Homepage Newsletter Opinião

Inteligência artificial no setor alimentar, por que não?

Por a 30 de Dezembro de 2022 as 11:52
David Lacasa

Por David Lacasa, sócio da Lantern

Nestes últimos tempos, a IA tem vindo a estar em todas as conversas. Imagens e textos criados com esta tecnologia estão nas redes sociais que todos seguemos. Mas na indústria alimentar tem algum sentido? Ou é uma questão só dos âmbitos tecnológicos?

Atualmente a inteligência artificial (IA) já está a ser utilizada na indústria alimentar para melhorar vários aspetos da cadeia de abastecimento, incluindo a produção, distribuição e serviço ao cliente.

Na produção a IA está a ser utilizada para otimizar e automatizar processos de produção alimentar, tais como monitorização e ajuste da temperatura e humidade em estufas, identificação e remoção de defeitos nas matérias-primas e análise de dados para otimizar os rendimentos e melhorar a eficiência.

De uma maneira similar, na distribuição a IA pode ser utilizada para otimizar a logística e o transporte na indústria alimentar, tais como a previsão da procura e o encaminhamento das entregas para minimizar o desperdício e reduzir os custos.

E também no serviço ao cliente está presente. A IA esta a ser usada para melhorar a experiência do cliente, tal como através da utilização de chatbots e assistentes virtuais para responder a perguntas dos clientes e ajudar na encomenda online. A IA pode também ser usada para analisar os dados dos clientes e fornecer recomendações ou promoções personalizadas.

Em geral, o uso de IA na indústria alimentar pode ajudar a melhorar a eficiência, reduzir o desperdício, e melhorar a experiência do cliente. Mas também podemos usar a IA para desenvolver novos produtos alimentares em diversas áreas.

No desenvolvimento de receitas a IA pode ser usada para analisar dados de receitas existentes e identificar padrões e tendências que podem ser usados para criar produtos novos e inovadores. Isto pode incluir a análise de dados sobre combinações de ingredientes, métodos de confeção, e perfis de sabor para identificar oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos.

Também pode ser usada na otimização dos ingredientes, tais como identificar formas de reduzir a quantidade de açúcar ou sal numa receita, mantendo simultaneamente o sabor e a textura.

Assim mesmo na análise de sabor e textura a IA pode ser utilizada para analisar dados sobre perfis de sabor e textura de diferentes alimentos e ingredientes e identificar oportunidades para criar produtos que tenham características desejáveis de sabor e textura.

Igualmente a IA pode ser utilizada para analisar dados sobre preferências e comportamentos dos consumidores e utilizar esta informação para informar as decisões de desenvolvimento de produtos. Por exemplo, a IA pode ser usada para identificar tendências na procura de tipos específicos de alimentos ou sabores por parte dos consumidores e ajudar a identificar oportunidades para criar novos produtos que satisfaçam estas necessidades.

Em geral, a utilização de IA no desenvolvimento de produtos alimentares pode ajudar a identificar novas oportunidades de inovação e permitir a criação de novos produtos que vão ao encontro das necessidades e preferências dos consumidores.

É verdade que pode ser uma ferramenta muito útil e interessante para o trabalho na indústria alimentar, mas também é bom saber que é preciso saber como utilizá-la e isso é uma Inteligência Humana (IH) que não pode sair da equação. As máquinas são muito uteis e tem sido imprescindível, mas as pessoas são ainda mais importantes.

E se você chegou ao fim deste artigo, tem de saber que tem sido escrito com a ajuda de uma IA (ChatGPT) e traduzido do inglês para o português com outra (DeepL). Fica na duvida de que parte é humana e qual não.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *