Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Grande maioria dos portugueses vai fazer compras de natal em lojas físicas

Por a 7 de Dezembro de 2022 as 11:41

comprasNatalUm total de 84% dos portugueses vai realizar as suas compras de Natal em lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais esta preferência (86%), segundo o estudo Observador Cetelem Natal 2022.

Pouco mais de metade (53%) indica que também irá fazer compras online – mais 36 pontos percentuais que no ano anterior –, sobretudo os jovens dos 18 aos 34 anos (62%), e 4% dos entrevistados menciona a venda direta ou por catálogo.

No que diz respeito ao tipo de estabelecimentos, os portugueses demonstram igual preferência pelas lojas das grandes superfícies e centros comerciais (71%; -14pp face a 2021) e pelos super e hipermercados (70%; +16pp). Metade dos entrevistados (20p.p.) tencionam também dirigir-se às grandes superfícies especializadas para realizar as suas compras e 45% vão optar por lojas de comércio local e tradicional (+14p.p.). Cerca de um em cada quatro comprarão também em feiras e mercados de Natal.

A nível regional, os dados do estudo revelam que os indivíduos do Sul (73%) procuram mais os centros comerciais para fazer as suas compras enquanto os residentes do centro do país optam mais pelos super e hipermercados (72%). Já a Norte, além destas opções, os inquiridos darão maior preferência às lojas de comércio local (48%).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *