ESG Homepage Logística Newsletter

CTT reforçam aposta na economia circular com novo projeto de reciclagem das caixas de transporte de correio

Por a 2 de Janeiro de 2023 as 8:30
ctt

Os CTT – Correios de Portugal continuam a apostar na economia circular e acabam de lançar o projeto de reciclagem de cassetes que, uma vez danificadas e em fim de vida, dão origem a novas caixas de transporte de correio.

O sucesso deste projeto foi tal que neste momento, os CTT operam já com 13 mil unidades de tabuleiros/cassetes produzidos com material reciclado.

Foi em meados deste ano que o programa avançou para a fase de projeto-piloto de economia circular mais alargado. “Com foco no material usado nas operações dos CTT – sacos de correio internacional e de cassetes danificadas CTT -, os resíduos ganharam uma nova vida, avançando-se assim para a produção de novos tabuleiros/cassetes de uso na distribuição postal, com reintrodução do polipropileno reciclado. No caso do polipropileno, oriundo de cassetes danificadas, a incorporação de material reciclado chega a atingir os 95% na produção de novas cassetes” informam os CTT.

São vários os projetos em que os CTT apostam para reforçar a sua aposta na sustentabilidade.

Exemplo disso é também o projeto de reciclagem de máscaras, recentemente distinguido com o prémio CSR Coups de Coeur 2022, da PostEurop. Inicialmente implementado nos Centros de Produção e Logística dos CTT de Cabo Ruivo e da Maia e no Centro de Logística e Distribuição de Taveiro, depois alargado à sede da Empresa e ainda a dois centros de operações Expresso, este projeto já permitiu o envio de 34 mil máscaras para reciclagem, o que equivale a cerca de 100 quilos.

As máscaras usadas e depositadas nos contentores pelos colaboradores em funções nesses locais foram posteriormente transformadas através de um processo químico, num material resistente, que foi utilizado para a criação de novos produtos, continuando o projeto a dar frutos.

Ainda na ótica da economia circular, e direcionada para os clientes de e-commerce, os CTT lançaram recentemente a Embalagem ECO Reutilizável, que se apresenta como uma alternativa às embalagens de utilização única, sendo passível de ser usada múltiplas vezes, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *