Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

A app que ajuda a poupar

Por a 5 de Dezembro de 2022 as 16:56
Super Save

Surgiu de uma aplicação de receitas que permitia comparar o preço dos ingredientes entre diferentes supermercados. Criada por um grupo de três engenheiros – Rita Rebelo e João Veloso, engenheiros informáticos, e Martim Vieira, engenheiro eletrotécnico e de computadores – , a Super Save cresceu e hoje já permite a pesquisa entre milhares de artigos nas cadeias Minipreço, Continente, Pingo Doce, Intermarché, Lidl e Auchan. O Hipersuper falou com João Veloso que nos apresenta esta app gratuita e disponível para Android e iOS.

Como surgiu a ideia da app Super Save?
A Super Save surgiu de uma aplicação anterior chamada SaveCook, uma app de receitas que também permitia comparar o preço dos ingredientes entre diferentes supermercados. Nessa altura, recebemos várias mensagens dos nossos utilizadores a dizer que este comparador de preços só por si seria uma aplicação útil. Aqui surge a motivação para criar a Super Save, que faz agora ainda mais sentido com a crescente procura de novas formas de poupar devido à inflação.

Como pode esta app facilitar a vida a quem a utiliza?
Quando os utilizadores abrem a Super Save, a primeira coisa que veem são os produtos em promoção nos seus supermercados de interesse. Este feed permite ter uma visão de todas as promoções da semana em poucos minutos. Para pesquisar um determinado produto, basta pesquisar pelo nome do produto, para ver o seu preço nas diferentes lojas e, assim, perceber onde é mais barato. Na página de detalhes de cada produto, mostramos também o seu histórico de preços. Desta forma, o consumidor consegue acompanhar as variações do preço e, se desejar, pode também ativar os alertas para receber notificação quando o produto baixar de preço.

A Super Save foi lançada no início do ano. Qual o balanço que fazem até hoje?
Temos tido um balanço bastante positivo. Ainda não fizemos o nosso primeiro aniversário e já contamos com mais de 100 mil utilizadores. Este tipo de métricas faz-nos perceber que esta app é uma ferramenta verdadeiramente útil para os portugueses. O feedback que temos recebido dá-nos motivação para continuar a trabalhar no projeto e moldar cada vez mais a Super Save às necessidades dos nossos utilizadores.

Sentem que hoje, mais do que nunca, a vossa app pode ajudar a poupar?
A nossa app oferece um canal único onde os consumidores conseguem facilmente consultar as promoções da semana e pesquisar o preço de um produto entre os diferentes supermercados. Com estes dados, os utilizadores ficam a par de promoções e baixas de preços em produtos do seu interesse. Agora, com a inflação a sentir-se cada vez mais, este tipo de informação pode certamente ajudar os portugueses a poupar na hora de fazer as compras.

Quantos downloads já tiveram? Estão a ter mais downloads nas últimas semanas?
Atualmente contamos com mais de 100 mil downloads. Este número cresceu muito no último mês através do efeito de “passa palavra” e também pelo destaque que temos tido nos media. Recorrentemente recebemos novos utilizadores que instalaram a app por recomendação de amigos ou familiares. Isto deixa-nos motivados, porque nos mostra que as pessoas estão realmente a encontrar valor e utilidade na Super Save.
O feedback dos utilizadores é a ferramenta mais útil que temos. Especialmente nesta fase inicial, é essencial para compreendermos o que está a resultar bem e o que deve ser melhorado para melhorar assim a experiência do utilizador. Todas a críticas e sugestões são lidas. Inclusive, já foram integradas muitas funcionalidades que derivaram das sugestões dos utilizadores. Mais adiantamos que as próximas atualizações são diretamente em resposta a pedidos que os utilizadores nos têm feito.

Preços mais baixos e promoções diárias. Como funciona a atualização e como garantem a informação diária?
O processo recomeça todos os dias às 00:00. Os nossos servidores indexam os links dos produtos em cada supermercado e procuram por alterações e promoções. Assim garantimos que os preços estão sempre atualizados e disponibilizamos a hiperligação para o produto no supermercado, para que os utilizadores o possam confirmar.

Só funciona com as lojas online ou também disponibilizam os preços nas lojas físicas?
Os preços são os disponibilizados pelas lojas online. No entanto, os nossos utilizadores têm também uma secção na app para reportar os preços de lojas físicas quando estes diferem daqueles que temos na app. Esta funcionalidade é bastante útil para notificar os consumidores de promoções que podem ocorrer em lojas locais e que não são divulgadas na loja online.

Sendo uma app de download gratuito, como financiam o vosso trabalho?
De momento, temos alguns anúncios na aplicação, que tentamos ao máximo que não sejam muito intrusivos. Compreendemos que os anúncios se podem tornar incomodativos para o utilizador. No entanto, não existem muitas outras formas de ter uma aplicação gratuita com os recursos de hardware e software necessários para suportar o máximo número de pessoas. Gostaríamos que no futuro as próprias marcas reconhecessem o valor no nosso trabalho e procurassem estabelecer parcerias connosco.

Estão a trabalhar em alguma novidade?
Estamos neste momento a trabalhar numa grande novidade para os nossos utilizadores! Muito em breve, a partir da lista de compras, será possível gerar as listas de compras de todos os supermercados e, assim, dizer diretamente qual é o mais barato. Para além disso, estamos a contar introduzir supermercados sem presença online, uma funcionalidade muito pedida pelos nossos utilizadores.
A Super Save tem estado a crescer muito organicamente, o que revela o interesse do público. Pretendemos continuar assim. Para isso, iremos continuar a dar primazia aos nossos utilizadores, dando resposta às suas críticas e sugestões para criar o melhor produto possível.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *