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Impacto da força g nas encomendas de e-commerce poderá originar 18,1 mil milhões de euros de devoluções este Natal

Segundo um estudo da DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, as encomendas compradas online estão sujeitas a uma força g semelhante à registada nas corridas de automóveis e no […]

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Impacto da força g nas encomendas de e-commerce poderá originar 18,1 mil milhões de euros de devoluções este Natal

Segundo um estudo da DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, as encomendas compradas online estão sujeitas a uma força g semelhante à registada nas corridas de automóveis e no […]

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Segundo um estudo da DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, as encomendas compradas online estão sujeitas a uma força g semelhante à registada nas corridas de automóveis e no lançamento de foguetões. Esta força g extrema poderá originar 18,1 mil milhões de euros de devoluções este Natal, em toda a Europa.

Para ajudar a compreender o ambiente difícil que as encomendas têm de enfrentar para chegar aos consumidores em perfeitas condições, a DS Smith está a fazer experiências com acelerómetros que rastreiam a velocidade de uma encomenda ao longo do seu trajeto e fornecem dados que podem explicar os danos que esta sofre.

A investigação da DS Smith demonstrou que uma encomenda standard é submetida a uma força g de até 50 gs. Isto é mais de cinco vezes o nível de força g que faria um astronauta experiente perder a consciência (9 gs ) e 10 vezes mais força g do que a normalmente experienciada numa montanha-russa (5 gs ).

Os detalhes desta experiência surgem num momento em que quase metade (45%) dos compradores online europeus afirmam terem recebido encomendas danificadas no último ano, o que se traduz em mais de 377 milhões de entregas afetadas.

As pessoas que receberam um artigo danificado afirmaram que, em média, o mesmo custou 47,94 € o que representa um valor potencial de 18,1 mil milhões de euros de produtos danificados enviados todos os anos.

Por outro lado, os consumidores toleram cada vez menos as encomendas danificadas e o aumento do custo de vida está a levar mais pessoas a devolverem artigos de menor valor. Os europeus assinalaram que o valor médio que um artigo danificado teria de ter para que o devolvessem diminuiu de 26 € no ano passado para 21,50 € este ano, o que sugere que haverá um aumento no número de devoluções.

A agravar o problema para as empresas, e ao mesmo tempo que aumenta o número de marcas que estão a considerar cobrar as devoluções, 43% dos compradores europeus dizem esperar entregas e devoluções gratuitas.

“Embora faça claramente parte da vida quotidiana, o e-commerce é ainda uma forma relativamente nova de fazer compras e constatámos, através da nossa investigação, que as condições a que as encomendas estão expostas são voláteis. Estas precisam de estar preparadas para viajar a velocidades surpreendentes, e isso significa que as empresas têm de estar habilitadas para proteger os produtos durante o seu trajeto” sublinha Gavin Mounce, E-commerce Design Manager na DS Smith.

“As nossas equipas de Inovação e Desenvolvimento estão a testar a velocidade a que as encomendas viajam e o impacto que sofrem e, com base nessa informação, trabalhamos diferentes designs. Utilizamos os nossos princípios de design circular não só para diminuir os danos, mas também para reduzir a quantidade de material utilizado, de modo a que as embalagens protejam o seu conteúdo e sejam tão sustentáveis quanto possível” acrescenta.

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Logística

InPost apresenta alternativa de envio de bagagem para um ponto pack ou locker

A empresa europeia de entregas para comércio eletrónico apresenta uma alternativa a viajar com pouco peso ou pagar para registar as malas.

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Perante a necessidade de escolher entre viajar com pouco peso ou pagar para registar as malas e levar mais roupa, a InPost, empresa europeia de entregas não domiciliárias, está a lançar uma alternativa de enviar as malas para um ponto pack ou locker, que assegura ser mais económica.

“Os utilizadores podem enviar as suas malas para o seu destino de férias e levantá-las diretamente lá, para não terem de se preocupar em carregar as malas no carro, registá-las no avião ou arrastá-las por uma estação de comboios”, explica Nicola D’Elia, CEO em Portugal, Espanha e Itália do grupo InPost.

O utilizador tem de encontrar o ponto pack ou locker mais próximo da sua casa e deixar lá a bagagem. Tem também de escolher o ponto pack ou locker no destino onde a quer levantar. “Se escolhermos um perto de casa, na nossa cidade, e outro perto do hotel ou apartamento onde vamos ficar durante as nossas férias, o processo será extremamente cómodo, porque poderemos esquecer a bagagem e as despesas habituais associadas à sua transferência”, sublinha o executivo da empresa.

A InPost avança que enviar a bagagem através dos ponto pack e lockers pode ser mais barato do que fazer o check-in na companhia aérea que vai utilizar. A título de exemplo, explica que “o envio nacional de uma mala de 10 kg custará cerca de 12 euros e chegará ao seu destino no prazo de três dias úteis, pelo que é recomendável calcular as datas de envio para que a mala esteja à nossa espera no destino quando chegarmos”. “Se optarmos por uma mala de 20 quilos, o preço rondará os 20 euros, e será de 29 euros se a nossa mala tiver 30 quilos”, adianta.

“A opção de enviar a nossa bagagem para o nosso destino através dos ponto pack e lockers está a ganhar popularidade em cada período de férias, por isso acreditamos que é algo a ter em conta. É uma nova forma de viajar e de se deslocar, e um modelo flexível que se adapta facilmente às necessidades de cada família.”, defende Nicola D’Elia.

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Logística

Transporte de paletização da Red & Pallets cobre Península Ibérica Canárias e Baleares

Três meses após a chegada ao mercado, a Red & Pallets prevê a incorporação de novas empresas de transporte nos próximos meses.

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A Red & Pallets iniciou a 18 de julho as suas atividades no transporte de paletização com a saída dos primeiros camiões do seu hub central em Madrid. Três meses após a sua apresentação no mercado, a empresa com mais de 30 delegações, “conectando qualquer origem e destino em Espanha e Portugal, assim como nas ilhas Canárias e Baleares”, informa.

“Nascemos com a aspiração de nos tornarmos a maior rede de paletização na Península Ibérica, e todos os indicadores neste início de atividade confirmam que estamos no caminho certo”, afirma o CEO da empresa, José Antonio Mangas.

No âmbito do projeto de crescimento, a empresa está a finalizar a incorporação de novas delegações à sua estrutura e prevê a integração de mais empresas de transporte nos próximos meses.

José Antonio Mangas diz que “as mais de 30 delegações já nos consolidam como uma realidade no mercado de paletização”, mas o objetivo é continuar a crescer e fortalecer a rede.

O início das atividades também significou a inauguração da instalação central da Red & Pallets, com 16.500 metros quadrados, no pleno Corredor do Henares. A empresa também colocou em operação um centro de coordenação de carga em Barcelona, e está a trabalhar no desenvolvimento de novos hubs que estarão localizados na Andaluzia e na área de Benavente.

O modelo de operação da Red & Pallets baseia-se num serviço de 48 horas, projetado para otimizar a carga nos camiões e aumentar a média de pallets por expedição.

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Exportação

Grupo Garland cria nova empresa para acelerar processos alfandegários

O Grupo Garland criou a Garland Customs Solutions. A nova empresa do grupo surge com um capital social de 100 mil euros.

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O Grupo Garland ciente de que os processos alfandegários costumam ser um dos maiores desafios para quem importa e exporta dentro e fora do território aduaneiro, com mercadorias retidas, documentação extra ou cobrança de taxas desconhecidas, criou a Garland Customs Solutions, que surge com um capital social de 100 mil euros.

Esta nova empresa surge com o objetivo de tratar o processo alfandegário de empresas e pessoas singulares em seu nome, assim como prestar consultoria aos clientes, com esclarecimentos de dúvidas sobre classificação aduaneira, origem das mercadorias, regimes, cálculos de imposições, entre outras.

A Garland Customs Solutions avança em comunicado que formou um despachante oficial e investiu ainda em todo o software inerente à atividade, dispondo também de um armazém alfandegado, que permite assim englobar um serviço de transporte de mercadorias com todos os processos relacionados com o cliente, sem que este tenha de tratar com mais nenhuma empresa.

Esta empresa também facilitará a interligação entre as empresas do Grupo existentes, sendo que a que mais beneficiará será a Garland Transport Solutions.

“A criação de uma nova empresa, representa sempre uma nova aposta, neste caso num novo mercado. Em relação ao Grupo Garland, esta empresa para além de ter um crescimento próprio, externalizado, irá responder também às necessidades internas, já existentes”, explica Giles Dawson, administrador do Grupo Garland e CEO da Garland Transport Solutions. “Este ano será de crescimento controlado, onde prevemos não suprimir, ainda, as necessidades internas do Grupo a 100%”, acrescenta.

