Homepage Newsletter Produção

Adega Cooperativa de Borba alcança certificação do “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”

Por a 4 de Janeiro de 2023 as 13:13

image004A Adega Cooperativa de Borba alcançou a certificação do “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo” (PSVA), aplicada às vinhas e adegas.

Esta certificação de produção sustentável, atribuída por uma das entidades certificadoras independentes que colaboram com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana para a certificação dos membros do PSVA, materializa-se na atribuição de um selo, único no setor vitivinícola português, para vinhos brancos, tintos, rosés,  licorosos, espumantes e aguardentes.

À semelhança de outras regiões no mundo, a Comissão lançou em 2013 o “Plano de Sustentabilidade para os Vinhos do Alentejo”, disponibilizando uma ferramenta de avaliação das  atividades de produção e um conjunto de recomendações para aumentar a competitividade e sustentabilidade dos vinhos. A Adega de Borba aderiu de imediato ao programa e obtém agora a certificação.

“Numa época em que a disponibilidade de recursos naturais é cada vez mais escassa, o conceito de economia circular ganha ainda mais importância. Este modelo de desenvolvimento sustentável permite devolver os materiais ao ciclo produtivo através da sua reutilização, recuperação, reparação e reciclagem, assegurando assim maior eficiência na utilização e gestão de recursos naturais, maior sustentabilidade do planeta e bem-estar das populações”, afirma a adega, em comunicado.

Neste processo, foi fundamental o envolvimento dos seus 270 viticultores associados, salienta a adega, que, nos últimos anos, têm vindo “a alterar a maior parte das técnicas culturais na vinha, no sentido de uma melhor conservação dos solos, gestão da água e resíduos, utilização de energia e conservação da biodiversidade”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *