Homepage Newsletter Opinião

Tendências para 2023

Por a 12 de Janeiro de 2023 as 15:10
Foto: DR

Foto: DR

Margarida Monteiro, Consultora, Michael Page

Com base naquilo que foi 2022, acredita-se que 2023 continuará a ser um ano de retoma e de consolidação das tendências que se verificaram nestes últimos dois anos. Este último ano foi marcado pela competitividade que o setor proporcionou, mas também pelas novas formas de trabalhar seja ao nível digital como da logística, acabando por resultar numa dinamização do setor e num grande aumento de vendas para determinadas áreas de negócio.

No que diz respeito ao recrutamento, a procura por profissionais especializados com competências analíticas, de gestão de pessoas e competências de resiliência continuará a ser uma realidade junto das estruturas de retalho. Se antes existia um grande foco na procura de funções mais operacionais, de logística ou digitais, a verdade é que a procura por perfis de gestão de produto, categoria e compras também será uma realidade no próximo ano.

Ainda na ótica de recursos humanos continuará a observar-se uma grande preocupação por parte das empresas em garantir as melhores condições seja em termos de salário, como de outros benefícios com o objetivo de reter as equipas. Falamos de um setor extremamente dinâmico onde a oferta tem sido cada vez maior, o que resulta num mercado claramente orientado para os candidatos.
No que diz respeito às transformações digitais e tecnológicas, assume-se que 2023 será o ano das empresas continuarem a desenvolver as suas estruturas internas e de logística, de forma a conseguirem dar resposta às elevadas solicitações online.

O consumidor mudou, assim como a experiência de compra. Já não chega ter boas equipas nas frentes de loja, é também necessário ter uma boa e robusta loja online e/ou site que consiga dar resposta a um consumidor cada vez mais exigente.

Portugal tem sido um ponto estratégico para grandes marcas expandirem os seus negócios e em 2022 observaram-se algumas aberturas, contudo e face ao que está planeado, 2023 será, sem dúvida, um ano marcado pela expansão de grandes cadeias em Portugal, refletindo-se em novas oportunidades de trabalho para os candidatos e, consequentemente, num grande desafio para a retenção por parte das empresas.

Não nos podemos esquecer que o retalho é uma área bastante volátil e, face às condições económicas, 2023 será também um ano de alguma contenção. Ainda assim e face ao que se tem vivido, a previsão é bastante positiva.

*Artigo originalmente publicado na edição 408 do Hipersuper

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *