Homepage Newsletter Opinião

Como os cacifos inteligentes se tornaram essenciais para o e-commerce

Por a 15 de Dezembro de 2022 as 9:19

Ricardo Carvalho, Chief Technology Officer (CTO) e Fundador da Bloq.It

Com o crescimento do setor do e-commerce, fala-se cada vez mais em métodos de entrega sustentáveis, que permitam reduzir a pegada de carbono das empresas, mas que possibilitem o mesmo volume de compras online. Segundo o Barómetro E-Shopper 2021, realizado pela DPD, 65% dos consumidores consideram que escolher alternativas de entrega amigas do ambiente é importante quando compram online, sendo que, quando pensam em soluções para este tema, 20% veem os cacifos inteligentes como umas das opções mais viáveis.

No que respeita à definição desta solução de futuro, estes cacifos são compostos por uma tecnologia em grande crescimento, que está a mudar a indústria, podendo ser aplicados na troca de objetos, guardar objetos ou para entrega de encomendas.

Este último ponto é o grande diferenciador para a área do e-commerce, pois ao serem utilizados neste processo, os estafetas conseguem entregar várias encomendas no mesmo local, na unidade do cacifo, evitando percursos longos e muitas vezes poluentes, o que significa que não precisam de fazer todas as entregas de porta em porta.

É certo que há poucos anos esta tecnologia não era vista como uma solução para as entregas online, mas com a pandemia da Covid-19 começou a ser considerada como uma solução que, além de mais sustentável, permite entregas mais ágeis, rápidas e seguras.

Desta forma, o que mudou, porque é que os cacifos inteligentes estão a ser cada vez mais aplicados no mercado e quais as suas mais valias?

A primeira grande valência deste tipo de opção de armazenamento é a sua adaptabilidade. Uma empresa que escolha ter cacifos inteligentes como um método de entrega, pode ter nesta solução um software e infraestruturas completamente adaptadas às suas necessidades. Sendo que o mundo está sempre a mudar e a tecnologia também, não faz sentido fazer uma solução que seja passageira e perca a eficácia rapidamente, pelo que um software flexível e personalizável a cada cliente, que mude a experiência do consumidor em última instância, é essencial para as empresas.

Ainda neste sentido, pode-se compreender que a mais-valia desta tecnologia está também em poder ser utilizada noutros contextos e quantidades, isto é, ser escalável. Estes cacifos são feitos para que, se forem usados noutro país, sejam na mesma eficientes e de fácil implementação, porque o objetivo das empresas de logística é facilitar cada vez mais a vida do consumidor e, neste caso, os processos das empresas que optam pelos cacifos como método de entregas.

Além disso, estas soluções, altamente centradas no utilizador, seguem alguns standards e regras chave para poderem ser usadas no software das próprias empresas, sem necessitarem de criarem um novo, e serem atualizadas em tempo real.

Desta forma, têm ainda como diferenciador o facto de as alterações poderem ser feitas de forma remota e simples e não requererem recursos humanos e tecnológicos que afetem a produtividade da organização.

Por tudo isto, este tipo de soluções podem acrescentar valor a negócios de vários tipos, sendo o e-commerce a prioridade e o tipo de setor que mais beneficia desta solução, ao permitir que todas as entregas sejam feitas no mesmo ponto de recolha, em vez de várias casas, e que as encomendas possam ser levantadas a qualquer hora do dia com um código, através do software inteligente. Além disso, o constante e rápido crescimento dos cacifos inteligentes mostra que esta tecnologia veio para ficar, principalmente nos tempos que vivemos em que a sustentabilidade é finalmente vista como uma prioridade para uma grande parte dos consumidores.

Pensando no que o futuro reserva para esta solução, é difícil de prever, no entanto, a sua aplicação em cada vez mais setores de atividade é uma tendência clara, quer sejam empresas de pequena ou de grande dimensão. Para que isso aconteça, a tecnologia tem de continuar a ser flexível e estar pronta a ser utilizada, de forma que os cacifos inteligentes estejam no presente, mas principalmente façam parte dos hábitos dos consumidores no futuro

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *