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Vendas da Jerónimo Martins sobem 21,5% em 2022

Por a 13 de Janeiro de 2023 as 10:12
Pingo Doce

As vendas do grupo Jerónimo Martins subiram 21,5% para 25.400 milhões de euros em 2022. Em Portugal as vendas do Pingo Doce aumentaram 11,2% para 4.500 milhões de euros.

“As vendas do grupo cresceram 21,5% (+23,9% a taxas de câmbio constantes) para atingir 25,4 mil milhões de euros”, pode ler-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No quarto trimestre do ano passado, as vendas da Jerónimo Martins progrediram 23% para 7.000 milhões de euros.

Em Portugal as vendas do Pingo Doce aumentaram 11,2% para 4.500 milhões de euros

Em Portugal, a subida generalizada dos preços levou a uma inflação alimentar de 13% (19,5% no quarto trimestre), mas a “forte recuperação” do turismo beneficiou o canal Horeca (hóteis, restaurantes e cafés). No acumulado de janeiro a dezembro de 2022, as vendas do Pingo Doce atingiram 4.500 milhões de euros, mais 11,2% do que no ano anterior.

Já no quatro trimestre, a cadeia de supermercados registou vendas de 1.200 milhões de euros, uma subida de 13,7% face a igual período do ano anterior.

“Em Portugal, a determinação e a dinâmica do Pingo Doce e do Recheio permitiu-lhes consolidar, com êxito, a recuperação dos severos impactos, nos dois anos anteriores, das restrições impostas na gestão da pandemia”, pode ler-se na mensagem de Pedro Soares dos Santos, no mesmo comunicado.

“Não ignorando algum papel da inflação, é com muita satisfação que registo a superação do marco de 25 mil milhões de euros em vendas no ano em que Jerónimo Martins celebrou 230 anos de atividade comercial” acrescenta o presidente e administrador-delegado.

Recheio totalizou 1.200 milhões de euros de vendas

O Recheio, que celebrou o seu 50.º aniversário, totalizou 1.200 milhões de euros de vendas, 27,7% acima do ano anterior, enquanto só no quarto trimestre, as vendas aumentaram 25% para 308 milhões de euros.

Biedronka teve vendas de 17.600 milhões de euros

Na Polónia, a Biedronka teve vendas de 17.600 milhões de euros, o que se traduz num progresso homólogo de 20,9%. No quarto trimestre, as vendas da Biedronka foram de 4.900 milhões de euros, um ganho de 24,1% em comparação com o mesmo período de 2021.

As vendas da Hebe, por seu turno, ascenderam a 358 milhões de euros, mais 28,7% do que em 2021 e, só no quarto trimestre, situaram-se em 106 milhões de euros, ascendendo 25,9% face a igual trimestre do ano anterior.

Pode ler-se ainda no comunicado que a Hebe expandiu a sua rede de lojas na Polónia, com 30 aberturas para um total de 315 lojas e a inauguração das suas operações ‘online’ na Chéquia e na Eslováquia.

Na Colômbia, as vendas da Ara cresceram 60,5% para 1.800 milhões de euros em 2022, enquanto só no quarto trimestre cifraram-se em 477 milhões de euros, mais 38,5%.

 

 

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