Homepage Newsletter Opinião

Podem os retalhistas impedir o furto nas épocas festivas?

Por a 28 de Dezembro de 2022 as 14:56

Por David Pérez del Pino, Business Unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel

A época festiva representa tempos de azáfama e afluência às lojas inigualável ao resto do ano. Os retalhistas aumentam os seus stocks, com especial interesse nos artigos de maior índice de venda, como sejam equipamentos tecnológicos, brinquedos ou artigos de beleza. A chave para maximizar as vendas é garantir que os produtos estão disponíveis na hora certa e no local certo para que o cliente não perca o interesse ou não leve a sua compra para outro estabelecimento.

As lojas têm, assim, que estar preparadas para o aumento da afluência de clientes, o incremento nas vendas, as necessidades mais elevadas de disponibilidade de stocks e, de forma inerente, maiores preocupações com a segurança de artigos e clientes.

Garantir as vendas só é possível quando o retalhista consegue dar resposta às necessidades dos seus clientes, seja em loja ou através do omnichannel. Para tal, a visibilidade dos seus stocks em todos os momentos da cadeia de distribuição é essencial – não apenas para garantir os artigos aos clientes, mas também para conseguir dar resposta em tempo útil e sem atrasos, que podem, em muitas circunstâncias, dar origem a clientes insatisfeitos e perdas de vendas. As ferramentas mais importantes à disposição dos retalhistas nesta fase são, na atualidade, todas as baseadas em RFID (identificação por radiofrequência).

Com a possibilidade de localizar os artigos com uma precisão nunca vista, as soluções RFID permitem ainda que os artigos possam ser expostos de forma mais apelativa aos clientes, garantindo uma melhor experiência de compra. Além do mais, as potencialidades da tecnologia RFID na gestão de stocks contribuem, também, para diminuir o tempo que os colaboradores gastam, por exemplo, à procura de determinado artigo. Assim, o colaborador fica com mais tempo para se dedicar ao cliente, às suas necessidades e à garantia de uma excelente experiência de compra.

Contudo, as mais-valias desta tecnologia atingem um maior potencial quando permitem garantir a segurança dos artigos que protegem. De um modo geral, a identificação por radiofrequência por etiquetas alia-se às antenas de detecção cada vez mais sofisticadas que permitem aos retalhistas dar conta do mais pequeno artigo a sair das lojas sem autorização. Ao mesmo tempo, são também capazes de ultrapassar sistemas de evasão tão comuns como as bolsas de alumínio que, noutras condições, poderiam até evitar a detecção do furto. Por outro lado, permitem também a diminuição de falsos alarmes que incomodam os clientes honestos.

A conjugação de tecnologias encontra-se ao serviço dos retalhistas e clientes, permitindo melhores experiências de compra, garante de vendas e, simultaneamente, segurança para artigos e consumidores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *