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Reforços de Natal

Por a 6 de Dezembro de 2022 as 9:08

Mara Martinho_M&PPor Mara Martinho, Manager na área de Commercial & Marketing e Retail

Remetendo-nos ao ano de 2017, este artigo torna-se atual na medida da urgência e especificidade dos perfis de reforço de Natal.

Sendo o primeiro ano pós-máscaras e sem limitação de entradas, a crença de que as compras características desta altura do ano se vão assemelhar aos anos pré-pandemia é vivida com muita ansiedade pelos que diariamente defrontam os clientes e trabalham para a concretização desta experiência em loja.

É verdade que o online cresceu e ganhou um espaço mais significativo e, em boa verdade, há quem já não se disponha tanto às multidões, filas e desarrumação característica de uma maior afluência, mas temos de igualmente de pensar que continuamos a ter o cliente que prefere descolar-se até à loja física, experienciar o serviço personalizado de uma compra assistida, o toque, a cor e os cheiros dos produtos, entre outros aspetos específicos da compra em loja física.

Posto isto e atendendo às novas formas de compra, os reforços de Natal já não estão apenas concentrados no atendimento e/ou embrulhos. Funções ligadas ao E-Commerce, Logística, Apoio ao Cliente são igualmente urgentes e necessárias. Associada a estas últimas funções, acresce a preocupação da sua especificidade que, quando não existe, acarreta encargos de formação necessários. Mais que não seja de tempo. E tempo é algo que as empresas especialistas em trabalho temporário conseguem fazer com que as empresas retalhistas não percam, principalmente nesta altura.

Existem verdadeiros gigantes na indústria das empresas especialistas em trabalho temporário, cujo core business são perfis tanto indiferenciados como com alguma diferenciação, mas temos empresas cujo verdadeiro foco são os perfis especializados e apostam na singularidade e personalização do serviço de trabalho temporário. Recorrer a este serviço de forma externa, permite às empresas concentrarem-se nos temas igualmente relevantes nesta altura do ano – stocks, mecanismos oleados de entrega do produto em casa, antecipação de problemas, layouts das lojas, bonificação de colaboradores, distinções anuais, entre outros. Além disso, dada a crescente especialização dos perfis, ao recorrer a especialistas de recrutamento, as empresas terão desde logo acesso a perfis que poderão aportar valor desde o minuto zero e não ter um par de dias de formação e adaptação às novas tarefas, dado que serão perfis que serão triados, conhecidos e validados previamente por especialistas de cada.

Muitas empresas poderão ver este serviço externo como um investimento que não querem ter de forma acrescida aos custos que esta altura do ano já acarreta per si, no entanto, para quem trabalha esta área desde sempre e se torna um especialista no desenvolvimento de projetos de cariz temporário, é quase frustrante ver empresas a perder imenso tempo e, por vezes, até falhar no recrutamento que muitas vezes acaba por ser feito de forma apressada pois a “to-do-list” é extensa, quando a ajuda externa podia ser realmente uma mais-valia preciosa de expertise e, sobretudo, tempo.

Finalizando com o debruçar neste tipo de perfis, há que ter sempre em atenção que por uma hora ou por vinte anos, qualquer pessoa que vista a camisola de uma empresa é parte dela e sua representante, por isso, requer a mesma atenção, apoio e consideração tendo em conta que deverá corresponder ao tipo de atendimento e prestação de serviço de cada marca e, acima de tudo, ser uma personificação dos valores que a mesma defende.

 

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