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Logística

Porto vai receber a XVII Reunião Mundial de Direito Aduaneiro

A cidade do Porto sucede a Berlim, com evento agendado para os dias 4 e 5 de setembro de 2025, no Centro de Congressos da Alfândega.

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A Academia Internacional de Direito Aduaneiro (ICLA) escolheu a cidade do Porto como o palco da XVII Reunião Mundial de Direito Aduaneiro, agendada para os dias 4 e 5 de setembro de 2025, no Centro de Congressos da Alfândega.

O encontro vai reunir académicos, investigadores, membros de instituições internacionais, advogados, economistas, despachantes aduaneiros ou representantes das alfândegas, e conta com a Ordem dos Despachantes Oficiais (ODO) e com a SPCA – Sociedade de Advogados como coorganizadores.

Para Andrés Rohde, Presidente da ICLA, associação internacional sem fins lucrativos que se dedica a investigar, publicar, ensinar e promover a prática do Direito Aduaneiro, “as condições atuais do comércio internacional exigem a aplicação de medidas de segurança e de controlo para a proteção dos cidadãos, do bem-estar ambiental e do comércio legítimo, em cuja vigilância as regras aduaneiras assumem uma importância crescente e as alfândegas têm um papel mais importante a desempenhar – questões que serão discutidas na nossa próxima reunião”.

Entidades coorganizadoras destacam magnitude do evento

A assinalar um momento especial na sua história – o 80º aniversário em 2025 -, a ODO e o seu Bastonário, Mário Jorge, destacam essa mesma coincidência: “não poderíamos comemorar melhor, recebendo no nosso país tão prestigiado evento de âmbito mundial – na cidade do Porto e num edifício tão emblemático como o da Alfândega do Porto – Museu dos Transportes, particularmente simbólico para os Despachantes Oficiais”.

Mário Jorge comenta ainda que “a ODO se congratula em associar-se à ICLA, pela importância que o Direito Aduaneiro merece, de imprescindível compreensão na complexa dinâmica do Comércio Internacional”.

Segundo José Rijo, membro da ICLA e Partner da SPCA, “trazer a Portugal um evento da magnitude da Reunião Mundial de Direito Aduaneiro constituirá seguramente uma oportunidade única de privar com os maiores especialistas mundiais neste tipo de matérias relacionadas com o Comércio Internacional”.

Nas palavras do advogado, que é também membro Co-Fundador da GreenLane – The Alliance of European Customs and Trade Law Firms, “a dimensão aduaneira das operações de comércio internacional desempenha um papel crucial no sucesso das empresas. O conhecimento aprofundado dos mecanismos e dos instrumentos aduaneiros reveste-se hoje de capital importância para o incremento da competitividade das empresas que disputam quotas nos mercados globais”.

 

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Logística

Logicor amplia capacidade logística na Azambuja

Localizado num dos principais parques logísticos da grande Lisboa, a ampliação do armazém incluirá uma central fotovoltaica de 105kW, como medida para reduzir o impacto ambiental.

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A Logicor está a alargar a sua oferta logística na Azambuja com a expansão de um armazém em cerca de 10.000m2. A iniciativa irá aumentar a área já detida atualmente pela empresa neste parque, dos atuais 75.000m2 para 85.000m2.

A expansão do armazém incluirá cerca de 800m2 de espaço de escritórios e de áreas sociais, 16 cais de carga e descarga, estando a sua conclusão prevista para o final de 2024. “A ampliação na região da Azambuja faz parte da nossa estratégia de crescimento”, afirma André Machado, director of asset management da Logicor Portugal.

A ampliação do armazém tem como objetivo a obtenção da certificação Breeam Very Good e incluirá uma central fotovoltaica de 105kW, como medida para reduzir o impacto ambiental, informa a empresa.

Em Portugal, a Logicor detém e gere um portfolio de mais de 900.000m2 de ativos imobiliários nos principais centros do país, incluindo Lisboa e Porto e concluiu recentemente a construção de um novo centro logístico de 30.000 m2 na Ermida, em Santo Tirso.

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Logística

InPost implementa envios sem etiquetas para encomendas enviadas ou devolvidas

Os utilizadores que levantem ou enviem encomendas para um ‘ponto pack’ da InPost não precisam imprimir etiquetas em casa, basta mostrar no ecrã do telemóvel um código QR.

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A InPost vai implementar em Portugal o ‘Envio sem etiquetas’, um programa que permite aos utilizadores não imprimir qualquer etiqueta para levantar as suas encomendas, bastando mostrar um código QR no ecrã do telemóvel.

O novo programa centra-se na redução do uso de papel e tinta utilizados para etiquetas que acompanham as encomendas enviadas ou devolvidas.

“A partir de agora, os utilizadores que levantem ou enviem as suas encomendas para um ‘ponto pack’ da InPost não precisam imprimir etiquetas em casa. Para o fazerem, basta mostrar no ecrã do telemóvel um código QR”, informa a empresa de logística especializada em entregas não domiciliárias.

O sistema sem papel tem ainda a particularidade de simplificar os procedimentos para levantar uma encomenda ou fazer uma devolução.

“Acreditamos que gestos tão simples como eliminar o papel de algumas das nossas operações comuns têm um grande impacto na redução das emissões e na melhoria da sustentabilidade no nosso quotidiano como empresa e como utilizadores”, referiu a propósito Nicola D’Elia, CEO para Portugal Espanha e Itália do Grupo InPost.

Como parte deste novo programa, a InPost vai fornecer aos ‘ponto pack’ impressoras, papel e tintas sustentáveis que serão utilizadas para imprimir os itens necessários nos casos em que não seja possível eliminar as etiquetas de papel.

“Através da nossa rede, imprimimos com papel e tinta sustentáveis todas aquelas etiquetas que o utilizador imprimia anteriormente em casa. Uma das muitas medidas que foram implementadas na nossa empresa para alcançar o nosso objetivo de ser Net Zero até 2040″, revela Nicola D’Elia.

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Logística

Palletways Iberia renova certificação ISO 26000 CSR

A Palletways Iberia renovou pelo sexto ano consecutivo a certificação ISO 26000 CSR, reafirmando o compromisso com a consciência solidária, o respeito pelo ambiente e o combate às desigualdades sociais. 

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Em comunicado, a Palletways Iberia reafirma estar empenhada em ser um negócio sustentável, expressando este compromisso com a sociedade desde as suas origens através de diversas ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSE) e alinhando as suas iniciativas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. Tudo isto levou à renovação da certificação da empresa com a prestigiada norma ISO 26000, conquista que se mantém desde 2018.

“Somos uma empresa profundamente comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Por isso, para toda a equipa da Palletways, esta certificação representa orgulho e uma forma de retribuir à sociedade o que ela nos dá”, refere José Hernández, diretor de operações da Palletways Iberia, que antecipa os próximos desafios da empresa em termos de RSE: “o nosso objetivo é continuar a caminhar dia após dia para uma maior sustentabilidade, promovendo tanto o nosso compromisso social como o de todos os que fazem parte da Palletways Iberia.

“Estamos a realizar uma análise de materialidade e procuramos intensificar o nosso apoio aos grupos menos favorecidos, bem como melhorar a gestão dos nossos recursos para reduzir o impacto ambiental e a nossa pegada de carbono.”, acrescenta.

A certificação com a norma ISO 26000 representa para a Palletways Iberia  a consolidação de um projeto que reconhece os objetivos de sustentabilidade enraizados nos seus valores e na sua responsabilidade para com o ambiente e os grupos de interesse da sociedade.

Este selo junta-se a outros como a ISO 9001:2015: Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 45001:2018: Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; ISO 14064-1:2012: Pegada de Carbono. Da mesma forma, recebeu recentemente o prémio Lean & Green, liderado em Espanha pela AECOC, por ter reduzido a sua pegada de carbono em 20% nos últimos 5 anos e por se ter comprometido a fazê-lo novamente nos próximos cinco anos.

“Estas certificações confirmam que a Palletways Iberia assenta os seus alicerces num rigoroso controlo de processos e num elevado padrão de exigência, colocando-a como uma referência de excelência no sector”, conclui Hernández.

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Logística

Lusocargo anuncia parceria com operador logístico dos Países Baixos

A parceria vai permitir uma entrega mais frequente e fiável das mercadorias entre ambas as geografias europeias, destaca a Lusocargo.

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A Lusocargo criou uma parceria estratégica internacional com a empresa neerlandesa Van Duuren, que vai permitir ligar diretamente Portugal a todos os pontos dos Países Baixos.

“Esta novidade permite agora oferecer serviços logísticos e de transporte otimizados, assegurando uma entrega mais frequente e fiável das mercadorias entre ambas as geografias europeias”, destaca a empresa portuguesa num comunicado.

