Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter Ponto de Venda Produção

Investimento imobiliário em ativos industriais e de logística alcança 605 milhões de euros em 2022

Por a 4 de Janeiro de 2023 as 10:27

imobiliario C&WO investimento imobiliário em ativos industriais e de logística alcançou 605 milhões de euros no ano passado, multiplicando por oito o valor investido em 2020 e em 2021. Na terceira posição do ranking dos setores que mais atraíram investimento em 2022, o mercado industrial e de logística registou no ano passado duas grandes operações: a aquisição por parte da Blackstone do portefólio Connect ao Novo Banco, por 208 milhões de euros, e de um portefólio de 15 imóveis logísticos à M7 Real Estate por 125 milhões de euros.

Apesar de a atividade ocupacional do mercado de industrial e logística ter registado um decréscimo de 19%, entre janeiro e setembro de 2022, na comparação homóloga, o setor ficou acima do volume do mesmo período de 2020, com uma absorção total de 331.400 m².

O mercado imobiliário nacional deverá ter fechado o ano passado com um volume de investimento de três mil milhões, o que representa um crescimento de 39% em relação a 2021. A estimativa é da consultora imobiliária  Cushman & Wakefield e tem em conta um “elevado número de operações concluídas nos últimos dias do ano”, apesar de algumas ainda carecerem de confirmação.

O setor de hotelaria liderou o investimento imobiliário no ano passado, sendo responsável por 30% do volume transacionado. A maior operação foi a aquisição da DK do portefólio Crow à ECS Capital, cuja transação está estimada entre 600 e 650 milhões de euros (excluindo a parte dos outros ativos não-hoteleiros).

Seguiu-se o setor de escritórios, responsável por 27% do total investido, com 770 milhões de euros. As principais transações neste setor corresponderam à aquisição pela Sonae Sierra e Bankinter do edifício Atrium Saldanha, ao Grupo Fibeira, por 205 milhões de euros. Assim como a aquisição pelo grupo Castel à Explorer de um portefólio de três edifícios de escritórios localizados em Lisboa por um valor entre os 110 e 120 milhões de euros e a aquisição pela Merlin Properties da antiga sede do Novo Banco, na Avenida da Liberdade, por 112 milhões.

Em sentido inverso, a menor atratividade dos centros comerciais contribuiu para que o setor de retalho tenha agregado apenas 9% do volume total transacionado, boa parte do qual na aquisição pela Union Investment do hipermercado Continente no Centro Colombo.

“Ao longo de 2022, o setor de retalho apresentou uma tendência de recuperação, particularmente suportada pela retoma dos planos de expansão dos retalhistas nacionais e internacionais. As alterações nos hábitos de compra consolidaram o digital, fazendo com que se tornasse um meio fundamental de conexão com os consumidores”, afirma a consultora, em comunicado.

No que diz respeito à oferta de conjuntos comerciais, a segunda metade do ano foi caraterizada pela conclusão de 17.200 m² de Área Bruta Locável (ABL), distribuídos pela remodelação e expansão do Albufeira Terrace e pela abertura de dois retail parks, o Lagos Retail Park e o Estoril Retail Park, com 8.000 m² de ABL cada um – totalizando 44.700 m² de ABL inaugurados em 2022.

Até 2025 prevê-se a conclusão de mais 63.500 m² de ABL, que incluem a expansão do Centro Colombo (Lisboa) e a abertura do Nova Vila Retail Park (Portimão).

De acordo com a procura de retalho agregada pela Cushman & Wakefield, em 2022 foram registadas 470 novas aberturas, ligeiramente abaixo do número de aberturas registado em 2021, mas com uma área inaugurada superior em cerca de 5%.
“A predominância do comércio de rua manteve-se, com 64% do total de novas aberturas, seguido pelos centros comerciais com 19%”, acrescenta a consultora.

“Continua a verificar-se um grande interesse dos retalhistas por lojas de grande dimensão, nomeadamente retail parks e unidades stand alone, que em conjunto representaram cerca de 15% do número de operações. O setor da restauração continuou a dominar, representando 44% dos novos arrendamentos, seguido do setor ‘outros’ onde se inclui o mobiliário, decoração e bricolage, que mais do que duplicou o número de aberturas, face ao período homólogo”, termina.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *