, melhorando a remuneração aos produtores e tendo uma visão global de mercado. É fundamental reforçar a presença nos mercados que mais valorizam os nossos produtos e procurar novas oportunidades em mercados de valor acrescentado”,  refere Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *