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Sandro Pinto (UPS): “Estamos a redefinir rede de abastecimento com investimento focado em inovação e sustentabilidade ambiental, social e económica”

Por a 21 de Dezembro de 2022 as 8:48

Sandro Pinto_UPSA UPS está a redesenhar a rede de abastecimento através de investimentos focados na inovação, incluindo a utilização de veículos terrestres elétricos, combustível de queima mais limpa e instalações ecológicas, frisa Sandro Pinto, brokerage manager da UPS Portugal, em declarações ao Hipersuper.

Os esforços da multinacional em matéria de sustentabilidade estão especialmente focados na “promoção da literacia económica e global, sustentabilidade ambiental, ações sem fins lucrativos, diversidade e segurança das comunidades”, resume o gestor, salientando que a aprendizagem indica que o sucesso das medidas depende do equilíbrio entre aspetos sociais, económicos e ambientais. “O tempo tem provado que os nossos esforços nestas áreas têm proporcionado maior eficiência e inovação, orgulho por parte dos colaboradores, fidelização dos clientes e valor da marca”.

A empresa estabeleceu como grande meta alcançar a neutralidade carbónica até 2050, através de um conjunto de objetivos: 40% de combustível alternativo nas operações terrestres até 2025; 25% de eletricidade renovável nas instalações até 2025 – em Portugal já atingiu os 100%; 30% de combustível de aviação sustentável (SAF) nas aeronaves até 2035; e 50% de redução de CO2 por pacote pequeno a nível global até 2035 (base comparativa de 2020).

A empresa investiu globalmente cerca de 750 milhões de dólares (cerca de 720 milhões de euros) nos últimos 13 anos em veículos de tecnologia avançada com combustível alternativo e em postos de abastecimento, e tem atualmente uma frota de 12 mil veículos de tecnologia avançada e combustível alternativo, mais de 300 na Europa. “Seguimos uma estratégia de laboratório no que diz respeito à frota de veículos de combustível alternativo, o que significa que estamos constantemente a avaliar e a experimentar alternativas mais sustentáveis para efetuar entregas”, realça Sandro Pinto.

A UPS investe ainda anualmente cerca de “mil milhões de euros” em tecnologia e a digitalização “para ajudar os clientes a otimizar osUPS_operacao seus processos de transporte e logística, reduzir custos, melhorar os serviços e aumentar a eficiência”. A tecnologia também está na base das melhorias de processos dentro da UPS, contribuindo para aumentar a produtividade, melhorar a fiabilidade do serviço e, também, reduzir custos. “Também investimos na nossa presença digital, para facilitar as compras online, incluindo o redesenho do nosso website, que foi simplificado através da redução de milhares de páginas”, explica brokerage manager da UPS Portugal.

Na Península Ibérica, a empresa inaugurou recentemente um hub de última geração em Barcelona, dotado de “tecnologia avançada de classificação de pacotes”, que não só permitiu aumentar o processo de classificação até 22.000 pacotes por hora – mais de 2,5 vezes a capacidade da anterior instalação – como reduzir o consumo de energia.

Atualmente, 19 instalações da empresa têm certificado de construção ecológica (LEED), sendo o hub de Barcelona o primeiro deste tipo na Europa. O edifício está equipado com iluminação LED, isolamento energeticamente eficiente e tecnologia avançada de separação de encomendas, assim como painéis fotovoltaicos instalados no telhado, para reduzir “a quantidade de eletricidade extraída da rede”.

Nos Países Baixos, a empresa redesenhou os armazéns para implementar um sistema automatizado de armazenamento e recuperaçãoUPS_terrestre “que permite até mais 400% de capacidade de armazenamento no mesmo espaço, diminuindo o ruído e o desgaste físico dos colaboradores, permitindo também operar com menos consumo de energia. Por exemplo: um sistema com dez robôs utiliza a mesma quantidade de energia que um aspirador de pó”, sublinha Sandro Pinto.

A empresa está também focada nas pessoas e constrói a organização em torno dos trabalhadores, sublinha o gestor. “Pessoas leais e capazes são o nosso recurso mais valioso. Acreditamos que elas fazem o melhor quando sentem orgulho nas suas contribuições. É por isso que incentivamos os nossos colaboradores a terem participações na empresa. Ter uma participação pessoal na empresa faz com que os funcionários pensem como proprietários e trabalhem como parceiros”, sustenta.

A UPS tem 185 Business Resource Groups (BRG), liderados por colaboradores em todo o mundo, para apoiar a diversidade e a inclusão, através de iniciativas que os ajudam a crescer e a contribuir para o bem-estar das comunidades locais, remata.

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