Os Países Baixos representam um importante hub de transporte e destacam-se pelo porto de Roterdão, o maior da Europa. “Constituem, desta forma, uma “placa giratória” do comércio europeu. Apenas entre janeiro e abril de 2024, as exportações portuguesas para este mercado representaram mais de 850 milhões de euros”, sublinha a Lusocargo.

Com a possibilidade de conexões diárias, tanto para Lisboa como do Porto, as importações e exportações que contarem com este serviço expresso de grupagem para transporte rodoviário de mercadorias “ficam disponíveis num portal de tracking, de acesso online e intuitivo”, informa, acrescentando que “a integração de tecnologias inovadoras vai permitir aumentar a eficiência operacional, reduzir os custos e melhorar a satisfação geral das empresas”.

“A expertise comprovada e recursos combinados reforçarão, sem dúvida, o relacionamento comercial contínuo e eficiente com os Países Baixos, um centro de distribuição de bens e capitais, especialmente da Ásia e EUA, que está no ‘top 10’ das exportações nacionais. Representa, dessa forma, um mercado essencial para todas as empresas que pretendem intensificar a sua internacionalização”, afirma João Silva, diretor geral da Lusocargo.

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Logística

Smurfit Westrock passa a estar cotada em Londres e Nova Iorque

A Smurfit Westrock estreou-se nas bolsas de Londres e Nova Iorque na sequência da fusão entre a Smurfit Kappa e a Westrock.

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A Smurfit Westrock plc, fornecedora de soluções de embalagens de papel, acaba de anunciar a sua cotação primária na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), sob o ticker “SW”, após a conclusão da combinação previamente anunciada da Smurfit Kappa e da WestRock em 5 de julho de 2024.

A empresa também está cotada na Bolsa de Valores de Londres (LSE) com o código “SWR”.

“A fusão da Smurfit Kappa e da WestRock cria uma empresa líder mundial no setor das embalagens sustentáveis, unindo a importante e distinta experiência e conhecimentos de ambas as empresas”, afirmou Tony Smurfit, CEO da Smurfit Westrock.” “Acreditamos que esta combinação criou o líder e parceiro de eleição no setor da embalagem sustentável. Estou orgulhoso por ter sido escolhido para liderar esta grande equipa de pessoas.”, acrescenta.

“Os acionistas da Smurfit Kappa e da WestRock apoiaram de forma decidida a nossa fusão. A Smurfit Westrock tem uma presença geográfica única e através das nossas aplicações líderes na indústria, uma capacidade inigualável de proporcionar valor aos nossos clientes”, acrescentou Ken Bowles, Diretor Financeiro da Smurfit Westrock.

A negociação teve início esta segunda-feira na LSE às 8:00 BST e na NYSE às 9:30 EDT, após uma cerimónia de toque de sinos.

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Logística

Santos e Vale reforça compromisso com a sustentabilidade

A instalação, com uma potência total de 191,24 kWp, irá permitir uma produção energética anual de 272,96 MWh, evitando a emissão de 120,10 toneladas de CO2 por ano.

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O Grupo Santos e Vale instalou 340 painéis fotovoltaicos em 12 plataformas logísticas. No total conta com com 24 plataformas distribuídas em território nacional.

Este projeto, realizado em parceria com a Truenergy, reforça o compromisso da Santos e Vale com a eficiência energética e a proteção ambiental, alinhado com o projeto europeu Lean & Green, no qual já conquistou uma estrela por reduzir 20% das emissões de CO2.

A instalação, com uma potência total de 191,24 kWp, irá permitir uma produção energética anual de 272,96 MWh, evitando a emissão de 120,10 toneladas de CO2 por ano.

“Este projeto faz parte da nossa política e estratégia ambiental, que inclui o aumento da eficiência energética com o aproveitamento de energias renováveis nas nossas plataformas. Acreditamos que esta iniciativa será uma mais-valia para aumentar a eficiência energética, rentabilizar os nossos ativos e reduzir custos, contribuindo assim para a sustentabilidade da nossa atividade”, afirma Joaquim Vale, administrador do Grupo Santos e Vale.

“É um orgulho para a Truenergy colaborar com grandes empresas como o Grupo Santos e Vale, auxiliando-as no caminho para a descarbonização através da otimização da eficiência ambiental e energética de suas instalações. Este projeto é um exemplo de como a indústria pode avançar de forma sustentável e contribuir para um futuro mais verde.”, acrescenta João Corda, diretor geral da Truenergy.

 

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