Mercadona faz distribuição urbana de mercadorias com camiões elétricos em Espanha
A Mercadona, em colaboração com os fornecedores logísticos Disfrimur y Acotral, tornou-se na primeira empresa do seu setor a realizar testes em Espanha com tratores 100% elétricos, o que representa […]

Hipersuper
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Mercadona, em colaboração com os fornecedores logísticos Disfrimur y Acotral, tornou-se na primeira empresa do seu setor a realizar testes em Espanha com tratores 100% elétricos, o que representa um avanço pioneiro no seu processo de descarbonização do transporte até 2050, em conformidade com os compromissos estabelecidos no Pacto Verde Europeu para as emissões neutras.
A empresa está a testar a eficiência dos tratores elétricos, depois de analisar os desafios apresentados pelas suas características, fundamentalmente a sua autonomia reduzida para uma logística que funciona 24 horas por dia e a escassa infraestrutura de recarga existente. Para o efeito, concebeu, com a ajuda dos seus fornecedores logísticos, as rotas mais adequadas para estes testes, que estão a ser realizados em Madrid em conjunto com a empresa de transportes Acotral, em Getafe (capacidade de recarga de 43 kW); e em Múrcia, neste caso a partir das instalações Disfrimur, em San Isidro (projeto com a Iberdrola com potência até 180 kW).
No total, de ambas as rotas, conseguiu abastecer eficazmente um total de 6 supermercados, 1 na Comunidade de Madrid e 5 na Região de Múrcia e Alicante.
Os veículos elétricos testados são reboques até 44 toneladas que, graças à sua tecnologia, têm um alcance de até 300 quilómetros, com uma capacidade de carga de 33 europaletes.
Com estes tratores, reduz-se anualmente um total de 102 toneladas da sua pegada de carbono, permitindo que a empresa continue a avançar no seu modelo de logística verde, com o qual procura evitar possíveis riscos ambientais, minimizando as suas emissões. Refira-se que a Mercadona conseguiu alcançar em 2021 uma redução de 27% e que tem previsto, no âmbito da Lei das Alterações Climáticas de maio de 2021, certificar uma redução de 30% nas suas emissões logísticas para a atmosfera até 2023. Da mesma forma, estes camiões também reduzem a poluição sonora, emitindo aproximadamente 56dB, o que permite à Mercadona continuar a garantir com este tipo de transporte uma descarga noturna silenciosa e responsável para os seus vizinhos.
Além desta iniciativa pioneira, a Mercadona acrescentou à sua frota os seus dois primeiros camiões com emissões zero. Para tal, contou com a colaboração da Disfrimur, que instalou dois carregadores ultrarrápidos de até 180 kW nas suas bases de Alicante e Múrcia, com o apoio da Iberdrola, para os recarregar em apenas duas horas e um quarto.
Os primeiros testes com estes veículos, que foram fabricados pela SCANIA, foram realizados em Alicante, nas rotas que permitiram à empresa abastecer de forma experimental um total de 4 supermercados. Os novos camiões incorporados na frota própria da Mercadona têm uma capacidade de carga de 21 paletes, uma autonomia de 200 quilómetros com equipamento de refrigeração e geram uma redução anual nas emissões de CO2 de 111 toneladas.
“Fazemos parte de uma empresa responsável que sempre apostou na inovação como alavanca para o crescimento e sustentabilidade. Graças a este compromisso, conseguimos lançar este projeto pioneiro em Espanha, depois de demonstrar a viabilidade das rotas concebidas para este fim. Com este passo, não só contribuímos, como empresa, para reduzir a nossa pegada de carbono e proteger o ambiente, mas também reforçamos o nosso compromisso de fazer mais com menos recursos, reduzindo os efeitos no ambiente e promovendo a ecoeficiência” sublinha José Ángel Llop, Diretor de Transporte da Mercadona,