As cinco principais tendências para o setor logístico em 2023
A tecnológica catalã Vonzu reuniu as cinco principais tendências a ter em conta no setor da logística e distribuição no decurso deste ano. Fique a par

Hipersuper
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Pingo Doce lança 5ª edição do Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
A tecnológica catalã Vonzu reuniu as cinco principais tendências a ter em conta no setor da logística e distribuição no decurso deste ano. Fique a par.
1. Regionalização: Como consequência do crescimento do comércio através de plataformas digitais, as cadeias de abastecimento precisam, inevitavelmente, de sofrer alterações. Os consumidores são cada vez mais exigentes e a oferta é cada vez maior, pelo que é importante manter a qualidade e a eficiência dos serviços. O estabelecimento de rotas de distribuição mais concentradas geograficamente é uma forma eficaz de contornar esta questão, pelo que será uma das principais tendências para o ano que agora começa.
2. Logística verde: A descarbonização, a redução da emissão de gases poluentes e as alterações climáticas são preocupações crescentes para os consumidores, pelo que é importante as empresas adaptarem as suas operações às preocupações de sustentabilidade. A tendência da regionalização, mencionada anteriormente, é uma das estratégias cada vez mais utilizadas como forma de reduzir a pegada ecológica. O estabelecimento de percursos mais concentrados, distribuídos por áreas mais restritas, não só contribui para a rapidez nas entregas, como reduz significativamente os custos ambientais inerentes a estes serviços.
3. Transparência e visibilidade: Segurança é uma das palavras-chave para 2023, até porque se o futuro é digital o tema da privacidade de dados está na ordem do dia. Fugas de informação sobre os clientes são uma nuvem negra que paira neste setor. É fundamental investir em soluções e parceiros que garantam não só a segurança dos dados, como também a transparência para com o cliente durante todo o processo. Cada vez mais os clientes valorizam a partilha de informações como a localização exata da sua encomenda, o percurso que fará até ao destino e o tempo estimado de entrega, pelo que, se o objetivo é ganhar confiança e fidelizar clientes, apostar neste tipo de dinâmica deverá ser algo a considerar.
4. Inteligência artificial: A utilização de sistemas de inteligência artificial e mecanismos de automação em processos logísticos está a revolucionar o funcionamento das cadeias de abastecimento, não apenas ao nível dos armazéns, mas também na própria distribuição e recolha de encomendas. Esta tecnologia é capaz de executar tarefas metódicas de forma mais rápida e agilizar diversos processos, traduzindo-se num complemento positivo ao trabalho humano.
5. Big Data: Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, é fundamental estar constantemente à procura de novas estratégias para fidelizar clientes e corresponder às suas necessidades e expectativas. A utilização adequada de Big Data não apenas fornece informações valiosas sobre os clientes, por ser capaz de analisar rapidamente um grande volume de dados, como permite a medição e a otimização de processos com o objetivo de melhorar a satisfação do cliente face às suas entregas.