FMCG Homepage Newsletter

Picowines apresenta primeiro espumante certificado dos Açores

Por a 25 de Janeiro de 2023 as 12:23

Ilha do PicoA Picowines (Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico)  apresentou o primeiro espumante certificado dos Açores. O Espumante Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico 2017 é feito exclusivamente com a casta Arinto dos Açores, da zona da Candelária, e sob a orientação de Bernardo Cabral, enólogo consultor da Picowines.

Com uma produção de cerca de 1.300 garrafas, o espumante apresenta notas de algas do mar, iodo e maresia que se conjugam com alguma panificação resultante do longo estágio com as leveduras livres, depois de quatro anos em garrafa, descreve o enólogo, acrescentando que , na prova, “a bolha é muito elegante, equilibrando e envolvendo a acidez natural muito refrescante que o vinho tem. Acaba longo e com uma sensação inconfundivelmente salgada”.

A par do novo espumante, a cooperativa lança ainda o (A)parecido, um branco monovarietal de Arinto dos Açores de 2017, que conta apenas com 252 garrafas, e a nova colheita do tinto Terras de Lava Reserva 2020.

O (A)parecido é um vinho 100% Arinto dos Açores, da zona Criação Velha, resultado de uma das primeiras experiências levadas a cabo por Bernardo Cabral, em 2017. “De cor amarelada e laivos dourados,  revela uma grande complexidade e frescura, onde a fruta cítrica e araçá estão envolvidas num perfil que se vai mostrando em diferentes camadas como nozes, mineralidade, algas, iodo e mesmo pólvora”, descreve o enólogo.

Já o Terras de Lava Reserva tinto 2020 estagiou em barricas de carvalho português e francês, de 225 litros, durante 12 meses. “É mais um vinho açoriano que exprime as características e terroir únicos da ilha”, conclui Bernardo Cabral.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *